Empresas como a Paytrack (foto), de Blumenau, cresceu 225% no primeiro semestre de 2020 com plataforma de gestão de despesas. Demanda segue em alta para serviços como certificação digital, serviços públicos e até mesmo logística. / Foto: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 30.10.2020]
Redação SC Inova, com informações de assessorias de imprensa
Apesar de todo o contexto social e sanitário pesado em função da pandemia, o ano de 2020 vai ser lembrado com carinho por algumas empresas que desenvolvem serviços digitais. Em Santa Catarina, startups e negócios mais maduros se beneficiaram do aumento da demanda por soluções online, especialmente no meio corporativo.
Foi o caso da Paytrack, de Blumenau, que criou uma plataforma de gestão de despesas utilizada por empresas de grande porte como WEG, Sicredi, Unimed, Cia Hering, Havan e outras. Criada originalmente para gerir as contas relativas a viagens corporativas – mercado duramente impactado pela Covid-19 neste ano – a Paytrack tem derivado os serviços para atender novas demandas como deslocamentos menores (regionais), reembolsos dos custos de home office e conciliação de faturas.
No primeiro semestre de 2020, a startup ampliou o faturamento de 255% em comparação com o mesmo período do ano passado. Atualmente, são 140 clientes no país e a expectativa é chegar a 200 mil usuários na plataforma até o final do ano. Com o uso da plataforma – e a integração com sistemas de gestão (ERP, CRM, controladoria), as empresas chegam a reduzir, em média, 30% das despesas – em tempo de operação, a redução chega a 90%.
“Hoje a tecnologia mostra que não é mais necessária a assinatura física de documentos e relatórios ou o envios de malotes. Mas muitas empresas ainda trabalham dessa forma, e foram obrigadas a se adaptarem a um novo contexto”, salienta o diretor comercial da Paytrack, Pedro Góes. Segundo ele, o serviço de digitalização de relatórios e documentos teve crescimento significativo durante a pandemia. “Assim como muitas das reuniões agora são remotas, o backoffice precisa ser mais eficiente”.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL BATE RECORDES
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), volume de certificados digitais alcançou o número recorde de 9 milhões em março e teve um aumento de 23,2% no primeiro trimestre, comparado com o ano anterior. Com sede em Florianópolis, a BRy Tecnologia – que atua com soluções para identificação, registro e formalização digital – teve um aumento de 172% em assinaturas geradas na sua plataforma em nuvem de janeiro até junho de 2020. No mesmo período, em comparação com 2019, o total de assinaturas realizadas em grupo no mesmo sistema cresceu 466%.
Segundo o CEO Carlos Roberto de Rolt, algumas grandes empresas atendidas pela BRy, como a Crefisa, reduziram gastos de papel em 64% recentemente.
Mas ainda há quem precise de serviços de entrega de documentos físicos. E nesse ponto quem surfou – ou melhor, acelerou – na demanda pelo digital foi a startup Motoboy.com, de Joinville, plataforma de contratação de serviços de motoboys para o envio de papéis e documentos urgentes, assinaturas, pagamento de contas e entregas de produtos relacionados ao meio corporativo. A empresa viu a demanda crescer quase 40% nos últimos meses.
“Ao terceirizar a entrega de documentos, as empresas ficam livres de encargos trabalhistas, uma vez que os serviços são executados sob demanda por motoboys autônomos cadastrados na plataforma. Essa é uma tendência que deve permanecer forte e dar mais autonomia às empresas em home office para que elas foquem em demandas mais estratégicas terceirizando um serviço que costuma ser operacional”, destaca Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com.
SETOR PÚBLICO TAMBÉM AVANÇA NA DIGITALIZAÇÃO
Os portais de serviços públicos receberam muito mais acessos devido à demanda online para concluir processos burocráticos em meio ao isolamento social provocado pela pandemia. A IPM Sistemas, empresa com unidades em Rio do Sul e Florianópolis responsável por criar soluções em GRP (Softwares de Gestão Pública), registrou um aumento de 307% no número de novos processos digitais entre janeiro e agosto de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019. O índice representa processos abertos exclusivamente pelo Portal do Cidadão / Autoatendimento / App.
Atividades que agora podem ser concluídas facilmente pelo autoatendimento via internet – como emissão de documentos, preenchimento e envio de formulários, e pagamentos de taxas e impostos – se popularizaram no isolamento social. A quantidade de documentos digitalizados e armazenados em nuvem nas prefeituras clientes da IPM mais do que dobrou nestes oito meses (138%).
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