RD Summit: o evento que ajudou Florianópolis a enxergar o mercado local de inovação e tecnologia

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RD Summit: o evento que ajudou Florianópolis a enxergar o mercado local de inovação e tecnologia

Maior encontro de negócios realizado na capital catarinense se consolida como palco para lançamento de novas soluções e conexão entre empreendedores do país

Maior encontro de negócios realizado na capital catarinense se consolida como palco para lançamento de novas soluções e conexão entre empreendedores de todo o país / Foto: Eduardo Pacheco 

O RD Summit, evento promovido pela Resultados Digitais de quarta (18) a sexta (20), em Florianópolis, chegou em 2017 à quinta edição com números superlativos (8 mil pessoas em uma área 22 mil m2 de área, com 150 palestrantes e 20 mil litros de chope artesanal à disposição) e gerando um barulho difícil de ser ignorado – mesmo por quem não sabe patavinas do que acontece dentro do Centro de Convenções (CentroSul) e da passarela do samba Nego Quirido, que precisou ser ocupada para abrigar as plenárias.

O crescimento do evento ajuda a entender também o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação na Grande Florianópolis. A RD nasceu numa incubadora em 2011 com apenas cinco pessoas (os atuais sócios) e lançou seu software apenas um ano depois, quando as empresas de TI do setor geraram um faturamento de R$ 1 bilhão aos cofres do município. Meia década depois, os 900 CNPJs do setor de tecnologia na região são responsáveis por pelo menos R$ 4,5 bilhões/ano em faturamento e cerca de 18 mil funcionários – 600 destes atuando na Resultados Digitais, que tem mantido uma média de 40 novas contratações por mês.

Mas esse movimento de pequenas e médias empresas espalhadas pela cidade em centros comerciais, condomínios corporativos e alguns centros de inovação ainda é “silencioso” e disperso, o que faz muitos moradores ainda desconhecerem o potencial local. Tanto é que muitos só se dão conta de que alguma coisa diferente está acontecendo quando começa o maior evento de negócios da cidade, promovido por uma empresa que nem existia na virada da última década.

O crescimento do evento ajuda a entender também o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação na Grande Florianópolis.

“O papel dos eventos nos últimos 20 anos mudou muito. Antes, eles eram a única forma de obtermos informações sobre as novidades do mercado, como acontecia na Fenasoft, nos anos 1990. Só que hoje as pessoas querem mais conexões e novas experiências nos eventos”, comparou Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, em palestra no primeiro dia do Summit. E muitas das conexões acontecem além do palco do Summit. Como grande parte dos participantes vem de fora de Santa Catarina, muitos empreendedores aproveitam os três dias do evento (alguns até mesmo o fim de semana) para reuniões de negócios e relacionamento.   

O RD Summit começou em uma sala para 300 pessoas, no mesmo Centrosul, com programação em um único dia. A segunda edição recebeu 1,3 mil pessoas e a primeira feira de negócios, reunindo uma dúzia de empresas locais (basicamente agências digitais e startups) e com programação ampliada para dois dias. A partir daí o evento começou a virar febre entre o mercado de TI, empresas de comunicação e marketing, ajudando a criar uma comunidade de seguidores das novidades e tendências divulgadas pela RD. Assim, o número de participantes saltou de 3,2 mil em 2015 para 5 mil pessoas em 2016 e os 8 mil deste ano.

Eric Santos: investimentos de quase R$ 50 milhões em 2018 nos times de Desenvolvimento de Produto, Sucesso de Clientes e Programa de Parcerias / Foto: Divulgação

Programa de parceria com agências ajudou a expandir clientes

Uma das estratégias fundamentais para este crescimento acelerado da empresa foi a implantação de um programa de parcerias em que a RD ensinava toda a metodologia para uso do software e capacitou diversas agências de publicidade, comunicação digital e assessorias de imprensa, tornando este nicho um vetor para novos clientes da plataforma RD Station. Hoje, o programa de parceiros é responsável por 40% da receita: são 3,9 mil empresas atendidas por meio de 1,4 mil parceiros – em 2018 serão aplicados R$ 11,4 milhões nesta área da RD. Desde 2015, a empresa premia os parceiros que obtiveram os melhores resultados ao longo do ano em 12 categorias, que avaliam critérios como carteira de clientes, conversão em vendas até desenvolvimento do produto. Os vencedores deste ano estão neste link

Ao todo, Eric anunciou investimento interno de quase R$ 50 milhões na empresa para o ano que vem: além da equipe de parcerias, o time de desenvolvimento de produto vai receber R$ 32 milhões e a área de Customer Sucess (sucesso do cliente, pós-venda) terá uma verba de R$ 5,5 milhões. No ano passado, o fator surpresa do CEO foi o anúncio do aporte de R$ 62 milhões liderado pelo TPG Growth.

