Para empreendedores, oportunidade é o Programa 1K, que vai selecionar mil startups para ter estande no evento e com investidores – inscrições encerram no dia 10 de junho. / Foto: Divulgação StartupSummit 2023
[FLORIANÓPOLIS, 02.06.2023]
Redação SC Inova, com informações do Startup Summit 2023
O final de agosto promete ser agitado para o ambiente de negócios em Florianópolis. A cidade receberá a sexta e maior edição do Startup Summit, principal evento de empreendedorismo inovador do Sebrae e realizado em conjunto com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centrosul. A expectativa é alta: espera-se 10 mil participantes circulando no Centrosul ao longo de três dias, uma expansão significativa em comparação à edição de 2022, que recebeu cerca de 6 mil pessoas.
Para uma centena de investidores e gestores de fundos de venture capital, é a principal data no segundo semestre no Sul do país para uma conexão direta com centenas de empreendedores que estão em busca de capital. Mas o que o mercado de capitais espera das startups presentes no evento?
“Estamos vendo muito do mesmo, o que pode ser um reflexo do momento atual. Queremos ver inovação”, diz Marina Leite, head de Desenvolvimento de Negócios e Relações com Investidores na Invisto, um dos mais ativos fundos de VC do Sul do país. A prioridade, ressalta Marina, são startups com foco no mercado corporativo (B2B), especialmente naquelas que desenvolvem softwares como serviço (SAAS) e que tenham dois ou mais fundadores – e preferencialmente com atuação nas áreas de cibersegurança, logística e energia, embora ideias em outros ramos tecnológicos também sejam bem-vindas.
Outra gestora que tem atuado consistentemente no ecossistema catarinense, a Bossanova Investimentos, aposta na força do mercado tecnológico do Sul do Brasil. Em Santa Catarina, a Bossa já investiu em em 54 startups com sede no estado. Destas, tiveram três exits: a Cheap2Ship (com saída após rodada de investimento feita pelo fundo Comexport, maior trading do Brasil), Smarket (vendida em 2020 para a Raia Drogasil) e a Conpass (adquirida em 2022 pela Omie).
“A perspectiva de crescimento é positiva, visto que enxergamos o mercado de Venture Capital regional aquecido, surgindo novos entrantes que possibilitem o fomento de co-investimentos em conjunto com a Bossanova”, explica o diretor financeiro Antônio Patrus. A gestora já tem parcerias em SC, especialmente na região de Joinville, onde atua em parceria com o fundo de anjos Join.VC e com o programa de inovação para healthtechs do Hospital Dona Helena, o InovaDona.
1K: PROGRAMA QUER CONECTAR 1 MIL STARTUPS A INVESTIDORES
Neste ano, startups interessadas em expor seurs produtos e serviços na feira podem participar do Programa 1k+, que selecionará mil empresas e dará direito a um estande em um dos três dias do evento, com acesso a mais de uma centena de fundos de investimento nacionais e internacionais – além de poder acompanhar a programação completa, com 200 palestrantes em 21 trilhas de conteúdo. As inscrições para o programa vão até 10 de junho, por meio da plataforma Sebrae Startups.
Os principais hubs de inovação do país estarão de olho no que as startups vão apresentar: “são esses encontros ao acaso, em um evento como esse, que permite que os empreendedores sejam vistos por diferentes perfis de corporações e investidores, fomentando as oportunidades de geração de negócios”, comenta Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
“O Startup Summit tornou-se uma peça fundamental no calendário para empresas que estão em fase de validação, operação ou tração. Além disso, trata de temas e tendências nacionais e internacionais que são pertinentes para empreendedores que querem investir em tecnologia e inovação”, conclui Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina.
O SC Inova é, mais uma vez, parceiro de mídia do Startup Summit e estará presente para uma cobertura especial sobre os principais temas e novidades que serão apresentadas no evento.
SIGA NOSSAS REDES