Renove propôs plataforma virtual para conectar empresas que queiram vender matéria-prima inutilizada com potenciais compradores. / Foto: Divulgação SW Criciúma Indsutry
A jornada de 54 horas para transformar uma ideia em projeto de negócio do Startup Weekend Criciúma Industry, que contou com cerca de 100 pessoas, escolheu como melhor projeto o time Renove, responsável por estruturar uma plataforma de gestão de matéria-prima para a indústria têxtil. Os campeões eleitos por um jurado técnico superaram as outra 11 equipes da edição realizada na SATC, que encerrou na noite deste domingo (09.06).
Em segundo lugar, ficou o projeto da Low Cracker, uma solução que automatiza parte do controle de qualidade nas indústrias cerâmicas; em terceiro, o Gestão Granja, aplicativo de coleta e processamento de dados para monitoramento de aviários.
“É uma necessidade recorrente dessas empresas uma melhor gestão de matérias-primas não utilizadas, principalmente tecidos, e a nossa plataforma se propõe a conectar essas indústrias com outras interessadas em adquirir esses itens parados ou até para serem descartados. O resultado veio depois de uma experiência incrível, com muita pesquisa, indo atrás de informações e validações”, enalteceu Marcelo Michels, um dos integrantes da Renove.
A comissão do Startup Weekend Criciúma Industry tomou para si a missão de promover a missão pioneira de organizar o evento com a vertical da indústria, ou seja, todas as ideias desenvolvidas durante o fim de semana tinham como obrigação resolver problemas ou gerar inovação em para esse setor. “Tivemos parcerias com várias comunidades locais ligadas ao ecossistema da inovação e a participação de indústrias com o propósito de estimular esse processo na nossa economia”, comenta Jefferson Machado, membro do comitê responsável pela realização do evento.
EM OUTUBRO, MAIS UMA EDIÇÃO DO SW CRICIÚMA
Estabelecido no calendário de Criciúma, o Startup Weekend volta à cena neste ano, de 4 a 6 de outubro. Diferente da edição promovida na SATC nesse fim de semana, os participantes poderão levar ideias destinadas a qualquer setor, não somente indústria. “Com apoio de uma metodologia, a galera tem o objetivo de formar projetos de negócios que resolvam problemas reais, reproduzíveis em larga escala e rentáveis”, explica o designer e consultor Igor Drudi, um dos 11 profissionais experientes que atuaram como mentores dos grupos.
CONFIRA OS VENCEDORES DO SW CRICIÚMA INDUSTRY
1º lugar – Renove (software de gestão de matéria-prima para a indústria têxtil)
2º lugar – Low Cracker (produto que automatiza parte do controle de qualidade nas indústrias cerâmicas)
3º lugar – Gestão Granja (aplicativo de coleta e processamento de dados para monitoramento de aviários)
Menção Honrosa – Dramaq (ferramenta de automatização e otimização das manutenções em máquinas industriais)
SIGA NOSSAS REDES