Levantamento mostra mais de mil vagas em empresas de TI em 4 cidades de SC

Voce está em :Home-Sociedade, StartupSC-Levantamento mostra mais de mil vagas em empresas de TI em 4 cidades de SC

Levantamento mostra mais de mil vagas em empresas de TI em 4 cidades de SC

Só em Florianópolis, há 637 oportunidades, apontam dados do Mapa das Vagas, que também destaca oportunidades de trabalho em Joinville, Blumenau e Criciúma.

Só em Florianópolis, há 637 oportunidades, apontam dados do Mapa das Vagas, que também destaca oportunidades de trabalho em Joinville, Blumenau e Criciúma.

 

O setor de tecnologia e de negócios digitais está com 1.012 vagas de trabalho abertas em quatro cidades de Santa Catarina. É o que aponta levantamento da plataforma Nift, que criou recentemente um Mapa das Vagas para ajudar empresas e profissionais a preencher uma lacuna histórica no segmento de tecnologia e economia digital: a falta de mão de obra especializada. 

De acordo com o mapeamento, Florianópolis tem 623 oportunidades de trabalho (62%) à espera de profissionais, enquanto Blumenau oferece 203 vagas (20%), Joinville tem 149 (15%) e Criciúma outras 37 vagas abertas (4% do total).

Na divisão por área de atuação, o setor de Tecnologia (desenvolvedores, programadores e analistas de sistema) lidera o volume de vagas abertas: 579 (57,2%). Em seguida, o setores que mais demandam profissionais são o de Suporte/Atendimento (125 vagas) e Vendas (106). Também há dezenas de oportunidades para profissionais de Design (60) e Marketing (59). Confira a lista total no gráfico abaixo:

Lançado há pouco mais de um mês com o mapeamento em três cidades, o Mapa de Vagas agora pretende ampliar o volume de regiões atingidas – não só em Santa Catarina, mas nos principais polos de tecnologia e inovação do país. “Estamos também fazendo melhorias na plataforma com base nos feedbacks que estamos recebendo dos usuários”, destaca Tatiane Felipiak, que criou a plataforma junto com o marido e programador Marcelo Benez. 

Uma das solicitações foi justamente o filtro de vagas por área, que ajuda os profissionais a acessar diretamente as empresas que tem oportunidades abertas para aquela especialidade. Outra dificuldade por parte das empresas era que, como faltava um espaço para divulgação das vagas, muitas delas eram preenchidas só por indicação dos próprios colaboradores. 

“O Mapa das Vagas nasceu com um propósito claro de gerar valor para as pessoas, porém não fazíamos ideia do impacto que poderíamos gerar em tão pouco tempo. Em 48h, mais de 10.000 pessoas já tinham acessado o mapa e o que era para ser uma iniciativa local, rapidamente atravessou o país”, contou Tatiane ao SC Inova na época do lançamento do projeto.

Redação SC Inova – scinova@scinova.com.br