Inauguração do LinkLab Ágora, nesta quinta-feira (26.09), vai incluir corporações como Tigre, Schulz, Whirlpool, WEG e ArcelorMittal, entre outras, ao modelo de cocriação de projetos desenvolvido pela Acate. Foto: Daiane Ma
Um espaço em que diretores e gestores de médias e grandes empresas se conectam com startups para desenvolver, em conjunto, soluções inovadoras para resolver problemas de seus respectivos mercados. Esse foi o objetivo que levou à criação do programa de inovação aberta LinkLab, pela Associação Catarinense de Tecnologia, em 2017. Nesta quinta-feira (26.09), a terceira unidade do projeto será inaugurada em Joinville, no Ágora Tech Park, agregando algumas das maiores empresas da economia catarinense.
Em um espaço de 450m2, corporações como ArcelorMittal, Catarinense Pharma, Cisa, Tigre, Schulz, Whirlpool, WEG, Federação das CDLs de Santa Catarina, Porto Itapoá e Orbenk contarão com salas para instalação dos times de inovação e espaços de reunião para conversas de negócios, além de ambientes coletivos para convivência e troca de ideias.
“O objetivo é promover um ambiente de inovação aberta, onde trocas e novas conexões podem ser feitas a todo momento”, explica Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE e idealizador do LinkLab. Segundo ele, o índice de fechamento de negócios entre as corporates e startups é superior a 40%. Nas três unidades do programa (Florianópolis, São José e Joinville), 28 empresas participam como patrocinadoras.
LEIA TAMBÉM: Grandes empresas e startups: cases catarinenses mostram como criar relacionamento e gerar resultados
“A transformação digital e o processo de inovação, principalmente aberta, é um grande desafio para as empresas tradicionais. O LinkLab é uma ferramenta fantástica, pois aproxima as soluções – que as startups possuem – dos desafios que as corporações têm em grande quantidade, comenta Jean Vogel, diretor do Ágora Tech Park.
Em entrevista recente ao SC Inova, o presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), Ivan Tauffer, explicou que a demanda da entidade nesse programa é o desenvolvimento de novos negócios para pequenos varejistas: “queremos buscar formas novas e melhores para concessão de crédito, amenizando a burocracia do Estado que cai sobre as empresas. Além disso, precisamos facilitar os processos e orientar empresas familiares que estão há mais tempo no mercado e têm dificuldades em lidar com a inovação”. Como ele reforça, “não podíamos ficar apenas vendo o varejo mudar, deveríamos estar dentro das startups buscando novos produtos e serviços”.
Além do LinkLab, o Ágora Tech Park contará também com o Espaço Sebrae de Inovação, um ambiente contíguo ao do programa de inovação aberta, sem paredes entre eles, ampliando a rede de apoio às startups no relacionamento com as empresas e levando produtos e serviços que o Sebrae desenvolve para micro e pequenas empresas.
SIGA NOSSAS REDES