Tecnologia ajuda redes associativas e centrais de negócios na gestão e em compras coletivas

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Tecnologia ajuda redes associativas e centrais de negócios na gestão e em compras coletivas

Área Central, scale-up de Rio do Sul, cresceu 76% em 2019 com plataforma que agrega 5,7 mil empresas de setores como Supermercados e Casa e Construção.

Área Central, scale-up de Rio do Sul, cresceu 76% em 2019 com plataforma que agrega 5,7 mil empresas de setores como Supermercados e Casa e Construção, entre outros. Foto: Divulgação

[RIO DO SUL, 05.03.2020]

Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Uma das estratégias que empresas de pequeno e médio porte de um mesmo setor utilizam para negociar melhores preços e condições com grandes fornecedores é a participação em “centrais de negócio“. Além desse modelo associativo, há também tecnologias que ajudam os participantes a centralizar a gestão destas centrais – e foi nisso que apostou a Área Central, empresa fundada em Rio do Sul (SC), em 2012, e que cresceu 76% somente em 2019. Nos últimos três anos, a média de expansão nas receitas foi de 40% ao ano.

Atualmente a solução  é utilizada em mais de 20 segmentos, entre eles o Supermercadista e de Casa e Construção, auxiliando no  gerenciamento de 180 redes, com 5,7 mil empresas e 24,6 mil usuários ativos na plataforma. O modelo também é utilizado pelas chamadas “redes associativas“, grupos que se reúnem em prol de determinado objetivo, com foco em crescimento e fortalecimento de alguma causa.

“Ao atuar em redes e centrais, os pequenos negócios são empoderados e ganham poder de negociação. Assim, a redução de custos com produtos e fornecedores é evidente e eles conseguem competir de forma mais justa com os grandes players do mercado em que atuam. A tecnologia vem para agregar à gestão dessas entidades, centralizando negociações e informações”, comenta o CEO e cofundador Jonatan Silas da Costa.  

A plataforma centraliza a gestão dessas entidades e ajuda a reduzir também os custos, já que os interessados podem negociar preços melhores com os parceiros, além de automatizar e dar agilidade às operações. O sistema, lembra o empreendedor, também gera métricas dos resultados com consultas em tempo real.

A Área Central como uma spin off da Área Local, empresa que desenvolve soluções digitais (sites, e-commerce, planejamento online), e atraiu logo em seguida aporte do fundo HFPX, com sede em Joinville, e de um investidor anjo. Em 2020, foi selecionada para o programa Scale-up Endeavor e conta hoje com 34 colaboradores – há 12 meses, o time era composto por 18 pessoas.