[OPINIÃO] Alô CEOs: qual a importância do multiculturalismo em empresas inovadoras?

Voce está em :Home-Opinião, Sociedade-[OPINIÃO] Alô CEOs: qual a importância do multiculturalismo em empresas inovadoras?

[OPINIÃO] Alô CEOs: qual a importância do multiculturalismo em empresas inovadoras?

A pluralidade cultural na formação do ambiente de trabalho gera equipes de alta performance, capazes de encontrar diversas resoluções para os impasses.

A pluralidade cultural na formação do ambiente de trabalho gera equipes de alta performance, capazes de encontrar diversas resoluções para os impasses. / Imagem: iStock


[10.11.2020]
Por Guilherme Chéquer*

Uma startup é uma empresa emergente, que frequentemente se encontra em cenários de incerteza e, justamente por isso, necessita de muita inovação para entregar soluções eficazes. Nesse sentido, uma das maneiras mais interessantes de se garantir a constância das inovações é o multiculturalismo. Descubra abaixo os 5 porquês:

#1 – Soluções Globais

Com a globalização, as nações estão cada vez mais próximas e estar conectado com quem pensa e já viveu coisas diferentes é de extrema importância para conseguir enxergar as situações dos mais diversos ângulos e, com isso, encontrar as melhores soluções possíveis. Essa pluralidade cultural na formação do ambiente de trabalho gera equipes de alta performance, capazes de encontrar diversas resoluções para os seus impasses.

Além disso, vale citar que o processo de internacionalização da sua startup pode ser fortemente impulsionado devido aos seus funcionários estrangeiros, não somente por conhecerem melhor o mercado local de seus países e continentes, mas também pelas oportunidades de networking proporcionadas por eles.

#2 – Lucratividade Aumentada

De acordo com uma pesquisa publicada pela Entrepreneur, locais de trabalho que adotam o multiculturalismo e a diversidade geram uma renda 19% maior que ambientes menos plurais. Além disso, as empresas que contam com equipes multiculturais são capazes de superar os concorrentes em 35%.

Dessa forma, muito além do subjetivismo aparente, adotar essas práticas podem levar a sua empresa a alcançar resultados numéricos na prática e com consistência.

#3 – Evolução Linguística

Em empresas que buscam constante inovação é necessário manter uma conexão dos seus funcionários com o mundo moderno e as suas demandas. Qual o melhor jeito de fazer isso senão incentivando a aprendizagem e prática de línguas estrangeiras como o inglês, por exemplo?

A melhor forma de se tornar fluente em um idioma é através da prática e é justamente isso que a convivência com pessoas de outros países pode proporcionar. O melhor de tudo é que os funcionários vão aprender o vocabulário e o tom de voz específico do seu negócio.

#4 – Dose Diária de Criatividade

Imagine uma empresa em que todas as pessoas têm uma mesma perspectiva. Com certeza a geração de ideias não terá o mesmo impacto e a mesma criatividade de grupos diversos, que investem em conhecer diferentes realidades.

Esse pluralismo cultural é capaz de gerar novas ideias e novas formas de trabalho, promovendo a ressignificação de opiniões e, consequentemente, expansão da capacidade de imaginação, quebrando paradigmas e preconceitos.

#5 – Respeito e Inclusão

À primeira vista, pode até parecer que um ambiente com tantas pessoas diferentes resultaria em brigas e discussões, certo? Porém, na realidade, o que acontece quando empresas se abrem ao multiculturalismo é justamente o oposto.

Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, escritórios que investem em diversidade têm funcionários 17% mais dispostos, enquanto que a ocorrência de conflitos é 50% menor

Políticas de valorização e respeito à diversidade permitem que as pessoas possam se tornar as suas melhores versões, sentindo-se uma engrenagem importante no seu negócio. Assim, todos são livres para expressar as suas opiniões, sem ferir as suas crenças e princípios culturais.

Há vários casos de sucesso de quem adotou o multiculturalismo e viu os resultados alavancarem. João Marcelo Corrêa, fundador e CEO da Novarum Sky, contratou intercambistas com a AIESEC em Florianópolis para descobrir como diferentes culturas poderiam impactar o seu negócio. Graças ao trabalho conjunto com esses intercambistas, a empresa foi aprovada em um projeto apresentado para o Web Summit em 2017 e foram convidados a participar novamente em 2019. Agora em 2020 estão abrindo uma sede em Portugal para atender ao mercado europeu e expandir os negócios. 

“A principal vantagem que eu vejo em ter intercambistas em curto tempo é poder explorar diferentes países, e eu vejo que é o tempo necessário para eles se adaptarem e conseguirem desenvolver o trabalho. Aproveitamos a expertise, cultura, idioma e network desse trainee para desenvolver projetos no país de origem dele”, comentou João.

Como ter intercambistas na minha empresa?

Ao contrário do que muitos pensam, ter pessoas de outros países pode sair mais barato do que contratar funcionários brasileiros. Primeiramente, para contratar um estrangeiro, você conta com duas opções: realizar esse recrutamento e seleção de forma manual, o que torna tudo mais burocrático e complicado, ou recorrer a uma facilitadora, que lidará com toda a papelada e fará a seleção de pessoas ideal para a vaga que você procura, além de alinhamentos de expectativas com a empresa e o talento, possibilitando aos dois uma melhor compreensão de o que esperar. 

Com todas essas razões, fica evidente a importância do multiculturalismo, principalmente em startups, que muitas vezes não possuem um alto fluxo de caixa e, mesmo assim, precisam de soluções inovadoras para superar as barreiras que surgem.


*GUILHERME CHÉQUER é Manager de Marketing B2B na AIESEC em Florianópolis e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Escreve sobre multiculturalismo e atualidades para o SC Inova.

LEIA TAMBÉM: