Plataforma Innoway, desenvolvida em parceria com a Modo8, será aplicada para identificar grau de maturidade das “corporates” para projetos de inovação aberta. / Foto: José Somensi/Divulgação ACATE
[FLORIANÓPOLIS, 30.11.2021]
Por Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
A falta da cultura de inovação em grandes e médias empresas ainda é uma barreira que impede resultados positivos nos negócios e a criação de novos produtos ou serviços. Essas dificuldades acontecem especialmente durante a interação destas corporações com startups, na tentativa de superar os desafios do mercado.
Para quebrar as resistências internas de empresas deste porte e ampliar a eficiência do LinkLab, programa de inovação aberta criado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em 2017, foi desenvolvido o Innoway, uma plataforma de inteligência digital que mede a maturidade das corporates em suas jornadas inovadoras. O programa é uma parceria da Acate com a Modo8.
O projeto, que também concede um selo de inovação e criou um banco de dados sobre as empresas analisadas neste tipo de processo, foi lançado pela Acate em outubro deste ano durante o Startup Summit 2021. Os gargalos de inovação já faziam parte das preocupações dos executivos da Acate quando o LinkLab foi criado para ser um programa pioneiro de aproximação do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina com as corporações líderes em seus nichos de mercado.
“As experiências que estavam acontecendo à época – e que continuam sendo feitas – eram de colocar a startup dentro da empresa. Com a doce ilusão de que ela vai contaminar positivamente a corporação. Mas o que acontece, na maioria dos casos, é o contrário. As corporações envenenam a startup, que vira um departamento da empresa. No geral, ainda existe toda uma hierarquia e relações de poder que não funcionam com inovação aberta”, explica Silvio Kotujansky, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Acate.
Quatro anos depois, segundo Kotujansky, as corporações já estão fazendo de forma mais eficiente as suas “lições de casa”, pois entenderam que é preciso manterem-se abertas à experimentação e admitirem que os erros cometidos possam fazer parte do aprendizado no caminho do processo inovador. Além disso, essas empresas já sabem que as startups devem continuar “respirando” no contato com centros de pesquisas, universidades, eventos e outras empresas de tecnologia para conseguirem oferecer soluções inovadoras.
“Sempre buscamos entregar uma jornada de inovação mais completa possível no LinkLab. Existia uma gap importante neste sentido, especialmente de lideranças. E mensurar a maturidade de uma corporate era fundamental. Toda nova corporação que entrar agora no LinkLab vai passar pelo Innoway”, destaca.
O diagnóstico aplica uma pesquisa online com líderes e colaboradores das corporações. Com uso de inteligência digital e análises de especialistas, a plataforma avalia 170 atributos em uma ferramenta que permite 28 mil correlações antes de apontar um diagnóstico da empresa.
Os resultados são apresentados em cinco semanas e definem o nível de maturidade da companhia, além de informações mais precisas para criação de uma cultura de inovação com pontos específicos que a empresa precisa evoluir.
“O grande benefício para as empresas é retirar o achismo da inovação. Metrifica todos os aspectos mais importantes da cultura de inovação que fazem com que a empresa inove de forma constante e fluída”, detalha Daniel Alves, CEO da Modo8, um dos idealizadores do Innoway e que também foi mentor do LinkLab.
“A empresa tem uma mira laser com as prioridades do que deve evoluir primeiro, além da correlação entre pessoas, e as ferramentas para conseguir acionar seus planos de inovação aberta de maneira rápida. A vantagem de estar conectado com o ecossistema é que o LinkLab pode definir em tempo recorde qual é o desafio desta empresa e já conectar com a startup dentro das oportunidades identificadas no nosso diagnóstico”, complementa.
PLATAFORMA SUGERE AÇÕES PARA SIDERÚRGICA
A primeira empresa a passar pelas métricas da nova plataforma foi a ArcelorMittal. O case apresentado durante o Startup Summit 2021 foi aplicado na ArcelorMittal Vega, unidade da companhia em São Francisco do Sul, cidade da região norte de Santa Catarina. Dentro da escala de maturidade da metodologia, a siderúrgica ficou no nível avançado, um abaixo do mais alto, o fluente. Por isso, a empresa ganhou uma certificação. Caso seja avaliada nestes dois níveis mais elevados, a empresa recebe o Selo ACATE Innoway.
Dos 600 colaboradores da empresa, 300 deles responderam a pesquisa, divididos entre 100 líderes e outros 200 da área operacional. A certificação também pode auxiliar a empresa na atração de novos talentos. “Em um mercado em que faltam 300 mil profissionais, o selo traz um reconhecimento importante de um ambiente em que as pessoas conseguem inovar, trazer novas ideias e aplicar sua criatividade”, aponta Alves.
Parte do diagnóstico da plataforma indicou que a empresa deveria explorar novos mercados, como o agronegócio. E também apontou que seria preciso utilizar inteligência artificial sobre a base de dados em que a empresa já é fluente para mapear novas áreas e oportunidades de atuação da siderúrgica.
O Linklab então conectou a empresa com a Grund, empresa de inteligência tecnológica, que une know-how em engenharia e inteligência de mercado com data analytics, para ajudar a acelerar a inovação na ArcelorMittal. A Grund é uma spin-off da Elint, que entrou no LinkLab em 2021 e foi criada em 2019 a partir do Grupo de Gestão da Informação (parte do LabMat-UFSC). A empresa é especializada em consultoria e inteligência tecnológica e já produziu análises para corporações no Brasil como Embraco e Embraer, e em grandes empresas da França e da Dinamarca.
“Embarcamos nessa para entender como alguns mercados consumidores dos aços planos estão hoje enfrentando tendências que podem refletir numa mudança de requisitos e critérios de sucesso na hora da compra deste produto. E, ao mesmo tempo, entender os maiores players, a inovação tecnológica no estado da arte. As vezes é uma nova tecnologia de material ou manufatura, a questão ambiental de redução de pegada de carbono. Olhar para fora, oxigenar para fomentar e validar ideais”, diz Gustavo Paz, CEO da Elint e co-fundador da Grund.
“Com o diagnóstico, podemos nos preparar melhor para esse mercado diante de tantas incertezas. A gente só controla aquilo que a gente mede, então foi fundamental mensurar nosso nível para saber onde estamos e como avançar”, disse Lincoln Rezende, gerente de Inovação Digital da ArcelorMittal, durante o painel do Startup Summit 2021.
Outra avaliação foi realizada com 271 colaboradores e líderes da SLC Agrícola, grupo do setor agropecuário com matriz em Porto Alegre (RS) e com 22 unidades de produção em sete estados. Na safra 2020/2021, a produção do grupo foi de 470 mil hectares plantados e a estimativa para a safra 2021/2022 é de 660 mil hectares.
A empresa também recebeu o selo de inovação avançada, mas no caso da SLC, o LinkLab ainda está fazendo as conexões com startups do ecossistema para seguir os caminhos apontados na avaliação da plataforma. Entre as oportunidades sugeridas pelo Innoway foi a de democratizar a inovação, que na empresa está mais centrada entre as lideranças, e desta forma garantir que os processos cheguem às áreas operacionais.
A plataforma também sugeriu que à empresa crie uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento de alta performance, o que pode levar o grupo a migrar de produtora agrícola de commodities para uma produtora de tecnologias agrícolas voltadas para produtos e serviços.
Acesse aqui o e-book Cultura de Inovação e ESG, produzido pela ACATE e Modo8 e que dá acesso a um pré-diagnóstico gratuito sobre maturidade de inovação
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