Flexibilização de processos, ter estratégias ativas em várias redes sociais e buscar profissionais qualificados em outros países estão entre as estratégias de empresas no pós-pandemia.
[14.12.2020]
Por Guilherme Chéquer*
Com a pandemia, muitos processos dentro das empresas precisaram se reinventar da noite para o dia, incluindo o recrutamento e a seleção de pessoas. Isto amplificou ainda mais os desafios do setor de Recursos Humanos e People Management. Tendo em vista essa dificuldade, é necessário inovar e adaptar os processos de recrutamento e seleção de talentos, especialmente no início do ano, período em que as empresas costumam abrir mais vagas.
O sucesso do processo seletivo está ligado à qualidade dos currículos recebidos – e isso tem a ver com a exposição de sua empresa nas redes sociais.
Hoje, com rápidos cliques, é possível anunciar uma vaga no LinkedIn e começar a receber dezenas de currículos qualificados em apenas algumas horas. Aumentar o posicionamento e a presença da sua empresa nessa rede social pode ser uma boa opção para aqueles que visam o longo prazo. Se podemos dizer que “alguma coisa é o futuro”, essa coisa definitivamente é o LinkedIn.
Para aqueles que não gostam da plataforma, outra opção que surte muito efeito é o Google Jobs, em que as pessoas podem ver anúncios de vagas dos mais diversos sites e empresas, tudo em apenas um lugar. Além disso, para os mais alternativos, é possível fazer anúncios no Facebook (inclusive em grupos especializados, como “Vagas para Relações Internacionais”, por exemplo). Além disso, contratar empresas que organizam etapas do processo seletivo pode ser uma boa pedida para quem não tem muita experiência, já que elas costumam divulgar as oportunidades em suas próprias plataformas.
FLEXIBILIZE SEU PROCESSO
Justamente por causa desse momento tão diferente que estamos vivendo, não restrinja as entrevistas de emprego a ambientes presenciais. Algumas pessoas podem não estar na mesma cidade em que eventualmente teriam que trabalhar e oferecer a possibilidade de uma reunião online, além de se preparar para isso, é essencial.
Crie um ambiente agradável para o candidato que está online, deixando-o confortável e fazendo com que ele entenda que, apesar de estar em uma videochamada, será avaliado da mesma forma que quem participará presencialmente. Caso seja uma contratação imediata e o trabalho ocorra presencialmente, vale perguntar ao postulante quando ele poderia chegar à cidade no caso de ser aprovado.
Vale a pena também adaptar os testes da sua empresa para que eles sejam capazes de identificar mais do que apenas hard skills (qualidades técnicas), uma vez que soft skills (habilidades interpessoais) serão extremamente necessárias na rotina do candidato. Assim, se você pensa em aplicar um teste de matemática online, talvez seja bom reavaliar a sua decisão, já que os participantes estarão mais suscetíveis a trapaças, fazendo assim com que as pessoas honestas tendam a não ter as melhores notas no seu processo. Em vez disso, prefira dinâmicas com os entrevistadores e outros participantes para entender mais sobre cada postulante.
INVISTA NO ALINHAMENTO COM OS CANDIDATOS
A comunicação é tão importante que pode evitar guerras e eleger pessoas. No seu processo, ela será crucial para garantir que os candidatos tenham compreendido bem para qual vaga estão aplicando e se realmente se identificam com a rotina e atividades do trabalho. Caso isso não seja feito, todo o seu recurso investindo no processo seletivo pode ser perdido, a partir do momento em que o novo empregado, que não foi bem alinhado, decide deixar a empresa.
Em função do aumento do desemprego no país, as pessoas estão aplicando cada vez mais para oportunidades que não fazem sentido para elas, isso porque a empresa não forneceu informações suficientes na descrição da vaga ou porque o candidato sequer se deu o trabalho de ler sobre as atividades e a empresa, enviando o currículo e respondendo às perguntas na esperança de receber um feedback positivo e, assim, fortalecer o seu ego.
Dessa forma, busque sempre deixar clara, durante todas as etapas da avaliação, como seria a rotina desse candidato, assim como o tempo necessário para executar as tarefas e, principalmente, se ele acredita que as funções a serem exercidas o deixariam feliz. Não hesite em falar sobre a realidade da vaga, mesmo que ela pareça envolver um trabalho pesado ou burocrático.
Pergunte sempre, após esse processo, se ele deseja continuar com a aplicação e dê espaços para receber uma resposta de desistência. Quanto mais você detalhar e perguntar, mais alinhado o candidato estará e menores serão as chances de demissão no futuro, fazendo com que os recursos gastos por você não sejam em vão.
DICA EXTRA: CONSIGA CANDIDATOS QUALIFICADOS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO
Além dos currículos qualificados e internacionais, a sua empresa pode ganhar muito com o custo-benefício e, além disso, alcançar ainda mais com pensamento criativo, networking, diversidade e engajamento, tornando o seu escritório um ambiente muito mais inovador.
A presença de colaboradores de outros países muda completamente a sensação dos funcionários em um ambiente de trabalho, deixando-os mais felizes e trazendo mais diversidade para as suas rotinas. Com um mundo globalizado, ter mais visão internacional se torna mais do que obrigatório para sair da caixa e trazer soluções eficazes para os seus clientes. Clique aqui e saiba mais sobre o programa que as empresas estão usando para inovar.
*GUILHERME CHÉQUER é Manager de Marketing B2B na AIESEC em Florianópolis e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Escreve sobre multiculturalismo e atualidades para o SC Inova.
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