Isolamento causado pela Covid-19 acelerou adoção da metodologia de vendas internas (Inside Sales), comentam os fundadores da startup, que fatura R$ 4 milhões/ano.
[14.09.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Um dos segmentos que ganhou impulso com o cenário de pandemia e isolamento social foi a área de Vendas Internas das empresas (Inside Sales). A metodologia prioriza formas de comunicação online e à distância com potenciais clientes (de e-mails a telefone, redes sociais e videoconferência) para reduzir custos de operação.
Um mercado no qual a startup Meetime, de Florianópolis, começou a explorar desde 2016, com a criação de uma plataforma Saas para estruturar processos de Inside Sales, algo que tende a ganhar força no “novo normal” corporativo. Durante a pandemia, a Meetime registrou um crescimento de 20%, que pode dobrar até o final de 2020. O faturamento da empresa ultrapassa R$ 4 milhões/ano.
“O que o Covid-19 fez foi acelerar a adoção do método de Inside Sales, uma vez que agora todo vendedor precisa trabalhar remotamente em função do isolamento. A implementação desse formato de vendas deve crescer muito nos próximos anos”, explica o CEO Diego Wagner, cofundador da empresa ao lado de Diego Cordovez e Victor Canezin. Com 17 pessoas na equipe, a Meetime já recebeu investimentos dos fundos ABSeed e Canary, e foi uma das primeiras aceleradas pela Darwin Startups, na capital catarinense.
Entre os principais desafios do gestores de Inside Sales, diz o diretor de marketing Diego Cordovez, estão a dificuldade em manter contato com todos os prospects, manter o software de CRM bem preenchido, poucas reuniões agendadas no funil de vendas ou não conseguem ter ideia de quais oportunidades devem priorizar.
No serviço desenvolvido pela startup, “as ligações são feitas por meio da plataforma e as anotações são enviadas aos CRMs integrados, que diminui o retrabalho e o preenchimento manual dos dados, dando tempo para focar no que mais importa: a venda em si”, comenta.
A ideia da plataforma é ser uma ferramenta que oferece ganho de produtividade a times remotos por meio de três pilares: consultoria personalizada, plataforma de gestão de processos e treinamentos à distância. A empresa também mantém, como estratégia de educação de mercado, o podcast Cast for Closers, que foi eleito o melhor do setor no país pela premiação Vendas B2B Awards.
Recentemente, a Meetime desenvolveu um modelo que ampliou em quatro vezes o faturamento de Inside Sales da Sodexo, com a criação de três times de vendas internas: um que fazia a prospecção de empresas de médio porta (SDRs), outra que abordava oportunidades de pequeno porte (hunters) e um terceiro grupo com foco em manutenção e expansão de negócios.
“Uma pessoa que gerava em torno de 7 oportunidades/mês, subiu para 20 oportunidades/mês. Isso representa um aumento de 180% de oportunidades mensais e o faturamento em vendas de Inside Sales foi multiplicado por quatro“, comenta Cristiano Sabato, head de Inside Sales da Sodexo.
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