Com Ágora Tech Park, Joinville quer concentrar e expandir seu polo de tecnologia e inovação

Voce está em :Home-Joinville, Negócios-Com Ágora Tech Park, Joinville quer concentrar e expandir seu polo de tecnologia e inovação

Com Ágora Tech Park, Joinville quer concentrar e expandir seu polo de tecnologia e inovação

Parque tecnológico que será inaugurado nesta quinta (28.03) terá, em um mesmo ambiente, algumas das principais entidades e iniciativas do setor na cidade.

Parque tecnológico que será inaugurado nesta quinta (28.03) terá, em um mesmo ambiente, algumas das principais entidades e iniciativas do setor na cidade. Foto: Divulgação Perini Business Park

 

Nesta quinta-feira (28.03), a maior cidade de Santa Catarina ganha um projeto que pretende consolidar – e expandir – o setor de tecnologia no norte do estado. A inauguração do Ágora Tech Park, um parque tecnológico que reunirá alguns dos principais players (entidades, empresas e startups) do segmento, traz não só a expectativa de desenvolvimento do ecossistema de inovação como cria uma nova centralidade de negócios para o município. O investimento total foi R$ 120 milhões do Grupo Perini, responsável pelo Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

“Desde o lançamento tínhamos a visão de que um ambiente adequado iria organizar o ecossistema que já existia na cidade e também ajudar a expandir. Isso vai acontecer e vai ser rápido”, define Emerson Edel, diretor de Operações do Perini, onde o Ágora está instalado. “Há 20 anos, quando o Perini foi criado também tínhamos essa expectativa e isso se tornou realidade, pois 20% do PIB de Joinville está aqui”, compara.

Construído em pouco mais de nove meses, o empreendimento foi lançado há exatamente um ano com um concurso para escolher o projeto arquitetônico. Em uma área de 6 mil m2, o Ágora Hub terá no primeiro piso as chamadas “operações estruturantes”, com serviços voltados aos empreendedores nas áreas de marcas e patentes, apoio jurídico, recursos humanos e contabilidade, além de sedes das entidades que mobilizam o ecossistema como a Incubadora Softville e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), com sede em Joinville, também se muda definitivamente para o Ágora, assim como o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados (Sepij) e as regionais da Abimaq e Amcham, por exemplo.

No segundo piso, estarão startups e programas de desenvolvimento como a aceleradora Spin, focada no desenvolvimento de inovação para a indústria, e o LinkLab, iniciativa de inovação aberta gerenciada pela Acate para conectar grandes empresas a startups – a expectativa é contar com 10 marcas patrocinadoras que irão selecionar pelo menos 25 novos negócios, diz Emerson, seguindo o modelo que já existe em Florianópolis desde 2017. Outras empresas como Pollux e Alltech também vão levar seus labs de inovação para o novo parque tecnológico. Somente neste primeiro prédio, a estimativa é de uma ocupação em torno de 350 pessoas trabalhando.

LEIA TAMBÉM: “Programa JEDI” pretende multiplicar criação de startups em Joinville

Segundo o diretor do Perini, 90% da área já está ocupada – num total de 27 operações, contando também com a praça de alimentação e o coworking que serão instalados no térreo. Em função da grande demanda, a expectativa é lançar o projeto de um segundo prédio em meados desse ano e concluir as obras em 2020. Além do Ágora, a vizinhança contará com a unidade local da Universidade Federal de Santa Catarina e a nova sede da ContaAzul, a maior das startups desta nova geração de empreendedores de Joinville.

Seguindo a receita de ambientes de inovação que se consolidaram no Brasil – como o Cubo, em São Paulo, e o Centro de Inovação da Acate, em Florianópolis – o Ágora quer trazer diversos eventos de capacitação e desenvolvimento para a região. O próximo Startup Weekend Joinville, que acontece neste final de semana (29 a 31.03), será no local. E no dia seguinte à inauguração será organizada uma série de talks com empreendedores locais – e também representantes do ecossistema de inovação de Israel e da Espanha.

 

Reportagem: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br) com informações da assessoria de imprensa