Varejo Tech Day debate o panorama para a reinvenção do varejo

Voce está em :Home-Inovadores-Varejo Tech Day debate o panorama para a reinvenção do varejo

Varejo Tech Day debate o panorama para a reinvenção do varejo

Evento organizado pela Vertical Varejo da ACATE reuniu em Florianópolis mais de 600 empreendedores, executivos e lojistas.

Evento organizado pela Vertical Varejo da ACATE reuniu em Florianópolis mais de 600 empreendedores, executivos e lojistas. / Foto: Divulgação ACATE


[FLORIANÓPOLIS, 07.07.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa 

Com mais de 600 participantes e adesão de 23 corporações, a terceira edição do Varejo Tech Day, realizado em Florianópolis no dia 04.07 pela Vertical Varejo da Associação Catarinense de Tecnologia,  mostrou um panorama da “reinvenção” do setor, em tempos de mudanças significativas tanto no uso de inovações tecnológicas quanto no comportamento do consumidor. 

Alexandre Queiroz, CEO da Zanthus, uma das patrocinadora do evento, contou como buscou internalizar na empresa, que tem 50 anos de mercado, o “espírito de startup”, desenvolvendo dentro de casa soluções para os problemas do mercado de maneira dinâmica e inventiva. “A ACATE, com suas mais de 1.600 startups, sendo mais de 150 apenas na vertical de varejo, proporciona um ambiente ideal para isso”, comentou. 

Na abertura do Matchmaking, espaço para que startups conversem com corporações que sejam possíveis parceiros, clientes ou investidores, o grupo O Boticário destacou que a busca na empresa é por soluções que melhorem a experiência do consumidor. “Atuamos da indústria ao varejo, do transporte ao omnichannel, das ideias até as mãos das pessoas. Temos programas de formação, mentorias, geração de negócios e investimento em startups, e o relacionamento com o ecossistema”, resumiu Mariana Panisi, gerente de investimentos do grupo paranaense. No início de 2022, O Boticário adquiriu uma startup de Florianópolis, a Equilibrium (egressa do LinkLab ACATE), para criar uma plataforma integrada para gestão logística das entregas em todos os seus canais. 

CULTURA DE INOVAÇÃO EM PAUTA

Na parte da noite, palestras e rodas de conversa com especialistas do setor trouxeram ao público temas discutidos no setor no Varejo Show. Alfredo Lopes, do Fort Atacadista, trouxe o debate sobre cultura de inovação e aceleração digital nos processos. Jean Klaumann, CEO da Neogrid, falou sobre a transformação digital na cadeia de consumo com ajuda de Inteligência Artificial e a diferença de consumo entre as gerações Z, Alpha, Milenium e outros. Alexandre Arnold, CIO da Panvel, e Rafael Fiedler, CCO da Almeida Junior e Lisiane Monteiro, Tribe Lider da Algar.

Ainda no evento, Matheus Dellagnelo e Isabela Blasi, da Indicium, trouxeram junto a Walter Sabini Junior, da HiPartners, compuseram a mesa “O inverno das startups acabou?”. Ana Carolina de Araújo, Diretora Estratégia, Produtos e CX da GPA, falou sobre o foco no cliente e a abordagem pragmática da empresa para inovação. Paulo Nassar, CEO da Cobasi, fechou o evento com uma palestra sobre os bastidores da maior empresa pet do Brasil – que recentemente fundiu-se à maior concorrente, a Petz.

“O setor de varejo atende ao consumidor amplo e, por isso mesmo, precisa estar sempre se reinventando. Empresas como shoppings, supermercados, lojas de roupas, sapatos, perfumaria e afins utilizam as soluções propostas por startups para acompanhar os desejos do consumidor”, ressalta Bruno Guimarães, diretor da Vertical.