Com investimento de R$ 7,5 milhões, proptech catarinense Captei se prepara o mercado externo

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Com investimento de R$ 7,5 milhões, proptech catarinense Captei se prepara o mercado externo

Startup de Florianópolis que desenvolve plataforma para indicação de imóveis usada por 900 clientes recebe aporte de R$ 7,5 milhões

Startup de Florianópolis que desenvolve plataforma para indicação de imóveis recebe aporte liderado pela DOMO Invest e participação de ACE Startups e Terracotta Ventures. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 20.05.2022]
Redação SC Inova, com informações de agências

A proptech Captei, criada em Florianópolis e que desenvolve uma plataforma de captação e indicação de imóveis, acaba de receber uma rodada seed no valor de R$ 7,5 milhões, liderada pela gestora DOMO Invest e participação da também catarinense Terracotta Ventures (focada no mercado de construção civil e imobiliário) e da ACE Startups.

A startup, criada em 2019 pelos sócios e irmãos Leonardo e Jonathan Fabra Gomez, além de Diego Moeller, lançou no ano seguinte a primeira versão de sua plataforma de marketing de indicação. A ideia, além de criar um fluxo para as oportunidades, é gerenciar a comissão a quem sugere imóveis, uma prática costumeiramente feita “no fio do bigode”. 

Em entrevista ao SC Inova à epoca do lançamento, o CEO Leonardo Fabra Gomez lembra que “por mais de um ano falamos com centenas de imobiliárias e corretores do país, participamos de vários eventos e concluímos que 95% deste público já fez alguma vez indicação boca a boca, mas o mercado paga isso como uma bonificação ou um cafezinho”. 

Já no primeiro ano de fundação, a proptech teve seu produto validado pelo mercado e avaliado pelos pares durante o evento Conecta Imobi, organizado pelo grupo Zap Imóveis. A partir de conversas e conexões, notou que a estrutura do negócio atendia uma dor forte do segmento, mas algumas coisas não eram escaláveis.

Um dos primeiros testes com o mercado foi dado pela Brognoli Negócios Imobiliários, tradicional empresa do setor na Grande Florianópolis e que hoje conta com uma venture builder que já investiu e apoiou mais de uma dezena de proptechs. “Começamos como um teste e vimos que o potencial do processo era enorme. Logo nos primeiros meses tivemos cerca de 200 indicações, o que nos fez mexer no processo de captação de imóveis, baseado no modelo antigo do captador ir pra rua, de porta em porta. Com este processo, reduzimos nosso custo de aquisição em 35%”, comentou Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli.

No segundo ano de atividades, com apoio do Startup University, programa de formação e aceleração de startups promovido pela 49 Educação, reestruturou o negócio totalmente para um Software as a Service (SaaS). Como consequência, a startup teve um aumento de 1.115% no número de clientes de 2019 para 2020, saindo de 20 para 243. 

Sistema ajuda na captação de imóveis e na gestão das bonificações a quem indica. / Foto: Dvulgação

Com o novo round, a Captei – que hoje conta com 900 clientes – se prepara para entrar no mercado externo (começando pelo México) e adquirir outras soluções complementares. A primeira delas é uma “colega” de venture builder, a Woliver, também de Florianópolis e que desenvolve soluções de transformação digital para o mercado imobiliário

Para as imobiliárias, a plataforma tem um custo fixo mensal, além de um valor pela adesão, no qual o sistema e aplicativo é configurado e customizado para a empresa. A imobiliária pode gerenciar todas as indicações feitas, se foi publicada, alugada ou vendida, e também se foi cancelada, para que o indicador possa em uma próxima oportunidade sugerir imóveis mais qualificados de acordo com o interesse do cliente. 

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Para os indicadores, basta preencher um formulário digital e instalar um aplicativo no celular. Sempre que uma indicação for captada, locada ou vendida, de acordo com a campanha que a imobiliária configurar, serão geradas automaticamente as recompensas aos indicadores, que recebem os avisos pelo app e podem gerenciar as datas previstas para os respectivos pagamentos.

“Queremos digitalizar o processo de captação e gestão para as imobiliárias, ainda carentes de uma plataforma de gestão e dar a elas um meio por onde possam dar os feedbacks sobre quando e quanto cada cliente irá receber pelas indicações. Hoje, 90% do mercado não oferece isso”, disse Leonardo em entrevista à Exame.