Tendências de futuro no mercado imobiliário que já são realidade

Voce está em :Home-Uncategorized-Tendências de futuro no mercado imobiliário que já são realidade

Tendências de futuro no mercado imobiliário que já são realidade

Disrupção nos modelos de negócio trazem facilidades aos locatários e oportunidades de renda aos proprietários. Confira algumas novidades que chegam ao mercado.

 

Há até pouco tempo, o setor imobiliário permanecia quase estático às ondas de inovação que mudavam grandes mercados e a oferta de serviços. Enquanto as opções para compras, deslocamentos, lazer e até mesmo possibilidades de trabalho se multiplicam por meio de aplicativos online, no mercado imobiliário a experiência digital parecia uma realidade distante.

Mas o avanço das PropTechs, startups com soluções voltadas ao setor imobiliário, e o desenvolvimento de projetos de inovação por parte de algumas empresas mais maduras do mercado, tem trazido um horizonte de facilidades para quem procura um imóvel para alugar e de novas oportunidades de renda aos proprietários.

O primeiro passo para melhorar a experiência do consumidor está na digitalização e desburocratização de serviços como busca por imóveis, aluguel sem fiador e assinatura digital de contratos. Mas isso é só o começo. O uso de dados – socioeconômicos, geográficos e de mobilidade urbana – para buscar o imóvel ideal e a flexibilidade na oferta de serviços (como o aluguel fracionado por um curto período de tempo e a antecipação de recebíveis ao dono, por exemplo) mostram que novos modelos e tecnologias já estão mudando a realidade no mercado imobiliário nacional.

Confira o que destacam alguns especialistas e profissionais do setor:

TENDÊNCIAS PARA O PROPRIETÁRIO:


NOVAS OPORTUNIDADES PARA RENTABILIZAR O IMÓVEL

A conexão com startups que atuam em diferentes áreas – de finanças até rede de profissionais especializados em reforma – permitiu à Brognoli Imóveis criar soluções mais flexíveis aos proprietários de imóveis, com objetivo de aumentar a rentabilidade e antecipar receitas.

Uma das novidades que a empresa, que atua há 63 anos no mercado imobiliário da Grande Florianópolis, lançou é a possibilidade de antecipar até seis meses do valor a ser recebido pelo aluguel. “Entendemos que há alguns imóveis que tem alto potencial e isso nos permite uma condição especial, que vai de um a até seis meses de antecipação, um fôlego importante para o proprietário”, explica Eduardo Barbosa, CEO da Brognoli Imóveis.

FINANCIAMENTO DA REFORMA ANTES DA LOCAÇÃO

Rede de fornecedores e startups que gerenciam processos de reforma permitem flexibilização na oferta do serviço a proprietários que querem alugar seus imóveis

A mesma flexibilidade pode ser adaptada no caso de necessidade de reforma nos imóveis. Na maioria dos casos, lembra Barbosa, o proprietário precisa bancar toda a obra antes de colocar o imóvel à disposição da imobiliária – ou então entrega em condições irregulares, que impactam no potencial de receita mensal. “O que estamos propondo hoje é, por meio de uma rede de especialistas e startups que reunimos, oferecer ao proprietário uma reforma completa no imóvel com custo sendo abatido a partir da locação, em taxas mensais. Isso agrega valor ao bem e, ao longo do tempo, não só quita como rentabiliza a reforma”.

ALUGUEL FRACIONADO
Outra inovação em serviços é a que permite a locação por um curto período de tempo, nos moldes do que o AirBnB fornece, mas contando com o suporte da imobiliária nos serviços. “É o modelo ideal para quem quer deixar gerar renda  por períodos curtos, uma temporada ou poucos meses, para uma viagem ou outra necessidade”, detalha o CEO.

PLATAFORMA DIGITALIZADA
O uso de plataformas digitais especializadas no mercado imobiliário irá reduzir o custo de aquisição de clientes para os proprietários. Uma iniciativa pioneira em Santa Catarina hoje permite a disponibilização de imóveis em ambiente online com uma série de facilidades que reduzem a burocracia – aluguel sem fiador, agendamento digital de visitas e assinatura de contrato sem ida ao cartório – e outras tecnologias que acompanham a jornada do cliente.

TENDÊNCIAS PARA O LOCATÁRIO

GESTÃO DE VIDA E NECESSIDADES DA FAMÍLIA
Quantas coisas acontecem com uma pessoa ao longo do tempo em que ela está no mesmo imóvel? A família pode aumentar, a rotina muda e pode ser necessário ter um espaço para home office ou mesmo buscar outro bairro para viver… “acompanhar a jornada de vida das pessoas ao longo do tempo é algo praticamente inexplorado mas que pode trazer muitas facilidades e oportunidades para novos serviços”, conta David Benalcazar Chang, responsável pelo relacionamento com startups no núcleo de Novos Negócios da Brognoli Imóveis.

A empresa tem se dedicado, nos últimos anos, a estudar tendências e cenários, se aproximar de startups e desenvolver iniciativas de inovação inéditas no mercado imobiliário. “Por meio da identificação de dados de consumo e da interatividade do usuário em plataformas digitais de serviço, a imobiliária pode oferecer opções diversas de produtos e soluções para facilitar a rotina do locatário”, diz David.  


EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS PARA ESCOLHA DO IMÓVEL E REFORMAS
O uso de realidade virtual começa a ganhar terreno na hora de escolher a nova moradia. Além de levar uma nova experiência e permitir uma imersão no espaço mesmo para consumidores que estão à distância, as plataformas de imagem digital “também podem ser utilizadas para simular decoração de espaços ou até mesmo registrar, com exatidão, a necessidade de reparos no imóvel, identificando o local e detalhando o problema antes mesmo da vistoria chegar ao local”, explica Pedro Catini, Analista de Expansão da Brognoli. A empresa já está estudando soluções com este propósito.

Conteúdo produzido para