Projeto criado por Marcelo Benez e Tatiane Felipiak em um final de semana mostra 700 oportunidades de trabalho em Florianópolis, Blumenau e Joinville.
Se há um problema recorrente no setor de tecnologia em Santa Catarina é a falta de mão de obra qualificada para suprir as vagas que estão abertas. Outra dificuldade é ter um panorama completo destas oportunidades de trabalho, já que muitas empresas ofertantes são de pequeno porte – e até desconhecidas de muitos pretendentes.
Uma “dor” do mercado que o casal de empreendedores Tatiane Felipiak e Marcelo Benez identificou e, após 18 horas de desenvolvimento ao longo de um final de semana, gerou o Mapa das Vagas, agregando informações enviadas pelas próprias empresas e os dados disponibilizados em plataformas como LinkedIn e LoveMondays.
“Criamos o Mapa das Vagas em um fim de semana mesmo. Eu e meu marido somos bem alucinados por colocar ideias em prática e o mapa surgiu de uma ideia de uma espécie de desafio/hackathon para criar e executar uma ideia em pouco tempo. Foram investidas mais ou menos 18h entre a ideia e a primeira versão que foi divulgada”, comenta Tatiane, formada em Publicidade e Propaganda e com experiência em empresas de base tecnológica.
A iniciativa começou com a divulgação de 300 vagas em Florianópolis. Hoje, o mapa inclui oportunidades disponíveis nas três maiores cidades catarinenses: em Blumenau, há cerca de 150 vagas abertas e, em Joinville, pouco mais de 100, segundo os dados disponibilizados na plataforma https://mapa.nift.com.br
No começo, eles mesmos buscavam as vagas das empresas mas, após o lançamento, as empresas começaram a complementar as informações por meio de um formulário disponível no mapa. Como cita Tatiane, “antes das vagas serem publicadas, fazemos uma curadoria para garantir a qualidade e vagas de empresas de tecnologia e serviços digitais, que é o objetivo e público do mapa. Acreditamos muito no senso de comunidade e na colaboração, e tanto as empresas quanto os candidatos têm nos enviado mensagens apaixonadas pelo impacto da ideia”.

Mapa das Vagas localiza empresas de TI e serviços digitais com oportunidades de trabalho nas maiores cidades de Santa Catarina.
O projeto nasceu vinculado à infraestrutura da startup Nift, criada por Marcelo – programador de sistemas que atuou como gerente de produtos e desenvolvimento em empresas de médio e grande porte na área de TI e serviços online – com o propósito de automatizar entrevistas de emprego por meio de chatbot. Além das vagas disponíveis, a plataforma integra dados sobre volume de funcionários, percentual de satisfação e recomendação dos colaboradores que já estão nestas empresas.
“O Mapa das Vagas nasceu com um propósito claro de gerar valor para as pessoas, porém não fazíamos ideia do impacto que poderíamos gerar em tão pouco tempo. Em 48h, mais de 10.000 pessoas já tinham acessado o mapa e o que era para ser uma iniciativa local, rapidamente atravessou o país. Nossa ideia simples e despretensiosa de conectar profissionais e empresas através de uma experiência diferente, tomou proporções incríveis e isso nos deixou muito animados para continuar investindo na ideia”, ressalta a empreendedora.
A intenção da dupla agora é expandir os serviços para outras cidades brasileiras, começando por capitais e polos de tecnologia como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Texto: Fabrício Rodrigues, scinova@scinova.com.br
SIGA NOSSAS REDES