EXCLUSIVA: Reclame Aqui anuncia sociedade com a Harmo, startup catarinense de gestão de reviews

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EXCLUSIVA: Reclame Aqui anuncia sociedade com a Harmo, startup catarinense de gestão de reviews

Quinto maior site em tráfego do país quer expandir serviços dentro da jornada de compra dos consumidores. Acordo, formalizado ainda em 2022, prevê até o final do ano divisão paritária das ações

Quinto maior site em tráfego do país quer expandir serviços dentro da jornada de compra dos consumidores. Acordo, formalizado ainda em 2022, prevê inicialmente compra de 20% das ações da Harmo, mas deve chegar a 50% até o final deste ano. / Foto: Agência SC Inova

Na foto, Lucas Hansel (CPO Harmo), Edu Neves (CEO Reclame Aqui), Santiago Edo (CEO Harmo), Leonardo Rifeli (CTO Harmo) e Tamara Corrêa (CCO Harmo).


[FLORIANÓPOLIS, 03.02.2023]
Por
Fabrício Umpierres, editor SC Inova – scinova@scinova.com.br 

A Reclame Aqui, plataforma de serviços de atendimento a consumidores e quinto maior site em volume de tráfego no país, anunciou uma sociedade com a Harmo, startup catarinense que fornece gestão de reviews a mais de 30 mil lojas. Pelo acordo, formalizado ainda em 2022, a Reclame Aqui passa a ter inicialmente 20% do equity da Harmo, com previsão de encerrar 2023 com 50% das ações, informaram com exclusividade ao SC Inova os CEOs Edu Neves (Reclame) e Santiago Edo (Harmo). Os valores da transação não foram informados.

Para Neves, a decisão se deve a uma estratégia para aumentar a gama de negócios ligados a coletar e gerenciar a informação de usuários. “Estamos investindo em empresas para ampliar nosso espectro de serviços dentro da jornada de compras do consumidor. decisão de compras. Temos 30 milhões de visitantes/mês e, destes, 20 milhões buscam informações sobre marcas com objetivo de adquirir algum serviço. A opinião das pessoas em como as empresas resolvem os problemas delas é muito impactante na decisão”. 

A Reclame Aqui já tem uma plataforma de review, a Trust Vox, que permite também opiniões sobre produtos, mas que não gera inferência sobre sistemas públicos (como Google Meu Negócio, TripAdvisor e outros). Foi o que levou a empresa a buscar uma solução mais completa. 

“O desafio das plataformas de review é estar cada vez mais próximas do momento em que o consumidor decide a compra, ou seja, na máquina de pagamento”, diz Edu. Não por acaso, a RA teve 50% de suas aç˜oes compradas pela Stone – e as peças do tabuleiro começaram a se encaixar. “Pra nós, o talento e a expertise da Harmo em negócios locais é fundamental. Somos uma gama de negócios de todos os tamanhos, da padaria ao banco, mas qual é a dinâmica dos negócios? Eles adquiriram conhecimento sobre esse mercado, tem uma visão muito clara de retorno sobre o investimento”, ressalta. 

Entre os clientes da Harmo, estão grandes players como C&A, Ipiranga, Bob’s, Hering, Cinemark, Panvel, Drogaria Catarinense, Beto Carrero World, além de empresas de menor porte.  

RELAÇÃO COM RECLAME AQUI VEM DESDE OS “TEMPOS DO POWER POINT”, DIZ FUNDADOR

A Harmo foi criada em 2017, em Florianópolis, com o nome de Reviewr e o propósito de explorar um nicho chamado “feedback economy”, oferecendo a empresas de varejo e serviço a gestão automatizada dos reviews (comentários e avaliações) postados em redes sociais. A startup passou pelos principais programas de desenvolvimento de novas empresas do ecossistema catarinense – da incubadora Miditec à aceleradora Darwin Startups, passando pelo Startup SC e Scale-up Endeavor – até formalizar, em 2020, a fusão com a Gorila, do Rio Grande do Sul, e que desenvolvia uma solução complementar. Na nova fase, a empresa passou a se chamar Harmo. 

Logo após a fusão, a empresa recebeu um aporte do fundo Hi Partners, um VC focado em startups do varejo (retail techs) que já havia investido em negócios do ecossistema catarinense, como a Equilibrium (plataforma logística depois adquirida pelo Grupo Boticário) e a Payface (tecnologia de pagamento via reconhecimento facial), ambas de Florianópolis.

Mas a conexão com a Reclame Aqui vem desde a fase early stage, quando a então Reviewr era apenas um Power Point, lembra Santiago. “Era o RD Summit de 2017, em Florianópolis e eu estava na primeira fila para assistir à palestra do Maurício (Vargas, fundador da Reclame Aqui e que faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19), conversei brevemente com ele e depois fui a São Paulo apresentar o projeto. Era muito incipiente, ainda não havia um negócio claro, mas ele viu que havia sinergia entre os negócios”, lembra o empreendedor. Eles voltaram a se encontrar durante o Web Summit, em Portugal, quando a Reviewr já estava mais consolidada. 

Foram mais dois anos até o relacionamento entre as empresas se estreitar: naquele momento, a Harmo estava buscando uma rodada de investimento para acelerar a expansão, enquanto a Reclame Aqui estava em negociações para ser adquirida pela Stone – o que aconteceu em meados de 2021, embora a aprovação pelo CADE tenha saído apenas em janeiro de 2022. 

Passados os entraves burocráticos, as empresas firmaram o acordo no segundo semestre do ano passado, sem fazer alarde, enquanto cuidavam da integração de equipes e plataformas. Neste início de ano, a Harmo voltou a ocupar uma sala no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis (onde começou, por meio do Miditec), e prevê uma expansão significativa. Em 2022, a startup cresceu 35% em 2022 – e, segundo Santiago, o resultado não foi maior devido à preparação da fusão. Quando firmaram o deal, a Harmo tinha 13 colaboradores – hoje são 25 e devem contratar mais 10 até o final do ano. 

O CEO do Reclame Aqui destaca a importância do ecossistema de Florianópolis como formador de profissionais qualificados e de startups maduras. “Temos um time muito forte, capaz de discutir temas que outras empresas do mesmo estágio tem dificuldade, como visão de futuro, ambições maiores. Encontramos um grupo muito bem preparado e fácil de andar. Não é apenas um bom produto, a cultura empreendedora faz diferença. A Harmo tem uma história de aprendizado desse mundo, e crenças, muito semelhante com a gente”. 

“Cria” do ecossistema local, Santiago – que hoje também é mentor e participa do grupo temático Acate Startups –  reforça: “o maior diferencial que temos, enquanto ambiente de negócios, é a união e o propósito de give back. Não fossem os investidores, incubadora, aceleradora e todos os demais programas que participamos, não teríamos chegado a esse momento”. 

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