Evento realizado pelo Senac/SC no último final de semana quer impulsionar potencial local para a Economia Criativa
Sede de grandes empresas do setor industrial e de serviços na Grande Florianópolis, o município de São José começa a apostar agora no desenvolvimento da Economia Criativa, em especial o mercado de animação. No último sábado (25.05), o Senac/SC promoveu o Anima São José, reunindo estudantes, empresários e entusiastas do mercado de animação, que acompanharam palestras e bate papos sobre os diferenciais da produção local e referências internacionais, agregando conhecimento e perspectivas de um segmento que cresce a cada ano.
São José, quarto município mais populoso de Santa Catarina, conta com 242 mil habitantes e começou recentemente a desenvolver iniciativas na área de inovação e tecnologia, com o projeto do Middle Valley e a instalação, nos próximos meses, de um Centro de Inovação. O Senac já havia feito um diagnóstico de toda a cadeia produtiva ligada à animação para desenvolver um ecossistema específico que vai expandir a economia local.
“O Anima São José foi um start para fomentar esta cadeia produtiva diversificada. O projeto é mais amplo e, a partir deste evento, começam outras ações e estratégias para transformar a cidade de São José em um polo criativo e inovador da animação”, afirma o gestor do programa Senac Criativo, Luis Fernando Albalustro. O Senac, afirma a diretora de marketing e comunicação Ivanir Bazzei, vai entrar com programas específicos “para desenvolver as potencialidades dos profissionais da área, com capacitações nas mais diversas áreas desta cadeia produtiva”.
Na visão do Secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação de São José, Waldemar Bornhausen Neto, o município percebeu que este é um segmento em expansão e fundamental para a região: “o mercado existe, está em crescimento e o que precisamos é capacitar mão de obra”.
Enquanto algumas empresas já estão estabelecidas nesta área, outras ainda buscam um espaço entre as inúmeras oportunidades que o mercado oferece. Este foi o cenário abordado por Leonardo Minozzo, diretor da Cafundó Creative Studio, em palestra sobre os negócios no setor, destacando a relevância do evento para dar visibilidade a quem deseja montar a própria empresa e investir na área da animação.
Já Ana Paula Schneider, conhecida nas redes sociais como “Bocuda”, falou que o boom no mercado de animação no país se deve não só aos profissionais que estão investindo na criação, mas também à popularização de canais digitais como o YouTube, que despertam ainda mais o interesse para essa área. Também participaram do #AnimaSãoJosé nomes de expressão no mercado, como Ana Beatriz Bahia, cofundadora do estúdio Casthalia, a visual development & illustration Sami Sena e a designer e artista plástica Gabriela Dreher. O Anima São José teve patrocínio da Intuitiva Digital Solutions e apoio da Prefeitura de São José.
*Com informações do Senac/SC
SIGA NOSSAS REDES