Foram 54 horas de imersão, que contaram com a mentoria e facilitação de profissionais com experiência em diferentes áreas. As nove equipes tiveram 54 horas para construir um negócio digital, validar e colocá-lo para funcionar.
A 3ª edição do Startup Weekend Tubarão, um dos principais eventos do ecossistema brasileiro e mundial de startups, aconteceu neste fim de semana, (24 a 26), no Farol Shopping. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, o evento contou com a participação de 93 inscritos de 17 cidades, 25 ideias apresentadas, 14 foram as mais votadas e nove equipes formadas, cuja missão foi desenvolver do zero uma ideia de startup e colocar o seu novo negócio para funcionar.
Os vencedores da edição SW Tubarão 2019 foram: primeiro lugar para a equipe Faz pra Mim, plataforma digital que cria a conexão de prestadores de serviços com clientes que querem um preço mais acessível, dizendo quanto querem pagar por aquele trabalho. O segundo lugar ficou para a Com que Roupa, uma plataforma digital para gerenciar o guarda roupa dos clientes, com escolhas e necessidades diferenciadas para cada um. E o terceiro lugar o Recicla Fácil, uma plataforma digital que facilita a conexão de pessoas que querem descartar seu lixo de forma adequada com empresas de reciclagem.
A premiação do primeiro lugar foi: três meses de incubação da CRIE/AGETEC, mais três ingressos para o Startup Summit (Florianópolis), ingressos para o Innovation Summit SC (Tubarão) e mochilas da Mormaii. Para o segundo lugar: dois ingressos para o Startup Summit (Florianópolis) e ingressos para o Innovation Summit SC (Tubarão). Para o terceiro lugar: um ingresso para o Startup Summit (Florianópolis) e ingressos para o Innovation Summit SC (Tubarão).
De acordo com Giovani Bernardo, um dos organizadores e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, “esta terceira edição do Startup Weekend em Tubarão consolidou o evento na cidade, foi a edição que teve a maior procura, com a venda de ingressos esgotados antes do início do SW. Com boas ideias, bons times, muitos grupos de empresas participando – demostrando que as empresas estão buscando mecanismos para inovar – e o Startup Weekend é uma boa opção para a busca da inovação digital e capacitar os seus colaboradores. O SW solidifica Tubarão no ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia do Estado”, ressalta.
Além disso, os participantes passaram por uma série de atividades, aprendendo a buscar soluções de problemas, validação de ideias e de modelos de negócio. O grupo também teve a oportunidade de assistir a palestras sobre validação, produto mínimo viável (MVP) e pitch com empreendedores.
“Foi um processo árduo e prestativo, mas ao mesmo tempo prazeroso. A ideia foi a oitava mais votada, quase não passou, mas conseguimos formar uma boa equipe e saímos vencedores. Eu tenho a intenção de levar pra frente esta startup, porque pode ser a solução para muita gente, primeiro para as pessoas que estão sem trabalho, mas tem habilidade para aquela função, e segundo, pessoas que querem um preço mais acessível para os serviços e com o poder da escolha de dizer o quanto podem pagar”, explica Fernando Fraccaroli, da equipe Faz pra Mim.
Os critérios de julgamento dos projetos no Startup Weekend são divididos em sessões principais. Os times são julgados de acordo com três critérios: validação, execução, design e modelo de negócios. A banca de jurados foi formada por: Sacha Juanuk (gestor de processos – expansão omnistore Mormaii – Omnichannel), Rafael Faraco (Unisul), Fernando Pitt (gestor da Educação Básica e Profissional e de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais no SENAI), Fabio Holthausen (presidente da FAPESC), Jailson Mendes (CEO Lenke Automação).
O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, tem como parceiro em Santa Catarina o SEBRAE/SC, por meio do projeto Startup SC, e como mantenedores nacionais o Darwin Startups, Baptista Luz Advogados e Sympla. Essa edição tem como patrocinadores, Ágora Tech Park, Aurora, Escola do Financeiro, Foresee (B3), Indyxa, Involves, Multilog, PagueVeloz, Projuris, Softplan, Silva Santana & Teston,NSC Comunicação, SENAC, Seven’s Restaurante, Sandrini Park Hotel. Com apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, ACIT, IFSC, SENAI, UNISUL, FEINCOS e Farol Shopping.
Mentoria no Startup Weekend
Para auxiliar os participantes durante as atividades, o Startup Weekend Tubarão contou com um grupo de mentores vindos de diversas áreas de atuação, entre eles: Gélio Júnior (Co-fundador na Simples Dental), Claiton Pacheco (Co-fundador do Plurall Lab e Coworking), Henrique Otte (Coordenador de Inovação e Empreendedorismo), Icaro Queiroz Rezende (Cofundador e CTO da Signa Brasil Educação Acessível), José Renato Ardigo Junior (CEO da Catalisa), Luckas Frigo (Head of Product na MobLee), Luiz Estácio (Full Stack Architect na Acuity), Maria Eugênia Faccio (Fundadora da BIZI), Rafael Rocha (CEO na Multiverso), Vanessa Spanholi (Co-fundador da Sintese21) e o facilitador foi Eduardo Pittol – empreendedor do Rio Grande do Sul.
SIGA NOSSAS REDES