Da crise ao “break even”: startup Harmo supera queda de receita com a pandemia e projeta expansão em 2021

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Da crise ao “break even”: startup Harmo supera queda de receita com a pandemia e projeta expansão em 2021

Após queda de 60% no faturamento, empresa que desenvolve plataforma de “feedback intelligence” fechou 2020 superando R$ 1 milhão em receitas – e espera chegar a R$ 2,5 milhões neste ano.

Após queda de 60% no faturamento, empresa que desenvolve plataforma de “feedback intelligence” fechou 2020 superando R$ 1 milhão em receitas – e espera chegar a R$ 2,5 milhões neste ano. Na foto, o diretor de Produto Lucas Hansel e o CEO Santiago Edo. / Imagem: Divulgação Harmo.


[FLORIANÓPOLIS, 08.02.2021]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br 

A “economia do feedback”, que se baseia no gerenciamento da experiência do consumidor e  na mensuração da reputação online das empresas, se tornou quase um mantra quando se fala em relacionamento com clientes. Tanto que, em 2017, estudo da Harvard University concluiu que 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não investirem em Experiência do Cliente.

Foi neste mercado que surgiu em junho de 2020 a Harmo, resultado da fusão das startups Reviewr (SC) e Gorila (RS), com a proposta de criar uma plataforma para gerenciar feedbacks públicos (reviews), com gestão de pesquisas de satisfação. 

Mas em meados de 2020 a pandemia tinha feito um estrago considerável em setores como turismo, bares e restaurantes – que têm alto potencial do uso de ferramentas de “feedback intelligence“. Foi justamente o impacto da Covid-19 que acelerou a união das startups (cujos empreendedores já se conheciam do mercado) em um único negócio – e em um produto mais robusto. 

“O que tínhamos no Brasil, até agora, eram plataformas que atuavam ou com pesquisas ou com reviews públicos, mas nenhuma que agregava os dois tipos de feedbacks. Estamos seguindo o modelo de soluções semelhantes à nossa dos mercados americano e europeu, em que as soluções agregam todos os tipos de feedbacks, sejam públicos ou solicitados. Somente assim é possível realmente ouvir o consumidor em todos os pontos de contato com a marca” comenta Santiago Edo, co-fundador e CEO da Harmo.

O faturamento perdido em função da pandemia chegou a ser de 60% no primeiro semestre, mas com o reaquecimento do mercado nos meses seguintes, a startup atingiu o ponto de equilíbrio (break even) em outubro e superou a marca de R$ 1 milhão em receitas em 2020. Para este ano, a previsão é de um faturamento de R$ 2,5 milhões. 

Durante esse período empresas como Ipiranga, Polishop, Rede Nacional Inn de Hotéis e Clamed Farmácias aderiram à solução oferecida pela Harmo – que nasceu com clientes de grande porte como GPA, Ambev, Movida, Cinemark, Bob’s e Itaipu, entre outros. Ao todo, são mais de 70 clientes e 14 mil estabelecimentos comerciais monitorados pela Harmo. 

PARCERIA COM GOOGLE MEU NEGÓCIO

Parte da expectativa de crescimento está em parcerias e novos negócios, como o lançamento de uma funcionalidade que reúne todos os dados analíticos do Google Meu Negócio em um único dashboard. Com isso, as empresas podem mensurar e gerenciar o impacto real das suas ações em nível local, permitindo otimizar suas estratégias de marketing com foco na aquisição de novos clientes.

Segundo o Google, 46% de todas as pesquisas são resultados de buscas por estabelecimentos comerciais locais, sendo que 75% das pessoas que fazem uma busca local no celular visitam o negócio em até 24h e 28% dessas buscas resultam em uma venda. Isso representa, em termos globais, 5 bilhões de pesquisas por restaurantes e 3 bilhões de pesquisas por hotéis, todos os meses.

Como explica o CEO, o diferencial é a visualização consolidada dos dados de todos os locais de uma rede de lojas, mas também é possível analisar os dados individualmente por unidade. “O objetivo é ampliar a capacidade das empresas em ouvirem os seus clientes, de forma legítima e em todos os pontos de contato da jornada”, resume Santiago.

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