COVID-19: quais os principais desafios das empresas de TI durante a crise?

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COVID-19: quais os principais desafios das empresas de TI durante a crise?

Crédito para capital de giro, informações sobre pagamento de impostos e orientações trabalhistas são algumas das principais demandas de empresas ouvidas pela Acate no estado, diz o presidente Daniel Leipnitz (foto).

Crédito para capital de giro, informações sobre pagamento de impostos e orientações trabalhistas são algumas das principais demandas de empresas ouvidas pela Acate no estado, diz o presidente Daniel Leipnitz (foto). 


[FLORIANÓPOLIS, 23.04.2020]
Redação SC Inova, com informações da Acate

Para enfrentar a crise, 40% das empresas de tecnologia de Santa Catarina buscam crédito de até R$ 100 mil, sendo que 80% delas não possuem garantias reais, e 48,8% buscam crédito para capital de giro. Os dados são de um levantamento realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) entre os dias 24 de março e 2 de abril com 93 empresas. O estudo mapeou as principais demandas do setor em diferentes áreas, e está norteando as próximas ações da entidade. 

As empresas consultadas são de diferentes portes (startups, scale-ups e empresas consolidadas), com sede em Santa Catarina e atuação em todo o território nacional. O levantamento foi proposto com base no Plano de Ação ACATE – COVID-19, dividido em sete segmentos como: financeiro, trabalhista, tributário, saúde mental & boas práticas, soluções tecnológicas, acesso ao mercado e renegociação com fornecedores. 

“Com base nos resultados da pesquisa, conseguimos entender as maiores necessidades e como podemos colaborar de forma efetiva com o  ecossistema. Em uma semana, cadastramos mais de 70 mentores voluntários, mapeamos 53 linhas de créditos e 48 soluções de associadas que podem ajudar nesse momento de crise”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da Acate. 

Na área trabalhista, as maiores dúvidas e necessidades são referentes a home office (51.9%); afastamento de colaboradores pela Covid-19 (45.6%); banco de horas (34.2%); férias individuais e coletivas (30.4%); e saúde e segurança no trabalho (22.8%). Com relação à questão tributária, 75.3% dos entrevistados declaram que buscam informações mais claras sobre os  benefícios que estão vigentes; prorrogação de pagamentos de impostos (56%); efeitos do não pagamento (49,5%); e possibilidades de parcelamento (40%).

Em poucas semanas, 67 empresas associadas solicitaram acesso ao Fundo Garantidor de Crédito, lançado pela entidade em março e com valor inicial em torno de R$ 1,5 milhão, que pode alavancar até R$ 9 milhões neste primeiro momento. Os recursos serão destinados para capital de giro, investimento ou uma composição entre as duas necessidades – e ajudam a garantir até 80% do valor da operação de crédito. 

Outra frente de trabalho iniciada pela entidade é o apoio à renegociação com fornecedores de tecnologia. Segundo a pesquisa, o que mais impacta as empresas é o custo com serviços de nuvem, armazenamento de dados e gestão, especialmente com empresas como AWS, Google Cloud, Pipedrive e Microsoft.

“São custos mensais que independem da crise, mas com essa informação procuramos abrir um canal de negociação ou renegociação com esses parceiros para ajudar a diminuir o custo”, explica a gerente de programas estratégicos da Acate, Natália Ferreira.

Pesquisa mostra que mais de 80% das empresas buscam mentorias, principalmente sobre questões comerciais. E metade (51%) ofereceu apoio a outros empreendedores / Foto: Fernando Willadino

A pesquisa também deve estimular mentorias e reuniões de apoio entre as empresas que participaram do levantamento. Destas, 81,7% afirmaram que têm interesse em receber mentoria ou aconselhamento, enquanto 51,6% têm interesse em oferecer. Os temas mais solicitados pelos empreendedores na área de saúde mental são orientações sobre meditação, técnicas para controle de ansiedade, atividade laboral e como conciliar família e trabalho no home office, entre outros. 

Das empresas interessadas em receber mentoria, 67,5% apontaram interesse na área comercial, seguido de gestão estratégica (55,8%), gestão financeira (45,5%) e gestão de pessoas (40,35%). 

PRINCIPAIS NECESSIDADES DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE SC EM TEMPOS DE PANDEMIA:

Dúvidas na Área trabalhista:

51,9% home office
30,4% férias individuais e coletivas
45,6% afastamento por covid 19
34,2% banco de horas
22,8% saúde e segurança no trabalho

Dúvidas na área tributária

75,3% benefícios que estão vigentes
56% prorrogação de pagamento
49,5% efeitos do não pagamento
40,9% possibilidade de parcelamento

Demandas de soluções de tecnologia

33,3% soluções para outros setores afetados pela crise (Ex: pequeno varejo, outras startups etc)
20,8% soluções para trabalho remoto
13,9% soluções para área da saúde

Áreas de interesse para receber mentoria e aconselhamento gratuito:

67,5% Comercial
55,8% Gestão estratégica 
45,5% Gestão Financeira
40,3% Gestão de pessoas