Smart Tour: startup de Florianópolis cria plataforma para desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes

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Smart Tour: startup de Florianópolis cria plataforma para desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes

Em dois anos, empresa se tornou a principal geradora de dados em tempo real do turismo na América Latina e prepara a expansão para atender o mercado de Portugal.

Em dois anos, empresa se tornou a principal geradora de dados em tempo real do turismo na América Latina e prepara a expansão para atender o mercado de Portugal. Foto: Divulgação Smart Tour

 

Como ajudar os gestores públicos a obterem dados precisos sobre a movimentação de turistas em seus municípios? E como criar roteiros turísticos “inteligentes”, que usem também a tecnologia para levar informações aos visitantes?

As respostas a essas demandas dos municípios brasileiros com potencial turístico começaram a ser respondidas com a criação da Smart Tour, uma startup fundada em Florianópolis pelos empreendedores Jucelha Borges de Carvalho e Marcio Almeida de Sousa em 2017. A inovação proposta era uma plataforma de implantação de Rotas Turísticas Inteligentes que usa a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para captar informações precisas sobre os visitantes e gerar relatórios a partir destes dados.

Em menos de dois anos de operação, a empresa já passou por programas de desenvolvimento e capacitação (a pré-incubadora Cocreation LabSinapse da Inovação e StartupSC, do Sebrae/SC), impactou cerca de 400 mil pessoas em um único projeto no litoral norte catarinense e ganhou destaque no 1o. Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Conselho Nacional e o Ministério do Turismo, sendo uma das três finalistas na categoria Inovação Tecnológica.

A plataforma funciona por meio da instalação de beacons (pequenos dispositivos de localização) em atrativos turísticos, que fornecem dados aos visitantes, como conteúdos informativos multi-idiomas, por meio de bluetooth e também colhem dados sobre localização, perfil e comportamento do usuário aos gestores das regiões turísticas. 

“Até então, fazer uma pesquisa de demanda turística envolvia custos muito altos, demanda de pessoal na coleta de informação, além de pelo menos uns dois meses para a entrega dos resultados. Com o uso de tecnologia aplicada, temos dados muito mais ricos e detalhados, em tempo real. Saímos do século 19 direto para o século 21 em termos de entrega de dados turísticos para as prefeituras”, resume Jucelha.

 Jucelha Borges de Carvalho (à esquerda), fundadora da Smart Tour, no Prêmio Nacional de Turismo: “com uso de tecnologia aplicada, saímos do século 19 para o século 21 em termos de entrega de dados turísticos para as prefeituras”, afirma.

Atualmente, a Smart Tour é a maior plataforma geradora de dados em tempo real do turismo na América Latina e prepara a expansão para atender o mercado de Portugal. 

Em 2016, Jucelha conheceu a tecnologia dos beacons e começou a pensar em projetos para utilização destes sensores no mercado brasileiro. Tentou inicialmente, e sem sucesso, no setor varejista. Mas foi no setor turístico que ela compreendeu que poderia haver demanda. 

“Eu perguntava aos gestores como era feita a geração de dados sobre os turistas e percebi que ali havia uma grande dor a ser resolvida, pois não havia nenhum dado consolidado, apenas informações mais genéricas. Então começamos a pensar como poderíamos ter uma ferramenta que gerasse dados mais exatos sobre a movimentação turística”, destaca. 

Depois de fazer uma consultoria com o Sebrae/SC, ela iniciou a Smart Tour com o propósito de usar a tecnologia para levar informações aos gestores públicos responsáveis por desenvolvimento do turismo em qualquer nível – municipal, estadual e federal. 

BAIXE AQUI O CASE COMPLETO PRODUZIDO EM PARCERIA COM O SISTEMA DE INTELIGÊNCIA SETORIAL (SIS) DO SEBRAE/SC 

A plataforma começou a ser desenvolvida a partir de então e foi validada ao longo de 2018, no projeto Destinos Turísticos Inteligentes, iniciativa desenvolvida pelo consórcio ligado à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) em parceria com o Sebrae/SC. O objetivo era integrar 10 cidades da Costa Verde Mar (litoral norte catarinense) com soluções de tecnologia para levar aos turistas informações sobre os principais roteiros, destinos e infraestrutura hoteleira e de serviços. O serviço (que ficou disponível ao longo de um ano) utilizou 80 beacons, que impactaram cerca de 400 mil pessoas que visitaram as atrações turísticas da região naquele período.

No final de 2018, a Smart Tour teve o primeiro projeto aprovado por meio da Lei de Inovação de Florianópolis, pelo qual a empresa instalou beacons em 100 pontos da Capital, gerando informações sobre a movimentação turística das pontes ao aeroporto, Centro Histórico, Fortalezas da Ilha, casarios açorianos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, entre outras regiões. 

“A principal vantagem para a gestão pública é a tomada de decisões mais rápidas em todas as esferas organizacionais na área turística”, resume.

 

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