Lançada há sete meses pelo casal de empreendedores Marcelo Benez e Tatiane Felipiak (foto), plataforma concentra 2.200 vagas em mais de 800 empresas de TI em SC. Agora, passa a integrar informações de cidades como SP, BH, Porto Alegre e Curitiba. / Foto: Divulgação Nift
O Mapa das Vagas, plataforma desenvolvida por um casal de empreendedores de Florianópolis e que reúne hoje 2,2 mil oportunidades de trabalho em mais de 800 empresas de TI de Santa Catarina, começa a partir de agora a mapear onde estão as vagas no mercado digital e de tecnologia em 50 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
A expansão também se apoia na automatização dos processos. “Antes, 60% do trabalho era feito de modo manual e o mapa era atualizado mensalmente. Hoje, 90% do processo está automatizado e atualizo com maior frequência”, explica o empreendedor Marcelo Benez, fundador da Nift, startup de onde surgiu a iniciativa.
A nova versão do mapa funciona como um “Google das Vagas”: “criamos vários robôs que varrem diversos sites em busca de empresas e suas respectivas vagas de emprego, que são exibidas em forma geográfica para facilitar a busca pelas pessoas interessadas por vagas próximas de onde moram”, detalha Marcelo.
O Mapa das Vagas surgiu de um hackathon num final de semana – foram 18h de trabalho entre a primeira ideia e o lançamento, calcula a Head de Marketing Tatiane Felipiak. A ideia era concentrar em uma única plataforma todas as vagas de trabalho no efervescente setor de TI nas cidades polo de Santa Catarina, especialmente Florianópolis, Blumenau e Joinville. Em julho, dois meses após o lançamento, o serviço já mostrava mais de 1 mil vagas de trabalho nas três cidades e também em Criciúma.
O resultado da experiência foi muito mais impactante do que previsto, afirma Tatiana. “Nos surpreendemos com outros benefícios que o mapa teve para a comunidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria da Educação de Santa Catarina, nos procurou para utilizar os dados das vagas abertas para entender as demandas de profissionais das empresas no estado e promover um grande programa de capacitação para jovens, o EduTec que foi recentemente anunciado. Isso tem um significado especial para nós, pois uma das grandes dores de crescimento das empresas de tecnologia é a falta de profissionais qualificados”, explica.
O que motivou a empresa a expandir o mapa foi o volume de bons feedbacks que vieram de públicos distintos: profissionais, empresas, universidades, setor público, veículos de comunicação e comunidades de startups. Em sete meses de operação, recebeu acessos de mais de 40 países e cidades de todos os estados brasileiros – Santa Catarina lidera o volume de acessos (65%). O principal público é o de jovens entre 25 e 34 anos (57%), com pequena predominância para usuários homens (56%).
“Nossa maior motivação é pensar como as pessoas se sentem na hora de buscar vagas e criar uma solução que melhore essa experiência, tendo uma visão única, economizando tempo do usuários e a frustração com a necessidade de percorrer vários sites”, resume Tatiane.
Texto: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br), com informações da Nift
SIGA NOSSAS REDES