Novos negócios desenvolvidos nas cidades de Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Luzerna e Palhoça foram os destaques do evento que apresentou soluções inovadoras para mais de 300 visitantes, no Sapiens Parque. Foto: CERTI/Divulgação
Mais de 120 empreendedores apresentaram os produtos e serviços desenvolvidos por suas startups, apoiadas durante a 6a. edição do programa Sinapse da Inovação, durante Feira de Negócios realizada na última terça-feira (02.07), em Florianópolis. Foi uma oportunidade de networking com investidores, potenciais clientes e parceiros que reuniu mais de 300 participantes no Sapiens Parque.
Promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em parceria com o SEBRAE/SC e executado pela Fundação CERTI, o Sinapse da Inovação ofereceu R$ 60 mil a cada uma das novas empresas surgidas no programa (chamadas de sinápticas) para desenvolvimento de seus produtos, além de bolsas, consultorias e mentorias.
Desde o seu lançamento, em 2008, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 489 empresas no estado, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 100 milhões no último ano, gerando impactos econômicos e sociais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento regional.
LEIA TAMBÉM: Investimento total no Sinapse da Inovação vale por um ano de impostos gerados pelas startups
Durante o evento, os visitantes receberam três cédulas (chamadas Sinaptcoins) para investir nas empresas que mais gostaram. As escolhidas pelo público (lista abaixo) representam cinco diferentes cidades do estado, do Oeste à Grande Florianópolis, passando pelo Vale do Itajaí e Costa Verde Mar. São elas:
1º lugar: Viewy Tecnologia (Palhoça)
A empresa focou no desenvolvimento de sistemas para comunicação e monitoramento direcionado a áreas de segurança e defesa. A inovação da empresa é voltada para detecção e bloqueio de drones com o objetivo de inibir seu uso em atividades ilícitas, podendo atuar na proteção do espaço aéreo de aeroportos, presídios, grandes eventos, infraestruturas críticas ou qualquer outro tipo de local onde a aproximação tem que ser monitorada, controlada ou mesmo impedida.
2º lugar: Mate in Box (Florianópolis)
A inovação da empresa é um Clube de Assinatura de Erva-Mate que proporciona aos associados uma nova experiência com o chimarrão. A startup nasceu para que pessoas adeptas de chimarrão conheçam novos sabores das diversas regiões produtoras, aprimorem seus conhecimentos e vivam os benefícios da erva-mate. O assinante recebe todos os meses em seu endereço um kit composto por erva-mate selecionada, blend exclusivo para combinar e complementar a erva-mate de cada mês; um informativo, com detalhes como região de origem, moagem, produtores e outras características sobre o produto que está consumindo, além de um brinde relacionado à cultura do mate.
3º lugar: Lemure.club (Luzerna)
Um marketplace de crédito na modalidade Peer to Peer, que une tomadores e investidores em uma relação em que todos saem ganhando. Exclusivamente on-line, conforme prevê a regulamentação do Banco Central, a Lêmure tem formato de rede social, com funcionamento simples e intuitivo. Alguns diferenciais da plataforma são o sistema de Score Social, que avaliará cerca de mais de 500 variáveis do tomador de empréstimo, registros e assinaturas registradas via BlockChain e assessoria jurídica.
4º lugar: Slots Fashion (Blumenau)
A empresa desenvolveu um software voltado para a moda, que facilita o processo de desenvolvimento de coleções em um curto espaço de tempo, através do estímulo da criatividade e organização da pesquisa de moda. Para auxiliar o estilista a organizar toda sua pesquisa de imagens, o sistema também permite a categorização (coleções, estilos, segmentos), a marcação das preferências e a busca com facilidade dentro do banco de dados. Esse é um importante diferencial do Slots Fashion, que além da organização da pesquisa de moda permite a geração de rápidas e novas ideias para o estilista através de um robusto banco de dados.
5º lugar: Eletroblocks (Itajaí)
A equipe desenvolveu módulos eletrônicos que se conectam de forma fácil e segura, permitindo o ensino prático da eletrônica. A inovação consiste em conjunto de circuitos eletrônicos, com diferentes funcionalidades, acoplados em módulos que se conectam e permitem a criação de circuitos maiores com funcionalidades diferentes. Os circuitos de cada módulo possuem funções similares aos componentes eletrônicos convencionais, mas adicionam fatores de segurança e compatibilidade. A estrutura dos módulos é formada por bases que promovem facilidade de uso.
SIGA NOSSAS REDES