Calculadora-robô ajuda proprietários a calcular valor ideal de imóveis para locação

Voce está em :Home-Brognoli, Inovadores-Calculadora-robô ajuda proprietários a calcular valor ideal de imóveis para locação

Calculadora-robô ajuda proprietários a calcular valor ideal de imóveis para locação

Tecnologia lançada pela Brognoli em parceria com a empresa Indicium utiliza também análise preditiva da valorização do imóvel nos próximos anos. 

Tecnologia lançada pela Brognoli em parceria com a empresa Indicium utiliza também análise preditiva da valorização do imóvel nos próximos anos.

 

Uma das primeiras dúvidas dos proprietários é definir o valor ideal de um imóvel na hora de colocá-lo para locação. Além disso, como ter dados sobre a valorização do bem no mercado daqui a 5 ou 10 anos? 

Uma tecnologia que agrega uso de big data e inteligência artificial é o que a Brognoli Imóveis lançou nesta semana no mercado imobiliário da Grande Florianópolis: uma calculadora-robô que, a partir de um grande volume de dados sobre o imóveis locados pela empresa, dá informações exatas aos proprietários sobre quanto deveria ser cobrado de aluguel em função da localização e características do imóvel.

Batizada de Thales – em homenagem ao empreendedor Thales Brognoli, o jovem advogado que criou a empresa em 1955 na Capital – a calculadora-robô utiliza dados da própria empresa (valores médios cobrados em cada região e a característica dos imóveis que compõem o portfólio) coletados ao longo das últimas décadas no mercado imobiliário da Grande Florianópolis e foi desenvolvida em conjunto com a Indicium, empresa que atua com consultoria de data science. Somente no ano passado, a Brognoli locou mais de 2,5 mil imóveis – e a pauta hoje disponível para aluguel é de mais de 1,7 mil imóveis. 

“Ao inserir informações gerais do imóvel (como endereço, metragem, número de dormitórios e vagas de garagem, se é mobiliado ou não), o usuário terá como resposta um valor referenciado no nosso banco de dados e na experiência e conhecimento do mercado local”, destaca Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli Imóveis. A solução permite também que interessados em locação pesquisem o preço médio de cada região de acordo com a característica dos imóveis. 

Um diferencial da calculadora-robô é o uso dos dados e da inteligência artificial para calcular a rentabilidade do imóvel nos próximos anos. “Temos muitos dados disponíveis, valores e tendências de crescimento e valorização por tipo de imóvel e região. Por isso, pensamos desde o início em desenvolver algo inovador para o mercado imobiliário, que ajude o proprietário a identificar a melhor forma de investimento”, comenta Matheus Dellagnelo, CEO da Indicium.

Como lembra Barbosa, novos modelos de negócio – como disponibilizar imóveis via plataformas como AirBNB – estão ampliando as opções para os proprietários rentabilizarem seus imóveis, mas faltam dados e tecnologias que os ajudem a fazer essa comparação em médio e longo prazo. “Queremos dar mais segurança ao proprietário na hora de escolher o modelo ideal. E também estamos desenvolvendo um produto para que ele possa, por meio da imobiliária, usar o modelo de locação fracionada”, antecipa o CEO.

 

O QUE SER ONLIFE: COMO O DIGITAL AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS REAIS 

A calculadora-robô foi desenvolvida ao longo de 40 dias por uma equipe envolvendo cientistas de dados, programadores, designers e um profissional de marketing da Indicium em conjunto com o núcleo de Inovação da Brognoli. Com os recursos de inteligência artificial, o sistema vai “aprendendo” com a ampliação dos dados e perfis de imóveis, gerando resultados que tendem a ser cada mais exatos ao longo do tempo – só para os modelos de machine learning (inteligência de máquina) foram utilizados informações de mais de 27 mil imóveis. Uma equipe de programadores e cientistas de dados ficará acompanhando o desempenho e a evolução do robô na prestação de serviços aos usuários.

LEIA TAMBÉM: Online + offline – modelo inovador integra experiência digital e atendimento presencial no mercado imobiliário

Na avaliação de Barbosa, é preciso trazer o potencial das ferramentas digitais para resolver dores comuns dos clientes. “Não estamos respondendo ao cliente um valor aproximado em cima de dados gerais do mercado. São décadas de informações do mercado local, em grande volume, que geram um resultado acurado”.

Há exatos 64 anos, o jovem advogado Thales Brognoli decidiu fazer de sua especialidade – a administração dos imóveis da família – um novo negócio e criou a Brognoli Imóveis, no bairro do Estreito, em Florianópolis. Ao longo das décadas seguintes, tornou a empresa uma referência no mercado imobiliário da região, diversificando serviços em função da necessidade de clientes e sendo uma das primeiras a investir na informatização de processos. 

“Nada mais justo do que olhar para o futuro recordando e valorizando a história. Estamos conjugando inovação, ciência de dados e inteligência artificial com a trajetória empreendedora do dr. Thales, para continuar ajudando tecnologicamente o mercado imobiliário”, resume o CEO.

Conteúdo produzido para