Insights: Lages busca reposicionamento na economia – Conheça as startups de SC selecionadas para programa global da ONU

Voce está em :Home-Sociedade-Insights: Lages busca reposicionamento na economia – Conheça as startups de SC selecionadas para programa global da ONU

Insights: Lages busca reposicionamento na economia – Conheça as startups de SC selecionadas para programa global da ONU

Diagnóstico mostra estagnação populacional na maior cidade da Serra e pretende gerar ações para desenvolver vários setores

→ Diagnóstico mostra estagnação populacional na maior cidade da Serra e pretende gerar ações para desenvolver vários setores; foto: Diogo Machado/ Glóbulo

→ Brazil Accelerate 2030 terá negócios inovadores de Santa Catarina para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Nos últimos oito anos, a maior cidade da região serrana de Santa Catarina tem convivido com uma estagnação populacional (crescimento de apenas 0,03% no período) e, mesmo com a presença de grandes empresas, o município de Lages tem o maior nível de desigualdade social entre as maiores do estado. É o que aponta o diagnóstico Criaticidade, estudo desenvolvido pela empresa Glóbulo, de Florianópolis, e que tem como objetivo entender e reposicionar as vocações econômicas da cidade. A primeira etapa deste projeto – viabilizada por grandes empresas locais como Klabin, NDD, Flex, Banco da Família, Engie, CJ Automotiva, Transul, Expert Engenharia, Vossko e Posto Guarujá  – consistiu numa grande pesquisa de campo, com mais de 500 entrevistas nos últimos 60 dias para entender o desenvolvimento de setores como turismo, economia, trabalho e renda, lazer e educação. 

A etapa final do projeto, que começa em agosto e deve ser entregue em setembro, compreende uma série de ações práticas, com a ideia de projetar um desenvolvimento global na região, enfatizando recursos naturais e humanos, além das vocações agrícola e turística da Serra, e prevendo também a formação qualificada de mão de obra para diversos setores do município. 

Neste segundo momento serão trabalhadas sugestões de ações práticas, além de um propósito que unifique o discurso da região de Lages. A ideia é projetar um desenvolvimento que envolva toda a comunidade, enfatizando os recurso naturais e humanos, além das vocações agrícolas e turísticas, sempre acompanhados de formação adequada e eficaz para profissionalizar os setores do município. Estão envolvidos neste projeto cerca de 200 pessoas, que representam seis eixos de desenvolvimento: cadeia da Madeira, Inova Serra SC (tecnologia e inovação), Turismo e Comércio, EletroMetalMecânico, Agroalimentar e Saúde. 

 

SEIS STARTUPS DE SC SELECIONADAS PARA O BRAZIL ACCELERATE 2030

Escalar globalmente soluções inovadoras e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é o foco do programa Brazil Accelerate 2030, criado em conjunto pela rede de coworkings Impact Hub e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que divulgou recentemente as 35 startups de impacto social que participarão da próxima edição do programa. Entre elas, estão seis empresas catarinenses que desenvolvem soluções escaláveis, de impacto comprovado, com potencial de crescimento e que contribuem com os ODS.

São elas: CogniSigns, voltada a auxiliar nos diagnósticos de possíveis portadores de TEA (Transtornos do Espectro do Autismo); ePHealth, que desenvolve uma plataforma de gestão para agentes comunitários de saúde; Portabilis, que criou um software livre para ajudar a qualificar a educação na rede pública do país; Redação Online, primeira plataforma de correções de redação do Brasil e que criou um método inovador para aperfeiçoar as notas dos alunos; ManejeBem, uma rede social de comunicação entre agricultores (urbanos, rurais e periurbanos) e profissionais (agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos); e a Meu Copo Eco, solução de copos reutilizáveis para conscientização em festas e eventos sobre sustentabilidade. 

“A participação no programa global da ONU representa para nós muito mais do que escalabilidade e internacionalização de nossa solução. Traz a possibilidade de proporcionarmos a erradicação do diagnóstico tardio de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), não só no Brasil, mas no mundo, colaborando com o propósito de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar a autistas e familiares”, comenta Leandro Mattos, cofundador e CTO da CogniSigns.