Exact Sales recebe investimento de R$ 15 milhões do fundo Astella

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Exact Sales recebe investimento de R$ 15 milhões do fundo Astella

Com os recursos, a startup de Florianópolis que desenvolve software para vendas complexas pretende adquirir outras empresas e se adequar à LGPD.

Com os recursos, a startup de Florianópolis que desenvolve software para vendas complexas pretende adquirir outras empresas. Foto: Fabrício Rodrigues/SC Inova 

A Exact Sales, desenvolvedora de software para aceleração de vendas complexas, é a nova startup do portfólio do fundo Astella, ao receber investimento de R$ 15 milhões  – o anúncio será nesta quinta (17.10), durante evento da investidora em São Paulo, o B2B Summit. Segundo informações do portal Exame, os recursos serão utilizados para aquisição de empresas com serviços complementares, ampliar serviços a clientes de maior porte e se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor a partir de 2020. A Astella assim amplia também sua participação no ambiente de startups e scale-ups de Santa Catarina: o fundo também é cotista em empresas como a Resultados Digitais e a Zygo (ex-SumOne).

O sistema guia e monitora as interações com o cliente em potencial para empresas aumentarem a geração de oportunidades, sugerindo ações com base em dados para o profissional de prospecção. Essa combinação, segundo a empresa, traz uma maior conversão de reuniões em negócios, aumentando o volume de vendas, reduzindo o custo de aquisição de novos clientes e os prazos médios de fechamento de negócios.

Em menos de cinco anos de fundação, a Exact Sales já captou R$ 21 milhões – agora, a Astella junta-se a Cventures, Vesper Ventures e investidores anjos como acionistas do negócio. Atualmente a empresa conta com 200 colaboradores e pretende faturar, em 2019, R$ 13 milhões.

A Exact nasceu em 2015, quando o empreendedor Theo Orosco começou a transformar a metodologia de pré-venda em processos complexos – que ajudou empresas como Welle Laser e Nanovetores a multiplicar vendas – em um software, caminho no qual contou com a entrada do sócio e CTO Felipe Roman. “Minha primeira grande venda foi ter convencido um profissional que ganhava bem em uma ótima empresa a largar tudo e ser meu sócio. Era a complementariedade de um técnico com o cara de vendas”, comentou Theo ao apresentar a empresa durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), no final do ano passado. 

O desafio era a capacidade de escalar esse modelo, baseado em uma metodologia e uma planilha de Excel. “A saída foi criar um software e produzir o serviço, criando um modelo de atendimento”, explica. Mas o software sequer existia quando ele obteve o primeiro aporte de um fundo de venture capital – R$ 1 milhão, via Cventures. Até então, com a planilha, a Exact faturava em torno de R$ 270 mil por trimestre – pouco mais de um ano depois do lançamento do software, as receitas trimestrais chegavam a R$ 2,3 milhões.  Como ele resume, “o segredo da pré-venda é replicar o cérebro, criando lógicas para tomar decisões rápidas. E isso não se faz com planilhas, era preciso ter um software”.

A Exact ainda obteve outro round de investimentos – de R$ 4 milhões, pela mesma gestora de venture capital – utilizado para expansão comercial. Como ele citou, “ a ideia era ser como as Casas Bahia, financiando o custo de implantação de nosso software nos clientes”, lembra Theo. 

No primeiro ano, a empresa ocupava uma sala de 30m2 na incubadora Celta onde antes funcionava a Welle Laser. Depois foi a vez de tomar a então sede da Resultados Digitais, com 380m2, que havia se mudado para um novo prédio. Mas o novo endereço só durou até fevereiro de 2017, quando a Exact passou a ocupar o espaço de outra empresa de TI local – a unidade de indústria de construção da Softplan. “Isso tudo ocorreu em dois anos e meio e tudo dentro do próprio ecossistema de inovação, empresas que a gente conhece e que foram nossos clientes. Eles cresceram e nós também”, ressaltou o empreendedor em entrevista ao SC Inova.

Além de atender pequenos negócios, a solução tem cada vez mais ganhado espaço em médias e grandes empresas – entre seus clientes estão SAP, Thomson Reuters, Philips, Unimed, Hiper, Sebrae, Engie, Estadão, Dígitro, Ultragaz, Khronos, Costão do Santinho Resort, Softplan, Oral Sin, Delivery Much, Zenvia. A metodologia também ajudou a criar uma nova área dentro das empresas e, principalmente, uma nova carreira profissional: a do pré-vendedor. Somente no ano passado, por exemplo, foram criados mais de 5 mil novos empregos com esta atribuição. Tal interesse fez também a empresa apostar e criar uma nova unidade de negócio por meio de uma plataforma educacional para capacitar estes profissionais: a Academia Exact. A iniciativa forma online, de forma gratuita, mais de 80 profissionais por mês e tem garantido empregabilidade para a totalidade dos inscritos.