Smart Tour, que monitora mais de 500 atrações turísticas em SC, passou também a identificar aglomeração de pessoas e visitantes com faixa etária de grupo de risco.
[FLORIANÓPOLIS, 01.04.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
As medidas de isolamento social em função da pandemia da Covid-19 praticamente congelaram as atividades turísticas mundo afora nas últimas semanas. O novo cenário, ainda que não dure para sempre, provocou pânico de ponta a ponta no trade turístico e está obrigando as empresas a repensar a forma que elas podem oferecer serviços.
A Smart Tour, startup nascida em Florianópolis (SC) e que monitora atualmente mais de 500 atrativos turísticos em Santa Catarina, teve que buscar uma alternativa em tempos de quarentena e adaptou seu sistema, que passou também a identificar aglomeração de pessoas e visitantes em com faixa etária de grupo de risco.
Sempre que houver mais de cinco pessoas simultaneamente no local ou com idade acima de 60 anos, os usuários receberão em seus smartphones informações sobre prevenção do contágio do coronavírus, além de uma recomendação de respeitarem o isolamento social.
A ideia de viabilizar essa nova função na plataforma veio após uma análise de como está se comportando o turismo na Europa. A startup atualmente está sediada em Aveiro, Portugal, onde a tendência é que o fluxo de turistas retorne antes que no Brasil.
“Estamos adaptando a Smart Tour para a volta, ainda que gradual, do turismo em Portugal. Os destinos precisam de soluções para esse retorno, e nós apenas adaptamos para esta fase que estamos vivendo no Brasil, onde toda informação é bem-vinda”, explica Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.
A plataforma funciona por meio da instalação de beacons (pequenos dispositivos de localização) em atrativos turísticos, que fornecem dados aos visitantes, como conteúdos informativos multi-idiomas, por meio de bluetooth e também colhem dados sobre localização, perfil e comportamento do usuário aos gestores das regiões turísticas.
“Às vezes as pessoas nem se dão conta que estão aglomeradas, porque sempre estivemos próximos uns dos outros, então apenas lembramos que neste momento o ideal é ficar em casa, evitando a propagação do vírus”, reforça a empreendedora.
“Os destinos precisam de soluções para um retorno gradual do turismo”, diz a CEO Jucelha Carvalho.
Vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Tecnologia no Turismo, a empresa passou por programas de desenvolvimento e capacitação, como a pré-incubadora Cocreation Lab, o Sinapse da Inovação, InovAtiva Brasil e o StartupSC, do Sebrae/SC. Atualmente participa da IEMA – Incubadora de Empresas do município de Aveiro e do NEST- Centro de Inovação em Turismo, de Portugal e é finalista do Challenge 5G do Aveiro Tech City.
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