Fintech Asaas, de Joinville, anuncia faturamento de R$ 6 milhões no ano passado. Pela plataforma, foram transacionados R$ 320 milhões.
A startup financeira Asaas, que desenvolve uma plataforma de gestão de cobranças e pagamentos para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas, fechou 2017 com um crescimento de 226% no faturamento: foram R$ 6 milhões no ano passado, ante R$ 1,8 milhão em 2016. Por meio da solução, que tem o mesmo nome da startup, é possível receber pagamentos por meio de cartões de crédito e débito, emitir boletos bancários e notas fiscais, além de gerenciar as finanças por meio de um aplicativo para celular e plataforma web.
O resultado supera a média do crescimento do mercado de fintechs no Brasil em 2017, que foi de 41%.
Os micro e pequenos que já usam o Asaas foram responsáveis por transacionar R$ 320 milhões no ano passado, um crescimento de 209,5% sobre o volume total de pagamentos registrado em 2016, que foi de R$ 104 milhões. Para atender a demanda, a empresa contratou mais 12 colaboradores ao longo do ano e hoje tem uma equipe formada por 34 pessoas. Desde a fundação da fintech, que tem sede em Joinville, foram captados mais de R$ 7 milhões em aportes de investimento anjo e rodadas de venture capital da gestora Cventures.
Criada em dezembro de 2013, a Asaas afirma ter reduzido, em média, 50% de inadimplência. “Trabalhamos para melhorar o relacionamento entre fornecedores e clientes. Tornamos as cobranças entre eles algo simples e profissional, atendendo negócios, formais ou não, que anteriormente não teriam condições de adquirir esse tipo de tecnologia”, aponta Piero Contezini, CEO e cofundador da startup.
Para 2018, o objetivo é alavancar a receita de outros produtos, como a NFS-e e o cartão de crédito pré-pago do Asaas, além de triplicar o volume total de pagamento. A empresa oferece as soluções mesmo para empreendedores que não têm conta em banco, e não cobra mensalidade para a prestação do serviço de emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas.
Recentemente, a Asaas anunciou uma parceria com o Sebrae/SC para levar aos MEIs registrados em Santa Catarina uma conta digital na plataforma e também uma redução de 20% no custo de emissão do boleto bancário. “Esperamos diminuir a mortalidade das empresas no estágio inicial, quando são mais frágeis. Já fomos beneficiados pelo programa Startup SC e agora queremos devolver isso para o Sebrae e a sociedade catarinense”, comentou Piero à época do lançamento.
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