Empresa liderada pelo CEO Carlos Rodolfo Schneider (foto) selecionou duas startups para desenvolver projetos de segurança ambiental e indústria 4.0 e lançou loja de vendas inédita no segmento. / Foto: Divulgação
[JOINVILLE, 03.09.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
A sexagenária Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina e com sede em Joinville (SC), começa a apresentar resultados das iniciativas de inovação aberta e conexão com startups, iniciadas com o programa Ciser+Inovação lançado no final do ano passado. Desde então, a empresa tem se aproximado de aceleradoras, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios para criação de novos produtos.
Recentemente, aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) do Ministério da Economia, para alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos. A Ciser também usou o edital Conecta Startup Brasil, como estratégia de mitigação de riscos, para estabelecer a forma da empresa de se relacionar com empresas nascentes.
“As oportunidades para inovar estão presentes em vários departamentos, do financeiro ao RH, engenharia, manufatura, segurança do trabalho, entre outros. O Conecta nos ajudou também a atrair e selecionar startups que demonstravam sinergia com esses desafios”, aponta Karollyne Correia, supervisora de inovação da Ciser. A empresa selecionou duas startups: Microciclo e Systemen. Ambas venceram mais uma jornada do edital e foram aprovadas para a segunda fase, em que recebem investimento de até R$ 200 mil.
A Microciclo tem sede em Natal (RN) e atua com biorremediação de rejeitos industriais através da aplicação de bactérias, possibilitando a reutilização da água no sistema produtivo, gerando economia e segurança ambiental. Já a Systemen entrou para acelerar a jornada rumo à indústria 4.0 por meio de sensoriamento, com monitoramento de uma máquina laminadora de parafusos, permitindo a comunicação em tempo real com o equipamento. “A ação resultou em envio de informação mais transparente e na palma da mão, possibilitando aos gestores industriais uma tomada de decisão muito assertiva”, explica Karollyne.
A empresa, uma das maiores do segmento industrial em Santa Catarina e liderada pelo CEO Carlos Rodolfo Schneider, tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e portfólio de 27 mil produtos divididos em 500 linhas, para atender clientes em mais de 20 países. Ao todo, são mais de 1.500 colaboradores nas unidades de Araquari (SC) e Sarzedo (MG), além dos centros administrativo e de distribuição em Joinville.
Outra ação foi o lançamento de uma loja online corporativa inédita na indústria de fixação no Brasil, desenvolvida exclusivamente para os seus clientes de todo o Brasil. Em menos de dez dias no ar, a plataforma já aumentou o tráfego e acesso no site da empresa em mais de 60%.
A tecnologia escolhida pela Ciser foi a SAP Hybris Commerce, implantada em parceria com a empresa de tecnologia FH Consulting e a agência de comunicação BriviaDez. Desenvolvido em conjunto com as áreas de marketing, vendas e tecnologia da informação da Ciser, o modelo de plataforma é utilizado também por outras grandes marcas como Arezzo, Leroy Merlin, Carrefour, Hering e Etna.
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