Nômades digitais reunidos na capital catarinense conquistam categoria de “Impacto Local” no NASA Space Apps Challenge, que reuniu quase 10 mil projetos de 185 países.
Time global: na foto, Jan Koeppen, Victoria Moraes e Frank Rolim no momento em que a NASA anuncia a vitória do time de Florianópolis. / Crédito: Divulgação
[FLORIANÓPOLIS, 17.01.2025]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Em transmissão internacional nesta quinta-feira (16.01) a agência espacial norte-americana anunciou que uma equipe de nômades digitais reunida em Florianópolis foi a vencedora mundial de uma das nove categorias do NASA Space Apps Challenge, projeto criado pela agência espacial norte-americana na busca de soluções para o planeta. Concorrendo com quase 10 mil projetos de 185 países, o ‘Team i.O’ se reuniu em outubro na Founder Haus – um hub de inovação localizado no balneário de Jurerê In (outrora Jurerê Internacional), que tem parceria do Grupo Habitasul – e foi vencedor da categoria “Impacto Local”, com uma solução para prevenção de queimadas no Brasil.
Três dos cinco integrantes da equipe, composta pela argentina Victoria Moraes, pelos brasileiros Frank Rolim e Raphael Ribeiro, pelo sueco-alemão Jan Koeppen e pelo americano Ryan Zernach, acompanharam o anúncio do prêmio nesta quinta-feira na Founder Haus, onde houve muita comemoração. A entrega do prêmio será dia 4 de junho no Estado de Maryland, nos Estados Unidos. A solução proposta pelo ‘Team i.O’ tem como base dados abertos e em tempo real da NASA e permite a fazendeiros e demais usuários interagirem com esses dados utilizando “linguagem natural”, conversando por voz ou texto com um agente baseado em inteligência artificial, em uma interface similar ao ChatGPT.
O porta-voz do time, Frank Rolim, explicou que “após validar a solução com um proprietário de fazenda afetado por graves queimadas recentemente, concluímos que, além de viável, a solução terá um potencial de impacto ainda maior ao ser integrada com ferramentas de comunicação cotidianas do brasileiro, como o WhatsApp”.
A presença de um hub global de inovação no badalado balneário do Norte da Ilha foi um importante agregador de talentos para esse projeto, destacaram os integrantes do time: criada em agosto de 2023 como parte de um novo projeto dos incorporadores locais, a Founder Haus (“casa dos fundadores”, em alemão) é uma iniciativa do casal Paloma Lecheta e Nima Kaz em parceria entre o hub de investidores Jupter e o Grupo Habitasul.
O objetivo é conectar startups e investidores que trabalham com soluções voltadas para os principais problemas da humanidade – em sua maior parte, relativos à sustentabilidade. O hub de inovação já conta com quase 500 membros, entre fundadores e investidores nacionais e internacionais.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES