Startup de Blumenau fundada pelos sócios Gilson Chequeto, Jean Carlos Pereira e André Jacinto passa de 80 a 140 colaboradores com aquisição e mira mercado internacional. / Foto:
A Lincros, empresa de Blumenau que desenvolve softwares para gestão logística, acaba de oficializar a aquisição de parte de uma das mais tradicionais companhias de TI da cidade, a HBSIS, e com isso deve dobrar de tamanho em 2019. A projeção é do diretor financeiro Felipe Althoff, que confirma a expansão da equipe – de 80 para 140, com a incorporação de funcionários da HBSIS – e do volume de clientes, que somam cerca de 130 (até o final do ano passado eram 84).
Criada em 2012 com o nome de transpoBrasil, a empresa passou por um reposicionamento de marca em função do foco no mercado internacional. “O nome original nos limitava territorialmente e a internacionalização é um dos focos da empresa, até porque temos clientes multinacionais que demandam por uma atuação fora do país”, explica Felipe. Neste ano, o primeiro projeto internacional da empresa deve ser implantado na Argentina.
Nos últimos anos, a empresa fundada pelo sócios Gilson Chequeto, Jean Carlos Pereira e André Jacinto passou por programas de capacitação e apoio a novos negócios (StartupSC e Scale-up Endeavor) e recebeu duas rodadas de investimento do fundo XMS Partners – os valores não foram divulgados publicamente – com foco em expansão comercial. Em 2018, após o segundo aporte, a empresa cresceu 200%. Entre os próximos passos está a criação de uma base comercial própria em São Paulo e a ampliação da sede em Blumenau.
“A ideia de adquirir uma empresa fazia parte de uma estratégia de crescimento inorgânico que tínhamos. Como a HBSIS também é da cidade e os empreendedores se conheciam, começamos a conversar sobre a compra no final do ano passado”, lembra o CFO, que entrou na Lincros há cerca de dois anos. A “outra parte” da HBSIS – a maior, por sinal – foi negociada com a Ambev.
Segundo Felipe, a Lincros/transpoBrasil e a HBSIS até então não eram concorrentes diretas, devido às diferentes funcionalidades do módulos de cada software. “Com a aquisição, aumentamos a nossa oferta de produto e nos tornamos a plataforma mais completa deste mercado. No Brasil, há outras empresas de menor porte que concorrem com algumas soluções mas os concorrentes diretos são os grandes desenvolvedores globais de software de gestão, como Oracle e SAP”, explica.
Atualmente, a empresa é responsável pela gestão logística das gigantes Fiat Chrysler, Embraco, Azul Linhas Aéreas, Grendene, HOPE e Karsten, entre outros. Em 2018, obteve 34 novos clientes, processou R$ 37 bilhões em notas fiscais e contabilizou um milhão de destinatários ao longo do ano.
O software da Lincros tem como objetivo aprimorar o planejamento e a operação logística de embarcadores de todos os portes, impactando transportadores com integração a sistemas próprios de gestão empresarial. “A plataforma”, explica o CEO Gilson Chequeto, “executa desde a captação de propostas, passando por cotações, escolha dos melhores transportadores e rotas, auditoria, até o acompanhamento por relatório e confirmação mobile de cada entrega”.
Reportagem: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br), com informações da assessoria de imprensa
SIGA NOSSAS REDES