Com projeto de prevenção a queimadas, equipe de Florianópolis vence prêmio mundial da NASA

Voce está em :Home-Inovadores-Com projeto de prevenção a queimadas, equipe de Florianópolis vence prêmio mundial da NASA

Com projeto de prevenção a queimadas, equipe de Florianópolis vence prêmio mundial da NASA

Equipe de nômades digitais reunida na capital catarinense conquista categoria de “Impacto Local” no NASA Space Apps Challenge, que reuniu quase 10 mil projetos de 185 países.

Nômades digitais reunidos na capital catarinense conquistam categoria de “Impacto Local” no NASA Space Apps Challenge, que reuniu quase 10 mil projetos de 185 países. 

Time global: na foto, Jan Koeppen, Victoria Moraes e Frank Rolim no momento em que a NASA anuncia a vitória do time de Florianópolis. / Crédito: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 17.01.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Em transmissão internacional nesta quinta-feira (16.01) a agência espacial norte-americana anunciou que uma equipe de nômades digitais reunida em Florianópolis foi a vencedora mundial de uma das nove categorias do NASA Space Apps Challenge, projeto criado pela agência espacial norte-americana na busca de soluções para o planeta. Concorrendo com quase 10 mil projetos de 185 países, o ‘Team i.O’ se reuniu em outubro na Founder Haus – um hub de inovação localizado no balneário de Jurerê In (outrora Jurerê Internacional), que tem parceria do Grupo Habitasul – e foi vencedor da categoria “Impacto Local”, com uma solução para prevenção de queimadas no Brasil.

Três dos cinco integrantes da equipe, composta pela argentina Victoria Moraes, pelos brasileiros Frank Rolim e Raphael Ribeiro, pelo sueco-alemão Jan Koeppen e pelo americano Ryan Zernach, acompanharam o anúncio do prêmio nesta quinta-feira na Founder Haus, onde houve muita comemoração. A entrega do prêmio será dia 4 de junho no Estado de Maryland, nos Estados Unidos. A solução proposta pelo ‘Team i.O’ tem como base dados abertos e em tempo real da NASA e permite a fazendeiros e demais usuários interagirem com esses dados utilizando “linguagem natural”, conversando por voz ou texto com um agente baseado em inteligência artificial, em uma interface similar ao ChatGPT.

O porta-voz do time, Frank Rolim, explicou que “após validar a solução com um proprietário de fazenda afetado por graves queimadas recentemente, concluímos que, além de viável, a solução terá um potencial de impacto ainda maior ao ser integrada com ferramentas de comunicação cotidianas do brasileiro, como o WhatsApp”.

A presença de um hub global de inovação no badalado balneário do Norte da Ilha foi um importante agregador de talentos para esse projeto, destacaram os integrantes do time: criada em agosto de 2023 como parte de um novo projeto dos incorporadores locais, a Founder Haus (“casa dos fundadores”, em alemão) é uma iniciativa do casal Paloma Lecheta e Nima Kaz em parceria entre o hub de investidores Jupter e o Grupo Habitasul.

O objetivo é conectar startups e investidores que trabalham com soluções voltadas para os principais problemas da humanidade – em sua maior parte, relativos à sustentabilidade. O hub de inovação já conta com quase 500 membros, entre fundadores e investidores nacionais e internacionais. 

LEIA TAMBÉM: