Evento reúne comunidades técnicas, startups e empresas de tecnologia em um momento de expansão do ecossistema do Sul catarinense. / Foto: Divulgação
![]()
[26.11.2025]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O Sul de Santa Catarina vive um novo capítulo no seu ecossistema de inovação com a realização do South Tech Summit 2025. No dia 10 de dezembro, Criciúma recebe empreendedores, desenvolvedores, gestores e profissionais de tecnologia para um encontro que integra duas dimensões do setor: o avanço técnico e o amadurecimento dos negócios digitais. O evento acontece das 9h às 22h, no Centro Empresarial de Criciúma (ACIC), com inscrições disponíveis no site southtechsummit.com.br.
Promovido pela Associação Sul Catarinense de Tecnologia (Cetus) — polo da Acate — em parceria com o Criciúma Devs, Criciúma Ops e a comunidade local de startups e inovação, o South Tech Summit busca aproximar quem desenvolve tecnologia de quem lidera, escala e toma decisões estratégicas em empresas digitais.
A programação traz dois palcos simultâneos. No Palco Business, uma das palestras confirmadas é “Proteja o que move o seu negócio: riscos e controles na era digital”, com Paulo Silva, fundador da Tracker Segurança. No Palco Tech, a inteligência artificial se destaca com a apresentação “O papel da IA na Indústria do Futuro”, de Rodrigo Dalla Vecchia, CEO da EvcomX.
Para os organizadores, o evento chega em um momento decisivo para o Sul do estado. “Queremos conectar todos os profissionais da área de tecnologia e estimular a visão empreendedora. No palco de tecnologia mostramos quem faz; no palco de negócios apresentamos como evoluir e escalar. É entre esses dois universos que surgem as oportunidades que vão impulsionar o ecossistema regional no longo prazo”, afirma Jhony Pereira, presidente da Associação Sul Catarinense de Tecnologia – Cetus, polo da Acate.
O QUE AVANÇOU EM CRICIÚMA NOS ÚLTIMOS ANOS
A realização do South Tech Summit ocorre em um cenário de transformação acelerada no ecossistema local. Nos últimos anos, como o SC Inova vem recorrentemente noticiando, a cidade inaugurou o Centro de Inovação, fortalecendo programas de incubação, laboratórios e a presença de startups; iniciou o movimento para criação de um polo unificado de empresas de tecnologia, conectando iniciativas que antes atuavam de forma isolada; e viu surgir o primeiro grupo local de investidores-anjo, aproximando empresários tradicionais de startups e novos negócios.
Esses movimentos, somados ao engajamento das comunidades da região, criam um ambiente para eventos que aproximem tecnologia, negócios, formação de talentos e redes de colaboração.






SIGA NOSSAS REDES