Meu Crediário, de Rio do Sul, vai apostar no mercado de crédito para lojistas e consumidores do varejo

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Meu Crediário, de Rio do Sul, vai apostar no mercado de crédito para lojistas e consumidores do varejo

Depois de dominar o mercado de sistemas de crediário para empresas de pequeno e médio porte, fintech busca parceiros para crédito pessoal

Depois de dominar o mercado de sistemas de crediário para empresas de pequeno e médio porte, fintech catarinense – do CEO Jeison Schneider (foto) – busca parceiros para entrar no setor de crédito pessoal e de antecipação de recebíveis.


[FLORIANÓPOLIS, 21.09.2022]
Por Lúcio Lambranho, especial para o SC Inova

De uma das integrantes da oitava turma do programa de capacitação Startup SC para a liderança em sistemas de crediário próprio para o varejo brasileiro. Com essa trajetória, a Meu Crediário vai fechar o ano com clientes em 1.200 lojas e presença em todos os estados do Brasil.

O modelo de negócio da fintech fundada em 2016, em Rio do Sul (SC), tem como foco lojas de pequeno e médio porte, empresas que têm desafios maiores do que os grandes do varejo para analisar com rapidez o perfil do cliente, antes de conceder crédito para vendas a prazo. A solução, que também contribui para a cobrança automática de inadimplentes e negativação nos bureaus de crédito, teve aumento de demanda com o aumento da inadimplência no começo da pandemia.   

“Certamente nosso sucesso se deve a uma enorme participação do Sebrae, quando participamos do Startup SC. Fizemos a aceleração do Meu Crediário em 2018. Na época, com 180 lojas e hoje chegando a 1.200. Pivotamos nosso modelo de negócio, algo que demandou muita energia na época”, relembra Jeison Schneider, CEO da fintech. Como mostrou o SC Inova em outubro de 2017, a empresa já despontava no segmento quando foi escolhida como representante catarinense na etapa brasileira da Seedstars World, competição global que busca negócios inovadores na área de finanças. 

Seis anos depois, segundo Schneider, o modelo de negócio continua o mesmo no sentido de buscar aproximar os lojistas da digitalização do antigo modelo de carnês e crediários de longo prazo de pagamento.

“Mudamos o perfil de loja, comunicação, estratégia de captação de clientes, mas nunca abrimos mão da preocupação legítima que temos com a inadimplência e de aumento de vendas da loja. Acredito que um dos fatores determinantes para nosso crescimento é a segurança real que passamos para as lojas que utilizam nosso sistema para análise de crédito e também pelo acompanhamento que fizemos para que o lojista aprenda a usar nosso sistema”, acredita o fundador da Meu Crediário. 

Depois de conseguir o ponto de equilíbrio em 2020, a empresa pretende repetir em 2023 o mesmo desempenho neste ano. Um salto de 80%, passando 650 lojas clientes no começo do ano para 1.200 lojas no final de 2022. E também no tamanho da equipe nos últimos 12 meses, além de novos produtos no mercado. 

“Estamos trabalhando forte no planejamento de 2023 pois lançaremos novos produtos tanto para a loja (antecipação de recebíveis), quanto para o consumidor final (empréstimo pessoal). Nossa estratégia de crescimento deve se manter a mesma, o time deve dobrar novamente e a base de clientes acompanhar o ritmo de crescimento que estamos tendo em 2022”, aponta Schneider. 

Meu Crediário: Segundo a empresa catarinense, dentro do varejo, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Meu Crediário: Segundo a empresa, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

FUNDING NO HORIZONTE PARA FUTURAS OPERAÇÕES

Para os novos produtos, a startup deve buscar parceiros no mercado e ter caixa para oferecer crédito. “Sempre buscamos crescer sem expectativa de vender a empresa no futuro, buscamos ter uma empresa com crescimento acima da média mas que gere resultado financeiro positivo. Atualmente buscamos parceiros que nos permitam manter nossa estratégia de crescimento. Sabemos que no futuro teremos necessidade de funding para operação de antecipação de recebíveis e empréstimo pessoal. Para isso, já estamos iniciando algumas conversas”, avalia o CEO da startup. 

Enquanto não avançam as parcerias na área de crédito para empresas e pessoas físicas, a empresa de Rio do Sul também se consolidou como uma referência no mercado de moda, com Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama mensal desta modalidade no segmento do varejo. 

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou em julho um recuo de 11,20% em relação ao mês anterior, segundo o levantamento da empresa. O levantamento aponta que 8,93% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 9,93% em junho. Segundo a empresa catarinense, dentro do varejo, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas. 

Com 15 anos de experiência profissional na liderança de softwares de gestão de risco para crediário no Brasil, Schneider se tornou referência no mercado nacional ao fundar a Meu Crediário. Bacharel em Sistemas de Informação, o executivo pós-graduado em desenvolvimento de aplicações web, prefere manter os pés no chão ao falar sobre o crescimento das fintechs no mercado nacional. 

“Isso nos ajuda a enxergar o mercado de uma ótica um pouco diferente e não surfar a onda de crescimento a todo custo. Acreditamos que o mercado irá mudar o comportamento para algo mais conservador, buscando operações que gerem resultado em prazos menores. Algo que sempre fizemos por aqui”, acredita.