Cofundador da Pixeon, Iomani Engelmann será o novo presidente da Acate

Voce está em :Home-ACATE, Sociedade-Cofundador da Pixeon, Iomani Engelmann será o novo presidente da Acate

Cofundador da Pixeon, Iomani Engelmann será o novo presidente da Acate

Empresário sucede Daniel Leipnitz à frente da entidade na gestão 2020-2022, que conta com grande renovação nas diretorias.

Empresário sucede Daniel Leipnitz à frente da entidade na gestão 2020-2022, que conta com grande renovação nas diretorias, que iniciam trabalho no dia 01.06. Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 21.05.2020] 
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) terá um novo comando para o próximo biênio. O cofundador da healthtech Pixeon Iomani Engelmann, que atualmente era o vice-presidente de Marketing da entidade, assume a presidência da gestão 2020-2022 sucedendo o empresário Daniel Leipnitz (Visto Sistemas), que terá uma diretoria ampliada e com novas lideranças.

A nova chapa foi definida após reunião online nesta quarta (20.05). O cofundador da Softplan, Moacir Marafon, volta à diretoria como vice-presidente de Talentos (um dos principais desafios do setor de Tecnologia). Na área de Finanças, quem assume é Annalisa Blando Dal Zotto, CEO da ParMais. Dois ex-diretores de Verticais de Negócios também chegam à diretoria: Diego Brites Ramos, da Teltec, será o VP de Relacionamento e Arthur Nunes (PlotKids) o VP de Ecossistema. Há também participação de lideranças de outras regiões do estado: Nelissa Gevaerd Colossi Branco, da Softecsul (Lages), será a VP de Integração e o Henrique Bilbao (Ezok), de Blumenau, assume a VP de Marketing. A nova diretoria será empossada no dia 1o. de junho.

O novo presidente afirma que, entre as prioridades, está o fortalecimento do projeto de integração do mercado de tecnologia em Santa Catarina, além de investir na formação de profissionais. A ideia é trabalhar em conjunto com o setor público (federal, estadual e municipais) para gerar novas iniciativas. 

“Temos ciência da importância e relevância que o ecossistema catarinense de tecnologia e inovação ganhou para o país nos últimos anos, sob a liderança e referência da Acate enquanto entidade. Queremos seguir promovendo com melhoria contínua ações para consolidar este ambiente ainda mais, inclusive com uma visão cada vez mais global”, afirma Engelmann.

Vice-presidente de Marketing e Negócios da Acate entre 2016-2020, Iomani se formou em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e é considerado um “prata da casa”. Em 2003, a recém-criada Pixeon (que hoje desenvolve sistemas de gestão para hospitais, clínicas e laboratórios) foi selecionada para a incubadora MIDITec e, alguns anos depois, se tornou a primeira empresa do Sul do país a ser investida pelo fundo Intel Capital. 

Em retrospecto, a segunda metade da década representou um avanço significativo na história de 34 anos da Acate. Em 2015, inaugurou um centro de inovação em Florianópolis que ajudou a reposicionar o ecossistema local e deu origem a uma rede de outros empreendimentos na cidade.

“É importante uma oxigenação na gestão, e acredito que o principal legado que deixo é a integração e união do ecossistema. Não tenho dúvidas de que ações com este objetivo continuarão a ocorrer, especialmente pela diversidade de nomes eleitos”, destacou o atual presidente Daniel Leipnitz, que passa a integrar o Conselho Deliberativo da entidade. 

Em 2017, inaugurou um modelo de inovação aberta, o LinkLab, replicado em cidades como São José e Joinville, e expandiu para atuação em São Paulo e abriu um espaço de negócios em Boston (EUA). Neste ano, lançou um Fundo Garantidor de Recursos para apoiar empresas de tecnologia a buscar linhas de financiamento para capital de giro e investimento. 

Outro desafio, de curtíssimo prazo, será o apoio às empresas associadas no combate aos impactos financeiros e sociais da Covid-19. A entidade lançou em abril um Plano de Ação para mapear as principais necessidades do mercado, criar uma rede de mentorias em várias áreas e uma plataforma compartilhada para recolocar profissionais demitidos em função da pandemia. 

DIRETORIA ACATE GESTÃO 2020/2022:

Presidente: Iomani Engelmann Gomes (Pixeon) Florianópolis

Vice-presidente de Finanças: Annalisa Blando Dal Zotto (Parmais) Florianópolis

Vice-presidente de Ecossistema: Arthur Medeiros Nunes (PlotKids) Florianópolis

Vice-presidente de Relacionamento: Diego Brites Ramos (Teltec) Florianópolis

Vice-presidente de Marketing: Henrique Marcos Fava Bilbao (Ezok) Blumenau

Vice-presidente de Talentos: Moacir Antonio Marafon (Softplan) Florianópolis

Vice-presidente de Integração: Nelissa Gevaerd Colossi Branco (Softecsul) Lages

CONSELHO DELIBERATIVO

Alexandre d’Avila da Cunha (Cebra) Florianópolis

André Krummenauer (Involves) Florianópolis

Claudio Roberto Grando (Audaces) Florianópolis

Daniel dos Santos Leipnitz (Visto Sistemas) Florianópolis

Darlan Segalin (Amplimed) Chapecó

Edenir Silva (Grupo Nexxera) Florianópolis

Fábio Beal (Kiper) Florianópolis

Fernanda Maria Barreto Bornhausen (SocialGood Brasil)Florianópolis 

Jorge José Cenci (Senior) Blumenau

José Rizzo Hahn Filho (Pollux) Joinville

Nadine Heisler Wassmer (Domlexia) Florianópolis

Rui Luiz Gonçalves (AltoQi) Florianópolis

Tiago Alexandre Vailati (Hiper) Florianópolis

CONSELHO FISCAL

Membros efetivo

Guilherme Domingos Ferla Junior (Grupo DOT) Florianópolis

Marcos Luiz Marchezan (Instituto Stela) Florianópolis

Sergio de Lima Viola (Jexperts) Florianópolis

Membros suplente

David Mauricio Escobar Gomez (4C) Joinville

Maristela Franco Paes Leme Pinheiro (NPU) Florianópolis