The CMOs Marketers: a comunidade profissional que virou plataforma de educação em SC

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The CMOs Marketers: a comunidade profissional que virou plataforma de educação em SC

Grupo de líderes de marketing em empresas de tecnologia recebe aporte de R$ 455 mil para fortalecer área de formação profissional.

Grupo de líderes de marketing em empresas de tecnologia recebe aporte de R$ 455 mil para fortalecer área de formação profissional. Em entrevista ao SC Inova, o criador da comunidade, Gustavo Stork, conta os detalhes da iniciativa e os atuais desafios do marketing digital. / Foto: Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 16.11.2022]
Por Lúcio Lambranho, especial para a Agência SC Inova

Co-fundador de startups de educação, e-commerce e SaaS no ecossistema de Santa Catarina, Gustavo Stork sempre trabalhou com produto, marketing e vendas. Em 2018 assumiu o desafio de criar a área de marketing de uma empresa em um mercado ainda muito incipiente. Depois de buscas e pesquisas na internet, não encontrou nada que pudesse ajudar no projeto. Teve então a ideia de entrar em contato com outros CMOs que poderiam ter passado por uma situação semelhante para buscar referências. Mandou e-mail para 20 profissionais. Oito responderam e em março daquele ano aconteceu a primeira reunião do The CMOs Marketers.

Mais de quatro anos depois, o grupo que reúne 170 executivos, recebeu um aporte de R$ 455 mil para se fortalecer como uma plataforma de educação e formação. Os recursos vieram de um pool de investidores, formado por nomes como Fernanda Baggio, VP de Marketing da Neoway (B3), Pedro Rabelo, CEO da Bagy (Grupo Locaweb), Michel Ank, CEO da Lastlink e Bárbara Dias, fundadora do Instituto Brasileiro de Tráfego Online.

Serão cursos, capacitações, imersões e eventos, com conteúdos produzidos por diversos gestores de marketing do mercado nacional, que atuam em empresas como Picpay, iFood, RD Station, Infracommerce, Neoway, GoDaddy, Adyen, Pague Menos, entre outras. Além disso, a plataforma também disponibilizará ferramentas de parceiros que tenham como objetivo facilitar o dia a dia e aumentar a performance dos gestores e times de marketing.

A ideia do desenvolvimento de uma solução surgiu a partir das dores que os executivos têm de ter uma formação mais sistêmica e que unisse não apenas disciplinas técnicas, mas também questões voltadas à liderança e à gestão de equipe.

Os profissionais de marketing hoje não possuem uma trilha clara de como se tornar um CMO. Há disponibilidade de cursos no mercado para a formação, mas nenhum com uma metodologia que conecte todas as disciplinas que o CMO precisa”, afirma Gustavo Stork, fundador da The CMOs Marketers.

A jornada de formação completa, chamada de “Road to CMO”, combina método, conteúdo, experiência e avaliações para formar a próxima geração de líderes de marketing do Brasil. Inicialmente, será lançada a primeira etapa da jornada, contemplando a formação de Head de Marketing.

“Também vamos atuar na frente de empregabilidade, expandindo nossa máquina de contratação, por meio da criação de uma tecnologia própria. Assim, buscamos facilitar o recrutamento e a seleção de profissionais de marketing através do nosso pool de talentos”, conclui o executivo. O lançamento das primeiras versões do produto dentro do conceito de “Road to CMO” será em novembro deste ano.

A criação do grupo segue uma tendência de investimento em marketing de comunidades. Segundo a comunidade, os grandes players de tecnologia já perceberam essa oportunidade e passaram a adquirir comunidades, como a Microsoft, que comprou a GitHub em 2018. Eles também citam os casos da Salesforce e a Hubspot, que adquiriram em 2021 o CMOs Club e The Hustle, respectivamente.

“Invertendo a lógica, a The CMOs Marketers pretende fazer com que a comunidade gere negócios, escalando o conhecimento dos seus mais de 170 executivos associados por meio de uma plataforma de educação, para formar uma nova geração de líderes de marketing”, anuncia a comunidade.

Gustavo Stork tem passagens pela Conpass Onboarding e Pipz Platform como CMO, e Bling ERP(Locaweb) como Head de Marketing e Growth. Construiu a área de marketing da Conpass que foi vendida recentemente para Omie. No Bling foi responsável pelo crescimento da empresa de 2020 a 2022 e participou da venda da empresa para o Grupo Locaweb por R$ 524,3 milhões. Nesta entrevista ao SC Inova, Stork dá mais detalhes sobre o novo projeto da comunidade e os desafios que o marketing digital traz para profissionais e empresas emergentes.

Gustavo Stork, fundador do The CMOs Marketers
Gustavo Stork, fundador do The CMOs Marketers: “há disponibilidade de cursos no mercado para a formação, mas nenhum com uma metodologia que conecte todas as disciplinas que o CMO precisa”

SC INOVA – Existem grupos semelhantes ao The CMOs Marketers no exterior ou mesmo no Brasil na área de marketing ou em outras áreas que tenham inspirado a criação do grupo em 2018?

