Pioneira na gestão de reputação online, Reviewr alcança – em dois anos – a marca de R$ 1 mi em faturamento

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Pioneira na gestão de reputação online, Reviewr alcança – em dois anos – a marca de R$ 1 mi em faturamento

Após passar pelos principais programas de desenvolvimento de startups em Santa Catarina – Miditec, StartupSC e Darwin – empresa fundada em 2017 se consolida atendendo grandes players na área de varejo e serviços.

Após passar pelos principais programas de desenvolvimento de startups em Santa Catarina – Miditec, StartupSC e Darwin – empresa fundada em 2017 se consolida atendendo grandes players na área de varejo e serviços. / Foto: Divulgação Reviewr

 

Reportagem: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC

O gosto pelo cuidado no atendimento ao cliente – e o interesse por novas tecnologias e modelos de negócio – fez o administrador Santiago Edo trocar uma carreira de 20 anos no mercado de propaganda e marketing pela roda-viva do empreendedorismo. Logo após sair de um dos maiores grupos de comunicação em Santa Catarina, há pouco mais de dois anos, ele deu início à Reviewr, uma startup pioneira no país na gestão de reputação online. A ideia era criar uma plataforma que pudesse captar todas as informações sobre reviews (resenhas ou comentários de usuários) em redes sociais e sites.

De tanto viajar – a trabalho e também a passeio -, Santiago se tornou um usuário fiel de diversas plataformas que avaliam hotéis, restaurantes, bares e outros serviços. Daí surgiu a ideia de criar uma plataforma que pudesse capturar as informações e reviews publicados por consumidores em todas essas redes, fornecendo aos donos dos estabelecimentos um relatório de como sua empresa era avaliada online.

“Nós baseamos a nossa opinião e decisão de compra em função do que outros consumidores publicam e recomendam na internet. Um cliente bem atendido é a melhor propaganda do seu negócio”, destaca Santiago. De acordo com a pesquisa Local Consumer Review Survey 2017, 85% dos consumidores confiam tanto em reviews publicados na internet quanto em recomendações pessoais de amigos e parentes.

A existência de modelos semelhantes de negócio nos Estados Unidos e Europa mostrava que havia sim um mercado para esse serviço – e em 2017 ele iniciou a jornada ao lado dos sócios e cofundadores Cecília Brandão (diretora de Operações) e Marcelo Andrade (diretor de tecnologia). Após buscar um investidor-anjo, a startup foi selecionada para alguns dos principais programas de apoio e desenvolvimento de novos negócios do estado, como a incubadora MIDITEC – gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC – e o programa de capacitação StartupSC.

A Reviewr surgiu no início de 2017 e uma das primeiras tarefas de Santiago foi buscar um investidor-anjo para apoiar o desenvolvimento inicial. Quem apostou na ideia foi o executivo Topázio Silveira Neto, presidente da Flex Contact Center, com sede em Florianópolis (SC). “Desde o início e até hoje ele é um grande parceiro e mentor. Não tomo decisões sem falar com ele”, ressalta Santiago.

Naquele momento, a empresa tinha sido recém-aprovada no processo de pré-incubação do Miditec, no Centro de Inovação Acate (CIA) Primavera, na Capital. “Nossa participação na incubadora mudou a empresa como da água para o vinho. Antes, éramos como um trem desgovernado – com o tempo o trabalho dos mentores e o apoio da equipe nos colocou como uma locomotiva dentro dos trilhos. Exatos dois anos depois, será graduada e vai ocupar uma nova sede, em uma casa no Sul da Ilha, região onde praticamente todos os colaboradores da Reviewr moram.

Equipe da Reviewr na incubadora Miditec: salto durante os dois anos de graduação (2017-2019) e nova sede, no Sul da Ilha, a partir de março. / Foto: Divulgação

DO PROTÓTIPO “FEITO À MÃO” PARA OS PRIMEIROS CLIENTES

Um dos principais aprendizados nos primeiros passos como incubada foi a necessidade de ter um protótipo do serviço para buscar os primeiros clientes. A plataforma, que centralizaria automaticamente todas as informações e seria o ‘coração’ da empresa, não estava pronta e as primeiras versões não agradavam aos empreendedores. Por sugestão de um dos mentores da incubadora, eles foram fazer o serviço “na mão” para poder captar clientes e viabilizar a empresa.

O primeiro deles foi o grupo Almeida Junior, que administra uma rede de shopping centers. Grupo Almeida Junior, que administra uma rede de shopping centers. “Acabamos fazendo todo o trabalho de monitoramento na raça, usando o Google Data Studio e uma planilha de Excel, virando noites. Nós já tínhamos contratado – e pagado caro – uma software house para desenvolver a plataforma, que depois acabamos nem aproveitando”. A plataforma da Reviewr foi lançada efetivamente em dezembro de 2017, no dia do aniversário do fundador. Nesse momento, a empresa já contava com nove clientes e um faturamento médio em torno de R$ 15 mil por mês.

O ano de 2018 marcou um novo salto – não só em receitas mas também no aprendizado empreendedor. Um dos fatores mais relevantes dessa curta jornada da empresa foi a seleção para o programa de capacitação StartupSC, do Sebrae/SC, que já ajudou 170 negócios nascentes no estado ao longo de oito turmas nos últimos cinco anos. No mesmo ano, a empresa participou do programa InovAtiva Brasil (do Ministério de Desenvolvimento, Comércio e Indústria do governo federal) e foi uma das selecionadas para aceleração e investimento-anjo do Darwin Startups.

No final de 2018, a Reviewr comemorou o resultado de R$ 90 mil de faturamento/mês (ou seja, R$ 1 milhão/ano) e 32 clientes na carteira – entre eles, grandes marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Hering, Bob’s e Costão do Santinho Resort, por exemplo.  

Em fevereiro de 2019, a Reviewr fez parte da Missão ao Vale do Silício, junto com outras sete egressas do programa StartupSC, num roteiro que incluiu visitas a grandes companhias de TI da região de San Francisco e a participação no Saastr Annual, maior evento global sobre o mercado de software como serviço (SaaS). “Eu nunca fui um bom aluno na época da escola, não gostava de ficar dentro de sala de aula. Mas o StartupSC mudou minha vida – foram 18 sábados seguidos de muito aprendizado, contato direto com alguns dos melhores mentores do mercado. Eles te ajudam a entender como sua solução pode fazer a diferença para o mercado”, destaca Santiago.

 

Confira o case completo na página do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC.