SC Inova e Câmara de Smart Cities da FIESC apresentam, diretamente de Barcelona, a cobertura completa do maior evento mundial sobre o tema de cidades inteligentes: Smart City Expo World Congress. / Fotos: Jean Vogel
[14.11.2022]
Por Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC e colunista de Cidades Inteligentes do SC Inova, direto de Barcelona (ESP)
Em missão a Barcelona representando a Câmara de Smart Cities da FIESC, nosso colunista de Cidades Inteligentes, Jean Vogel – , fará uma cobertura diária in loco, daquele que é o maior evento mundial do tema: Smart City Expo World Congress – https://www.smartcityexpo.com/
Enquanto Barcelona é uma das referências mundiais no tema, por aqui, nossas cidades estão ainda engatinhando no tema, que além de proporcionar melhores condições de trabalho, lazer e educação às pessoas, é uma enorme oportunidade para que a indústria e empresas de tecnologia desenvolvam novos produtos e serviços.
Devemos olhar para as cidades como plataformas para desenvolvimento das pessoas (talentos) e dos negócios (indústrias). E a partir deste olhar, empreender políticas e investimentos que tornem a cidade em um território propício para desenvolver, atrair e reter os talentos, imprescindíveis para o desenvolvimento da indústria.
Santa Catarina têm toda condição de liderar o tema. Temos uma indústria competitiva, espírito empreendedor e um setor de tecnologia e inovação que é referência nacional. Falta apenas que o tema se torne uma missão de estado, unindo não apenas gestores públicos, mas toda a sociedade. E a hora para fazer isso é agora.
SMART CITY WEEK DIA #01 – 14.Novembro.2022
Barcelona é um exemplo de cidade inteligente. E hoje quero falar sob a perspectiva do planejamento urbano.
Basta caminhar pelas principais ruas para sentir isso. Você talvez não perceba e não pense sob o ponto de vista dos conceitos, mas veja as fotos e analise.
A cidade tem cerca de 100km de extensão e cerca de 50% do total são de espaços públicos. Tudo isso faz com que a cidade tenha uma dependência muito menor, nos prédios e estruturas privativas, de oferecer esses equipamentos, já que a área de convivência pública é muito boa e oferece segurança. Isso faz com que as pessoas vivam a cidade e se apaixonem por ela. A identidade de marca da cidade também se beneficia disso.
Na foto acima, temos uma rua larga, que identifica e separa os espaços para todos os modais: ônibus, automóveis, motos, bicicletas, pedestres. Todos tem, e respeitam, seu espaço. Passeios largos oferecem uma sensação de segurança que estimula a caminhada – e assim o comércio e a segurança, pois onde há grandes fluxos de pessoas, a tendência é ter menos ocorrências policiais = menor custo de gestão pública.
Ladeados, estes passeios estão por árvores e bancos, que oferecem um agradável espaço para leitura, convivência e contemplação, chamando as pessoas à rua. Complementando, você tem diversos cafés e bares que fazem parte da tradição da cidade, onde você pode tomar um café, fazer um lanche e descansar. Mais que isso, tudo estimula a convivência, que gera relações de amizade, confiança e colaboração. Ambiente propício para o comércio.
Mais, você tem prédios com alturas máximas reduzidas, que permitem uma ampla incidência de luz natural, que oferecem um cenário “instagramável”, que torna tudo mais belo e estimulantes aos sentidos, sem os terríveis postes e fiações de energia – que estão enterrados, como devem ser, a cidade tem aí também uma fonte de renda, em contrapartida aos postes, que ao invés de gerar receita à cidade, o fazem para a concessionária de energia.
Barcelona é uma cidade para as pessoas, que estimula a criatividade, a convivência e a conexão. Barcelona é uma Smart City.
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