Quem pretende tirar ideias inovadoras do papel – ou precisa de suporte para desenvolver o que já iniciou – precisa ficar atento aos programas e projetos de apoio a empreendedores que vão rolar em Santa Catarina neste ano.
[FLORIANÓPOLIS, 07.01.2020]
Ano novo, projetos novos. Ou novas metas e objetivos para projetos que já começaram.
É assim que muitos empreendedores, e futuros empreendedores, encaram o começo deste 2020 em Santa Catarina, um ano que apresenta uma série de oportunidades para quem precisa de apoio para tirar as ideias do papel. E também a quem já está dando os primeiros passos e ganhando mercado.
Aos leitores que estão em alguma dessas situações, o SC Inova destaca programas e projetos de apoio ao empreendedorismo inovador no estado que estão com inscrições abertas ou que vão abrir seleção ao longo do ano. O cardápio é variado, com opções para as principais fases de maturidade dos projetos e negócios.
PRIMEIROS PASSOS: IDEAÇÃO E PRÉ-INCUBAÇÃO
Agora mesmo em janeiro há uma série de programas abertos, como o Programa NaSCer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Sebrae/SC, que está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. Serão selecionadas 10 ideias por turma (uma a cada semestre), sendo que cada equipe/ideia pode ter até cinco integrantes.
A ideia é converter conhecimento em novos produtos, processos e serviços para serem lançados no mercado. Os projetos selecionados recebem ferramentas de apoio, consultorias (técnicas e de mercado), mentoria e assessorias. Serão formadas até 15 turmas em 15 polos do estado: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. As inscrições (que já estão encerradas para projetos em Jonville e Lages, onde os Centros de Inovação já estão em operação) podem ser feitas no site da Fapesc: www.fapesc.sc.gov.br.
Também estão abertas as inscrições para o CoCreation Lab – pré-incubadora de projetos – em São José (voltado a propostas para Economia Criativa) e Florianópolis, dedicado a iniciativas na área de comunicação e jornalismo, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI). As inscrições vão até o dia 13 de janeiro e podem ser feitas aqui: http://cocreationlab.com.br/editais/
INCUBAÇÃO E ACELERAÇÃO
Para startups e outros projetos de base tecnológica, não faltam oportunidades para apoio e desenvolvimento.
Um deles é o StartLab, projeto da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) voltado a startups em fase inicial, com foco na criação, estruturação e validação de novos negócios. O programa, com sede no Centro de Inovação Acate/Sapiens Parque, conta com metodologia própria e dá acesso à rede de mentores da entidade, assim como eventos de networking e capacitação. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro, neste link.
Para startups com um nível maior de maturidade – ou seja, que já estão no mercado e com faturamento – a dica é o programa de inovação aberta da Acate, o LinkLab, que iniciou em 2017 e hoje conta com sedes em Florianópolis, São José e Joinville. Neste programa, as selecionadas têm a oportunidade de se relacionar com grandes e médias empresas do mercado que patrocinam a iniciativa. As inscrições estão abertas ao longo de todo o ano e as startups podem se cadastrar aqui: http://linklab.acate.com.br/
Em Joinville, 2020 será o segundo ano do projeto JEDI – a Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (foto ao lado), na qual equipes empreendedoras desenvolvem, ao longo de 16 dias e uma metodologia própria, startups para solucionar problemas reais do mercado. Em 2019, foram realizadas quatro edições temáticas (saúde, educação, logística/mobilidade e indústria/manufatura) e estão previstas outras três para este ano. A iniciativa é do Joinvalle e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville e os interessados podem acompanhar as novidades pelo site https://jedi.joinvalle.com.br/.
STARTUPS EM FASE DE TRAÇÃO
Um dos mais concorridos programas de capacitação e apoio a startups em Santa Catarina, o Startup SC terá novamente turmas em quatro cidades do estado: Florianópolis, Chapecó, Blumenau (em parceria com a Blusoft e o Instituto Gene) e Joinville (em conjunto com Softville e Ágora Tech Park). Serão selecionadas 50 startups no total, 20 para a turma da Capital e 10 para cada uma das demais cidades. Desde o início do projeto, em 2013, mais de 220 startups passaram pelas nove turmas de capacitação.
O período de inscrições vai de 27.01 a 27.02. Confira aqui o calendário completo do programa para este ano.
AINDA NÃO TEM UM PROJETO? STARTUP WEEKEND AJUDA A DESENVOLVER MENTALIDADE EMPREENDEDORA
Quem ainda não tem um projeto, mas quer entender os novos caminhos e metodologias para desenvolver e prototipar ideias? Um caminho para quem está nesse ponto inicial da jornada é participar do Startup Weekend, que terá nada menos do que 30 edições acontecendo em 22 cidades catarinenses. Considerado o maior programa global de empreendedorismo, o SW une equipes com pessoas de negócios, programadores e designers para formar grupos multidisciplinares e, em 54 horas, desenvolver (com apoio de mentores) e apresentar um modelo de negócio validado com clientes para uma banca de jurados.
LEIA TAMBÉM: Como estimular uma comunidade empreendedora? O exemplo do Startup Weekend em Joinville
O extenso calendário de Startup Weekends em Santa Catarina começa em Lages (13 a 15 de março) e encerra em Joinville (27 a 29 de novembro). Também recebem o programa as cidades de Florianópolis, Brusque, São Bento do Sul, Criciúma, Blumenau, Concórdia, Joaçaba, Tubarão, Rio do Sul, Itajaí, Videira, São José, Xanxerê, Araranguá, Balneário Camboriú, Maravilha, Chapecó, Luzerna e Caçador.
Alguns destes eventos serão temáticos (indústria, saúde, construtechs, logística, impacto social, turismo) e outros direcionados para o empreendedorismo feminino (SW Women) e de jovens (SW Youth). As datas e temas de cada Startup Weekend no estado em 2020 estão disponíveis neste link.
E continue acompanhando o SC Inova para saber onde e como começar sua jornada empreendedora em Santa Catarina.
TEXTO: Fabrício Umpierres Rodrigues, editor SC Inova
scinova@scinova.com.br
SIGA NOSSAS REDES