Iniciativa de SC, Mapa das Vagas em tecnologia expande atuação para 50 cidades do país

Voce está em :Home-Inovadores-Iniciativa de SC, Mapa das Vagas em tecnologia expande atuação para 50 cidades do país

Iniciativa de SC, Mapa das Vagas em tecnologia expande atuação para 50 cidades do país

Lançada há sete meses pelo casal de empreendedores Marcelo Benez e Tatiane Felipiak (foto), plataforma concentra 2.200 vagas em 800 empresas de TI em SC.

Lançada há sete meses pelo casal de empreendedores Marcelo Benez e Tatiane Felipiak (foto), plataforma concentra 2.200 vagas em mais de 800 empresas de TI em SC. Agora, passa a integrar informações de cidades como SP, BH, Porto Alegre e Curitiba. / Foto: Divulgação Nift

 

O Mapa das Vagas, plataforma desenvolvida por um casal de empreendedores de Florianópolis e que reúne hoje 2,2 mil oportunidades de trabalho em mais de 800 empresas de TI de Santa Catarina, começa a partir de agora a mapear onde estão as vagas no mercado digital e de tecnologia  em 50 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.   

A expansão também se apoia na automatização dos processos. “Antes, 60% do trabalho era feito de modo manual e o mapa era atualizado mensalmente. Hoje, 90% do processo está automatizado e atualizo com maior frequência”, explica o empreendedor Marcelo Benez, fundador da Nift, startup de onde surgiu a iniciativa.  

A nova versão do mapa funciona como um “Google das Vagas”: “criamos vários robôs que varrem diversos sites em busca de empresas e suas respectivas vagas de emprego, que são exibidas em forma geográfica para facilitar a busca pelas pessoas interessadas por vagas próximas de onde moram”, detalha Marcelo.

O Mapa das Vagas surgiu de um hackathon num final de semana – foram 18h de trabalho entre a primeira ideia e o lançamento, calcula a Head de Marketing Tatiane Felipiak. A ideia era concentrar em uma única plataforma todas as vagas de trabalho no efervescente setor de TI nas cidades polo de Santa Catarina, especialmente Florianópolis, Blumenau e Joinville. Em julho, dois meses após o lançamento, o serviço já mostrava mais de 1 mil vagas de trabalho nas três cidades e também em Criciúma. 

O resultado da experiência foi muito mais impactante do que previsto, afirma Tatiana. “Nos surpreendemos com outros benefícios que o mapa teve para a comunidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria da Educação de Santa Catarina, nos procurou para utilizar os dados das vagas abertas para entender as demandas de profissionais das empresas no estado e promover um grande programa de capacitação para jovens, o EduTec que foi recentemente anunciado. Isso tem um significado especial para nós, pois uma das grandes dores de crescimento das empresas de tecnologia é a falta de profissionais qualificados”, explica. 

O que motivou a empresa a expandir o mapa foi o volume de bons feedbacks que vieram de públicos distintos: profissionais, empresas, universidades, setor público, veículos de comunicação e comunidades de startups. Em sete meses de operação, recebeu acessos de mais de 40 países e cidades de todos os estados brasileiros – Santa Catarina lidera o volume de acessos (65%). O principal público é o de jovens entre 25 e 34 anos (57%), com pequena predominância para usuários homens (56%). 

“Nossa maior motivação é pensar como as pessoas se sentem na hora de buscar vagas e criar uma solução que melhore essa experiência, tendo uma visão única, economizando tempo do usuários e a frustração com a necessidade de percorrer vários sites”, resume Tatiane.

 

Texto: Fabrício Rodrigues (scinova@scinova.com.br), com informações da Nift