RD Summit: Feira de Negócios apresenta inovações catarinenses em marketing e vendas

Espaço de negócios reuniu 80 empresas – de multinacionais a startups locais que desenvolveram soluções a partir do mercado aberto pela RD. Foto:/Divulgação

O caminho aberto pela Resultados Digitais com sua plataforma de automação de marketing impulsionou o ecossistema catarinense e novas startups foram surgindo nos últimos anos com serviços e soluções complementares e cada vez mais específicas. Como explicou Théo Orosco, CEO da Exact Sales em entrevista para o SC Inova, “a RD veio como pioneira nessa visão sobre marketing digital, que ganhou escala de maneira bem rápida. E como em todo processo de inovação, há algumas amarras que ficam soltas. Identificamos que faltava uma conexão entre marketing digital e vendas, um processo de triagem, e foi nisso que apostamos e nos posicionamos”. A Exact se tornou uma das startups que mais cresceram na Grande Florianópolis nos últimos dois anos, com cerca de 100 colaboradores e um faturamento previsto de R$ 7 milhões para 2017.

Uma das primeiras empresas a aproveitar a onda do marketing digital foi a Contentools, de Florianópolis, que iniciou em 2013 com outro nome e proposta (era uma rede de redatores que forneciam conteúdo para empresas e profissionais liberais) e evoluiu para uma plataforma que integra desde o planejamento até a criação e distribuição deste conteúdo (artigos, posts, e-books etc).  “Quando esse movimento de marketing digital começou no Brasil, estávamos uns três ou quatro anos atrasados com relação aos Estados Unidos. Hoje estamos muito mais próximos deles, diria que estamos apenas um ano atrás em termos de tecnologias e de mercado”, avalia a cofundadora Emília Chagas, que conhece bem o mercado norte-americano: em 2015, a Contentools passou pelo programa de aceleração 500 Startups e hoje contabiliza 1.000 times de marketing (entre agências digitais e equipe internas nas empresas) em 70 países utilizando a plataforma. 

A Feira de Negócios no RD Summit contou com 80 empresas, muitas de fora de Santa Catarina (como o coworking Cubo/Itaú), outras que escolheram o estado como base de operações (caso da Hostgator, multinacional que ocupa o terceiro lugar no mercado de hospedagem de sites no Brasil) e várias startups locais, que aproveitaram o evento para lançar novos produtos.

Por dentro da Feira de Negócios no RDSummit2017 – SC Inova on Vimeo.

Como a Intexfy, empresa criada há menos de dois anos, que já conta com nove colaboradores e desenvolveu uma solução para “enriquecer leads” (traduzindo do marketês: buscar mais informações públicas sobre a pessoa que deixou apenas um dado, como e-mail, num formulário de cadastro) voltada para usuários da plataforma da Resultados Digitais. Desenvolver soluções para auxiliar o uso de softwares de terceiros é o foco da também manezinha Conpass, que saltou de 17 para mais de 100 clientes só neste ano oferecendo uma solução de user onboarding, espécie de manual interativo para guiar o usuário de programas que rodam em nuvem (SaaS) e que pretende reduzir o custo de empresas na área de suporte, ampliar vendas e o tempo de retenção dos usuários.

O Summit foi também um laboratório de inovação para a empresa de aplicativos mobLee, que criou na edição de 2016 do evento um app especial que capturava dados contidos no crachá dos participantes para integração em uma base de dados – uma tecnologia para aposentar de vez os cartões de visita tradicionais. “Bebemos muito da fonte do marketing digital para pensar soluções que levassem o mundo offline para o online”, destaca Douglas Silva, gerente de marketing da mobLee, que passou por uma virada a partir desta inovação. Depois de ter captado um investimento de R$ 3 milhões com a gestora de venture capital BZPlan no início de 2017, a empresa aproveitou o Summit para lançar novos produtos criados para a gestão de todo o ciclo de produção de eventos (desde a divulgação até o engajamento dos participantes).

“Ter um ecossistema aqui ajudou demais”, completa Emília, da Contentools. “Alguns anos atrás, nós reuníamos todas as startups de Florianópolis em uma sala para 30 pessoas. Hoje qualquer evento que você faz para startups lota, não tem nem lugar pra estacionar”.