Proptech Spotlar recebe rodada seed de R$ 6 milhões liderada pela Terracotta Ventures

Voce está em :Home-Inovadores-Proptech Spotlar recebe rodada seed de R$ 6 milhões liderada pela Terracotta Ventures

Proptech Spotlar recebe rodada seed de R$ 6 milhões liderada pela Terracotta Ventures

Aporte será utilizado para validar escalabilidade da startup de Florianópolis que desenvolve personalização de interiores de novos imóveis. Na foto, os sócios Renan Lecheta, Luiz Paulo Magalhães, Ivan Alberti e Marcos Nuernberg

Aporte será utilizado para validar escalabilidade da startup de Florianópolis que desenvolve personalização de interiores de novos imóveis. Na foto, os sócios Renan Lecheta, Luiz Paulo Magalhães, Ivan Alberti e Marcos Nuernberg (Divulgação). 


[FLORIANÓPOLIS, 22.12.2022]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

A proptech Spotlar, sediada em Florianópolis (SC), anunciou nesta semana a captação de  uma rodada Seed de R$ 6 milhões para acelerar a escalada do seu negócio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O aporte é liderado pela Terracotta Ventures, tem participação da TM3 Capital (que já investiu na companhia em sua primeira rodada Pré-Seed) e outros co-investidores estratégicos. O investimento é o segundo em pouco mais de um ano e meio, quando a empresa surgiu com o propósito de redefinir o conceito “pronto para morar”.

A aposta dos investidores se deve ao rápido crescimento e capacidade de entrega apresentados pelo time. A empresa criou uma plataforma focada na aplicação de tecnologia e customização em massa para tornar novos imóveis vazios em residências verdadeiramente prontas para morar.

Ivan Alberti, co-fundador e CFO da Spotlar, explica que a proptech atua em um problema comum que ocorre na entrega das chaves de apartamentos novos: a falta de móveis e de decoração no imóveis. Isso leva à “jornada de interiores”, que envolve dores ao usuário como contratar serviços que desconhece, correr atrás de mobiliário e ao final quase sempre custa mais caro e demora mais que o esperado. “Isso provoca uma  quebra na experiência do consumidor, mas essa dor é ainda mais clara para o investidor imobiliário, que necessita de soluções práticas para acelerar a rentabilidade do ativo imobiliário depois de pronto”, destaca Ivan.

A empresa desenvolveu uma plataforma que permite com que os compradores de apartamentos na planta acessem um ambiente virtual 3D do seu imóvel e possa, por meio  de seu dispositivo, escolher as opções de mobília, decoração e eletroeletrônicos que preferir para cada ambiente, de forma visual e intuitiva, antes mesmo do prédio ficar pronto. 

Depois que o empreendimento imobiliário é entregue pela incorporadora, a Spotlar e uma rede de parceiros coloca o projeto em prática. O modelo de negócio é B2B2C, em que a proptech faz parcerias com incorporadoras para acessar os empreendimentos e potenciais clientes de forma escalável.

SÓCIOS “REPETEM A DOSE” NO MERCADO DE PROPTECHS

Fundada em março de 2021, a Spotlar é a segunda empresa de tecnologia idealizada por Renan Lecheta (CEO), Ivan Alberti (CFO), Marcos Felipe Nuernberg (CSO) e Luiz Paulo Magalhães (CPO). Juntos, eles já haviam criado em 2015 a Conaz, dedicada a digitalizar e conectar construtores e fornecedores por meio de uma plataforma de cotações e compras de insumos para a construção civil. A startup foi vendida em 2019 (leia a matéria publicada à época pelo SC Inova) para a Ambar, maior construtech da América Latina. Lá, o grupo ocupou cargos executivos por dois anos – depois, era hora de voltar a empreender.

Logo após a fundação, a Spotlar recebeu um investimento pré-seed de R$ 2,2 milhões e, desde então, firmou presença em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em menos de dois anos a proptech conta com um time de cerca de 30 colaboradores e tem parcerias com construtoras de médio e grande porte, como a Pride Construtora, de Curitiba (PR); Sensia Incorporadora, marca do Grupo MRV; e a Cyrela, sediada em São Paulo. A projeção para 2023 é triplicar as entregas, quando deve passar dos 500 apartamentos executados.

“A partir da experiência com a Conaz, os sócios da Spotlar demonstraram ser capazes de executar o  ciclo completo de conceber, executar e realizar a saída de um negócio bem-sucedido. Nesta segunda startup, eles estão mais maduros, com mais confiança e partiram de competências que eles já tinham para resolver um grande problema de um setor bastante complexo, que é o mercado de personalização e montagem de imóveis”, aponta Bruno Loreto, managing partner da Terracotta Ventures. 

CONHEÇA NOSSO CANAL SOBRE PROPTECHS E CONSTRUTECHS