Reviewr e Smart Tour vencem categorias de tecnologia e gestão no Prêmio Nacional do Turismo 2019

Voce está em :Home-Inovadores, StartupSC-Reviewr e Smart Tour vencem categorias de tecnologia e gestão no Prêmio Nacional do Turismo 2019

Reviewr e Smart Tour vencem categorias de tecnologia e gestão no Prêmio Nacional do Turismo 2019

Startups catarinenses foram premiadas nesta quarta (04.12) em evento promovido pelo Ministério do Turismo. Smart Tour inicia processo de internacionalização em 2020 com aceleração em Portugal e Reviewr vai expandir no mercado interno.

Startups catarinenses foram premiadas nesta quarta (04.12) em evento promovido pelo Ministério do Turismo. Smart Tour inicia processo de internacionalização em 2020 com aceleração em Portugal e Reviewr vai expandir no mercado interno. Foto: Divulgação/Reviewr 

 

Duas startups de Florianópolis foram premiadas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Turismo, evento foi realizado na quarta-feira-feira, 4 de dezembro, em Belo Horizonte-MG. A Reviewr, especializada em gestão de avaliações e reputação online de empresas venceu na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo;  enquanto a Smart Tour Brasil recebeu a homenagem na categoria Tecnologia no Turismo com a solução “Smart Survey: Pesquisa de Demanda Turística via utilização de Internet das Coisas (IoT)”.

A Smart Tour foi destaque no prêmio pela segunda vez – a primeira foi em 2018. Neste ano, após participação no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia da Europa, a startup consolidou o processo de internacionalização. A partir de 2020, será acelerada na IEMA, incubadora da Câmara Municipal de Aveiro, cidade a 250 km da capital portuguesa. “Nós já estávamos namorando Portugal alguns meses antes do Web Summit e, no evento, fomos abordados por três aceleradoras e o objetivo se concretizou”, explica Jucelha Carvalho, fundadora da Smart Tour Brasil. Para o mercado português, a startup vai desenvolver uma solução de redirecionamento de fluxo turístico e aumento de permanência nos atrativos turísticos por meio da rota inteligente. “No Brasil nosso foco é a geração de dados sobre o turismo. É a mesma tecnologia e produto, com focos diferentes. O prêmio consolida a empresa como desenvolvedora de tecnologia turística de ponta e isso traz perspectivas muito boas para o mercado brasileiro e português”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Pioneira na gestão de reputação online, Reviewr alcança – em dois anos – marca de R$ 1 mi em faturamento

A Reviewr, que também esteve no último Web Summit Lisboa como parte de missão técnica do programa StartupSC do Sebrae/SC, também prevê expansão das atividades no ano que vem, mas com foco no mercado brasileiro com serviços de experiência do cliente e reputação online. “O prêmio que recebemos ontem validou um projeto nosso para atuar junto a destinos turísticos e vamos expandir essa atuação em 2020, trabalhando em parceria com a Smart Tour. Temos muito para expandir internamente antes de pensar em outros países” comenta Santiago Edo, cofundador e CEO da Reviewr.

SOLUÇÕES APOIAM MONITORAMENTO DE DADOS NA GESTÃO PÚBLICA 

Beacons da Smart Tour na praia da Joaquina, em Florianópolis: inovação gera informações aos turistas e dados sobre movimentação aos gestores públicos. / Foto: Smart Tour, Divulgação

As duas empresas fornecem suas plataformas de dados de forma gratuita para a prefeitura de Florianópolis, que por sua vez, utiliza para a geração de dados relacionadas ao segmento do turismo na Capital. Em abril deste ano, acordo da Reviewr com o município possibilitou a cessão do software da empresa para o monitoramento online de mais de 30 pontos turísticos da Capital. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações feitas pelos visitantes nos principais sites de reviews como: TripAdvisor, Google, Booking e até no Facebook. Com o monitoramento e identificação das necessidades dos viajantes por meio dessas avaliações, a iniciativa proporciona ao poder público municipal, a identificação e panorama real das necessidades dos visitantes e auxiliam nas tomadas de decisão relacionadas ao turismo. Em breve a empresa deve ampliar o monitoramento de mais pontos turísticos e vai passar a englobar também, a área da gastronomia, hotelaria, comércio e infraestrutura.

LEIA TAMBÉM: Smart Tour – startup de Florianópolis cria plataforma para desenvolvimento de rotas turísticas 

Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local e dias da semana de maior fluxo, por exemplo. Desta forma é criado um mapa turístico em tempo real da região. Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo.  Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.

 

Texto: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br), com informações da Prefeitura de Florianópolis