Inteligência artificial avança nas prefeituras: catarinense Betha lança assistente virtual para gestão pública

Voce está em :Home-Inovadores-Inteligência artificial avança nas prefeituras: catarinense Betha lança assistente virtual para gestão pública

Inteligência artificial avança nas prefeituras: catarinense Betha lança assistente virtual para gestão pública

Solução desenvolvida pela empresa de tecnologia com sede em Criciúma automatiza serviços e foi lançada nesta quarta, em Brasília.

Solução desenvolvida pela empresa de tecnologia com sede em Criciúma automatiza serviços e foi lançada nesta quarta-feira (24) no evento Prefeitos do Futuro, em Brasília. / Foto: Divulgação


[CRICIÚMA, 24.05.2023]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Em tempos de “explosão” dos sistemas de inteligência artificial, mais uma empresa catarinense de tecnologia que atende o setor público anuncia o desenvolvimento de uma solução para apoiar a digitalização nas prefeituras. A Betha Sistemas, de Criciúma, apresentou nesta quarta (24), em Brasília, uma ferramenta online na qual cidadãos e servidores municipais podem solicitar serviços para uma inteligência artificial (IA) sem interferência humana. Denominada Beth, a novidade é exclusiva para o setor público no país e foi lançada no evento Prefeitos do Futuro, que acontece na Capital Federal.

Há algumas semanas, foi a vez da também catarinense IPM, com sede em Rio do Sul, apresentar sua IA, focada no cruzamento de dados para apoiar o planejamento da infraestrutura das cidades (leia mais aqui).

No caso da Betha, a ferramenta pode ser incorporada aos sites das prefeituras ou se tornar um canal de WhatsApp. Como se fosse um bate-papo, o chatbot permite ao cidadão, mediante cadastro, emitir carnês de IPTU e outros impostos e taxas municipais, certidões negativas de débitos agendar consulta em unidades de saúde, pedir o boletim escolar dos filhos, entre outras dezenas de possibilidades de serviços. Por ela a prefeitura poderá também direcionar demandas do setor pessoal, como a emissão de holerites. 

“O software foi desenvolvido de uma forma que se integra facilmente aos demais sistemas dos municípios. A variedade do catálogo de serviços oferecidos pela ferramenta vai depender de cada gestor”, explica o diretor comercial da Betha Sistemas, Luciano Torres.

A Beth está em disponível em três municípios, dois de Santa Catarina e um no Paraná, com testes bem sucedidos, na avaliação do diretor. A tecnologia é acessível 24/7 (em qualquer horário e dia da semana), uma realidade inexistente para 90% das prefeituras brasileiras, segundo a pesquisa TIC Governos Eletrônico – do Celtic.br, instituto pertencente ao Comitê Gestor da Internet do Brasil  (CGI), realizada em 2021.

A nova solução, acrescenta Torres, vem na esteira da Lei do Governo Digital, em vigor desde 2021. “A legislação é uma espécie de cartilha do desejo de transformação digital dos municípios, fortalecendo o que já vem sendo feito pelos governos federal e dos estados. Como empresa especializada em software para gestão pública com foco em municípios,  queremos simplificar as relações dos cidadãos e servidores com as prefeituras”, pontua. 

LEIA TAMBÉM: