RH em tempos de Covid-19: conheça iniciativas para gerir equipes e apoiar quem perdeu emprego durante a pandemia

Voce está em :Home-ACATE, Covid-19, Sociedade-RH em tempos de Covid-19: conheça iniciativas para gerir equipes e apoiar quem perdeu emprego durante a pandemia

RH em tempos de Covid-19: conheça iniciativas para gerir equipes e apoiar quem perdeu emprego durante a pandemia

De ajuda a funcionários demitidos ao apoio a gestores que cuidam de equipes à distância, surgem novas plataformas e ações em Santa Catarina. Como o Termômetro da Crise, desenvolvido pela Pulses, do CEO Cesar Nanci (foto). 


[FLORIANÓPOLIS, 23.04.2020]
Redação SC Inova, com informações das Assessorias de Imprensa

Em poucas semanas, as medidas de isolamento social e fechamento de empresas geraram um forte impacto econômico na economia catarinense – dos setores tradicionais às empresas digitais, a queda de receita e a necessidade de demissões tiraram o sono de empreendedores, gestores de equipes e profissionais das mais diversas áreas.

Na área de TI, a Associação Catarinense de Tecnologia lançou como parte de seu plano de apoio às empresas associadas, uma pesquisa para mapear as principais dificuldades do setor neste momento. Um dos resultados desta ação foi lançada nesta quinta (23), o ACATE Reconecta – uma iniciativa para conectar as pessoas que foram desligadas recentemente às associadas que estão com vagas de trabalho aberta. 

Empresas catarinenses que atuam na área de tecnologia para Recursos Humanos – recrutamento, seleção e gerenciamento de equipes – como Enlizt, Vibbra, Geek Hunter e Feedz uniram suas soluções para criar a plataforma, desenvolvida com apoio da Vertical People Tech da Acate. Desde o início deste mês já haviam iniciativas – como a da própria Feedz e do grupo de profissionais The CMOs Marketers para ajudar na contratação de quem perdeu emprego.  

Há novidades também para quem atua no setor de gastronomia  (um dos mais afetados pela crise) e precisa de recolocação: a startup Floki.casa lançou uma ferramenta gratuita para busca de profissionais da área, disponível pelo link https://vagas.floki.casa/. A empresa, acelerada pela Spin, é especializada em dados de comportamento e operação para negócios de alimentação, do acompanhamento de tarefas diárias, padronização de pratos e automatização da gestão. 

PESQUISA DE CLIMA E EXERCÍCIOS ONLINE

A Vertical People Tech da Acate está promovendo no canal de YouTube da entidade uma série de webinars sobre temas como seleção e contratação de novos funcionários em tempos de isolamento social, trabalho remoto, engajamento e performance à distância. 

Uma iniciativa que tem ajudado a entender o impacto do coronavírus no desempenho pessoal e profissional de colaboradores é o Termômetro de Crise, ferramenta lançada pela startup Pulses, de Itajaí. Trata-se de uma pesquisa de clima, com perguntas enviadas quinzenalmente para os colaboradores, para que os líderes consigam entender melhor como as equipes estão se sentindo durante a quarentena, tanto em termos de produtividade e adaptação ao trabalho remoto quanto aos níveis de ansiedade e preocupação causados pela pandemia. 

Na Involves, que conta com cerca de 280 colaboradores, a preocupação é com a saúde física e mental. A empresa tem mantido uma rotina online de alongamento laboral e yoga, enviando vídeos com dicas de exercícios de ergonomia e atividades físicas. E para manter a interação, também incentiva os funcionários a mandarem fotos de como foi o dia no home office, além de compartilharem curiosidades e dificuldades que enfrentam em suas rotinas caseiras. 

A Pulses também criou uma rede online em que gestores podem trocar conhecimento, ideias e compartilhar boas práticas de gestão durante a crise. “Independente da decisão que os líderes irão tomar a respeito do que fazer neste momento, agora é a hora de ouvir seus colaboradores e entender o que eles estão sentindo, sempre fazendo comunicações claras e diretas sobre os reais riscos e impactos do Covid-19 em suas famílias no negócio”, comenta Cesar Nanci, CEO da Pulses.