GUSTAVO STORK – Quando tive a iniciativa, não tinha nenhum conhecimento sobre outros grupos que tinham esta mesma finalidade. No começo eram oito pessoas, depois essas pessoas convidaram mais profissionais para participar e a comunidade cresceu. Em dado momento, o nosso conhecimento não era suficiente, passamos a convidar especialistas para a conversa e o grupo passou a se chamar The CMOs Marketers, indo além da presença dos CMOs e executivos de marketing na comunidade. Hoje tenho conhecimento sobre comunidades no exterior, como o The Hustle ou o The CMO Club.

SC INOVA – Como os criadores do grupo enxergam o atual momento do marketing com tantas ferramentas e indicadores disponíveis? Como a plataforma de educação pretende ajudar os futuros líderes neste sentido?

GUSTAVO STORK – O marketing evoluiu muito. Deixou de ser um centro de custo das organizações para estar juntamente na mesa de decisão com o board, porque se tornou extremamente estratégico e um diferencial competitivo para os negócios. A proximidade com o consumidor real, a possibilidade de acesso às informações e a mensuração de resultados empoderam o marketing na tomada de decisões.

Hoje, uma empresa que não vê o marketing como uma área estratégica está atrasada. Costumo dizer que o marketing é a ponta da lança de uma companhia. É ele que traduz para o mercado o que a empresa faz e ao mesmo tempo, é ele que converte essa comunicação em vendas e alta performance para a organização. Esse novo momento é positivo, no entanto, existe uma sobrecarga de informações. Você passa a ter muitas opções e é fundamental que saiba para quais indicadores olhar. Isso vai depender muito do perfil da empresa: mercado onde está inserida, porte e maturidade.

Se a organização está em início de jornada, o momento exige atenção para a geração de demanda, para o volume de leads gerados e como ela vai conseguir avançar no mercado e gerar caixa. Se a empresa já está mais consolidada, o profissional deve olhar para as métricas de retenção, LTV (lifetime value), tipos de produtos, ticket médio ou saúde da base. Avançando um pouco mais na jornada, é necessário olhar para share de mercado, diversificação de canais de aquisição e apostar em branding para ter um diferencial no mercado.

O movimento que criamos, Road to CMO, tem como objetivo nortear o líder para que ele possa desenvolver habilidades e se adaptar a cada grau de maturidade das empresas. Se for uma empresa early stage, por exemplo, ele precisará desenvolver estratégias go to market, encontrar o product marketing fit, provando o valor do seu produto ao mercado.

Quando o seu produto já está provado, é hora de acelerar a venda. É preciso estruturar um time maior e conquistar mais espaço no mercado. O profissional vai precisar entender sobre canais e diversificação de portfólio de produtos. Na fase de ganhar escala, o executivo vai precisar entender como desenvolver novos líderes, criar processos para que a empresa escale, como se comunicar com a alta gestão, como manter os clientes na base e aumentar a receita desses clientes, por exemplo.

Para cada uma dessas etapas, nós temos disciplinas, métodos, professores e experiências que ajudam os executivos – que não necessariamente são CMOs, mas que tem interesse em progredir na carreira de liderança em marketing – a se capacitarem para esses desafios.

SC INOVA – Já existe uma definição de como os profissionais serão escolhidos para participar do “Road to CMO”? Os 190 integrantes do grupo também vão participar desta formação ou o programa é aberto apenas para os que ainda não fazem parte da comunidade?

GUSTAVO STORK – Hoje as pessoas aplicam diretamente no programa da plataforma. Avaliamos informações como cargo, se tem algum case em vista e motivações para fazer a capacitação. Após a seleção, eu agendo uma conversa de uma a duas horas para entender a necessidade desse profissional e faço um feedback sobre a necessidade de formação dele, independente de fazer ou não o Road to CMO.

Queremos trazer profissionais que estão alinhados com objetivo de gestão, no momento adequado de carreira/experiência e tem a capacidade de se dedicar ao programa.

Muitas vezes acabo indicando formações complementares, caso entenda que não é o momento dele iniciar a trajetória de liderança em marketing conosco. A partir dessa reunião, consigo também entender em qual módulo o aluno se encaixa ou então, se é importante que ele faça o programa completo.

O Road to CMO tem um programa bem amplo, com vários benefícios voltados para que os alunos desenvolvam a liderança em marketing. Além disso, tem toda uma metodologia desenhada por professores que pertencem à comunidade e que tem vivência prática dos desafios dos líderes de marketing. Então o aluno poderá aprender a colocar a mão na massa e a entender as rotinas que as áreas de cada fase exigem. Também não posso deixar de mencionar todo o networking que a comunidade propicia, que com certeza agrega muito na carreira desse profissional.

Os membros da comunidade também podem se capacitar no programa e hoje cerca de 95% dos professores fazem parte do The CMOs Marketers e são executivos de marketing de XP Investimentos, Neoway – B3, Wix, Pague Menos, Godaddy, Squid, The News e muitos outros.