INSIGHTS: Empreendedoras de SC no palco do Startup Summit / Plataforma ajuda a adquirir energia solar / WebSummit na estrada em Lages

Voce está em :Home-Sociedade-INSIGHTS: Empreendedoras de SC no palco do Startup Summit / Plataforma ajuda a adquirir energia solar / WebSummit na estrada em Lages

INSIGHTS: Empreendedoras de SC no palco do Startup Summit / Plataforma ajuda a adquirir energia solar / WebSummit na estrada em Lages

Fundadoras da Paytrack e Nanovetores na programação do evento de empreendedorismo em Florianópolis. / Startup LIben gera inovação para o mercado de energia.

 

O Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicado pelo Sebrae em março passado, mostra que o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais no mundo, mas apenas 3,9 de cada 10 empreendedoras viram donas de negócio — elas correspondem a 34% dos donos de negócio, na média nacional. 

Este debate sobre um dos pontos sensíveis do ecossistema de inovação no país e também em Santa Catarina – a baixa presença de mulheres à frente dos negócios – será parte da programação do Startup Summit, evento que vai reunir cerca de 3,5 mil pessoas nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções de Canasvieiras, em Florianópolis.

Além de empreendedoras e executivas de destaque no cenário nacional – como Camilla Junqueira, diretora geral da Endeavor Brasil, e Gabryella Corrêa, CEO da Lady Driver, aplicativo de transporte particular exclusivo para mulheres – o evento terá na programação palestras de catarinenses que criaram do zero startups inovadoras.

É o caso de Bettina Zanetti Ramos, cofundadora, vice-presidente e CTO da Nanovetores Tecnologia. Formada em Farmácia e após uma longa trajetória acadêmica com especialização em Biossegurança, Mestrado em Farmácia e Doutorado em Química, a cientista tornou-se empreendedora em 2008, juntamente com seu marido, ao criar um negócio multinacional na área de nanotecnologia, levando inovação brasileira para vários continentes. “Desde o momento em que deixei minha formação acadêmica de cientista para me tornar empreendedora, fiz muito mais do que quebrar paradigmas, passei a servir de exemplo, estimulando outras mulheres a empreenderem. Estas ações precisam ser vistas e incentivadas”, reforça.

Danielle Amaro também empreendeu ao lado do marido ao criar a Paytrack, solução para gerenciamento de despesas e viagens corporativas, com sede em Blumenau. Ela foi executiva em multinacionais e acumulou 15 anos de carreira na área comercial e de negócios antes de entrar para o ambiente das startups.  “No último ano, notei que cresceu drasticamente o envolvimento de mulheres em eventos de tecnologia. Isso é bastante animador, porque a presença feminina nos palcos consegue trazer público para o ecossistema, a relevância e os resultados que as mulheres vem trazendo para a TI”, comenta Danielle. 

A programação completa do Startup Summit está disponível neste link – os ingressos para o evento estão esgotados há cerca de uma semana. 

 

Liben, de Florianópolis, cria plataforma para aquisição de energia solar

O uso de energia solar para abastecimento doméstico, no comércio e na indústria é uma das principais tendências de sustentabilidade no país. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a expectativa é que a capacidade instalada neste ano aumente em 44% devido aos investimentos no setor e aos preços competitivos. 

Esta expansão também é uma oportunidade para o surgimento de novos negócios, como o que a Liben, com sede em Florianópolis, desenvolveu. Acelerada pela Spin, a startup criou uma solução que permite uma escolha econômica, sem investimento prévio e com a garantia da liberdade energética por meio de planos de assinatura.  

 A ideia é fazer uma ponte entre fornecedores de energia solar e consumidores, aponta o empreendedor Fabio Machado (foto ao lado). A energia elétrica é gerada em uma usina solar cadastrada na Liben e, em seguida, é injetada na rede elétrica da distribuidora local. O total produzido acaba sendo dividido pela distribuidora entre os clientes que assinaram o plano da startup. Após a divisão, cada consumidor recebe um abatimento na conta equivalente à fração de energia a que tem direito. A empresa faz também a prospecção e o gerenciamento dos clientes. 

 

Lages recebe “tour” do evento europeu WebSummit

Nesta sexta, 09 de agosto, Lages recebe uma etapa da tour brasileira de divulgação do WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do planeta que acontece em Portugal no mês de novembro. O WebSummit On the Road passa por oito estados brasileiros – Lages será a única cidade que não é capital a receber o evento – e vai expor detalhes do ecossistema português para empresários e estudantes brasileiros em palestras e networking. 

A programação conta com palestras de Diogo Machado, da Glóbulo, organizadora do evento; Laio Gastaldello Zambelo da Bazaar; Kaio Amarante da UNIPLAC; Thiago Meneghel do IFSC; Flavio Peron e Ema Cristina, que falarão sobre Nacionalidade Portuguesa; e Thiago Matsumoto e Eduardo Migliorelli da Atlantic Hub.

Gratuito, o evento deve receber cerca de 300 participantes no Parque Tecnológico Orion – as inscrições podem ser feitas neste link: http://melhorevento.com.br/websummit/. Além da inscrição, os participantes poderão adquirir um passaporte que dará direito às diversas atividades na cidade ao longo do final de semana, e serviços como hospedagem e transfer.