LinkLab, programa da ACATE que completou cinco anos de atuação, ganha corporates como TCE/SC e Governo do Estado – desde 2017, já foram realizados mais de 104 projetos de inovação com dezenas de empresas de médio e grande porte.
[FLORIANÓPOLIS, 16.08.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Há cinco anos, o ecossistema tech de Santa Catarina ganhava um novo modelo de inovação que tinha como propósito conectar grandes e médias empresas do mercado que tinham desafios de mercado a startups com o potencial de resolver estas dores. O LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) ajudou desde 2017 dezenas de corporates a encontrar novas empresas e desenvolver seus próprios laboratórios de inovação.
Passados cinco anos, o modelo não apenas se consolidou – passando de 10 para 44 corporates de inúmeros setores do mercado – como expandiu, com unidades em São José e em Joinville, no Ágora Tech Park, além de um hub digital. Em 2019, o programa começou a atrair também o setor público, com a chegada do Governo do Estado de Santa Catarina, que implementou no LinkLab seu laboratório de inovação, Nidus.
Recentemente, novos órgãos da administração pública tem se conectado ao programa da ACATE, como o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que fez no da 14 de julho sua primeira reunião com a equipe do LinkLab. O TCE é também o primeiro tribunal de contas do Brasil a participar de um ecossistema para buscar soluções inovadoras para suas atividades de fiscalização e controle dos poderes.
“O ecossistema de inovação aberta é um ambiente favorável para a solução de problemas do Tribunal de Contas de Santa Catarina que envolvem tecnologia e que não temos a capacidade, o tempo e os recursos necessários para resolver internamente. Mas o trabalho do Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) também se propõe a encontrar soluções para situações que envolvem pessoas e processos”, afirma a coordenadora do Lince e auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, em publicação do TCE-SC.
Os técnicos do tribunal estão na fase de alinhamento com o programa Innoway que também terá a aplicação de pesquisa junto ao público interno com cerca de 170 atributos a partir de julho. Lançado em 2021, o Innoway é uma metodologia de inteligência digital do LinkLab que mede a maturidade das corporates em suas jornadas inovadoras. A iniciativa também consolida a jornada do programa para contornar a falta da cultura de inovação em grandes e médias empresas durante a interação destas corporações com startups na tentativa de superar os desafios do mercado.
O Poder Executivo do estado e o TCE/SC também trabalham na elaboração de um marco regulatório para a contratação de startups de tecnologia. Como ressalta Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, “a forma de contratar e desenvolver inovação é o grande desafio na área pública. Mas estudar as dores e buscar soluções é o caminho que estamos trilhando em conjunto”.
Na última edição do Open Day, tradicional encontro do LinkLab em que as empresas mantenedoras apresentam seus desafios às startups, Luana Bayerstorff, coordenadora do Nidus (laboratório de inovação do governo do estado) destacou os resultados obtidos em menos de três anos no programa.
“Temos interesse em praticamente todas as áreas, o setor público precisa de muita inovação. Já rodamos 64 desafios, estamos com outros 10 abertos e vamos lançar mais 14 neste segundo semestre do ano. Criamos um banco de startups que é também uma vitrine para outros setores do governo, como Detran, infraestrutura e agricultura”, afirmou Luana.
CONEXÃO COM STARTUPS AUXILIA GRANDES DO VAREJO
Desde 2017, já foram realizados 104 projetos de inovação e 1.037 interações, pitches, alinhamentos e projetos fechados entre startups e grandes empresas. Também são parceiros do programa, os hubs e ecossistemas Hotmilk (PUC-PR), Bradesco inovabra, Nexus Startups, Raja Valley e Softville.
Um dos cases mais impressionantes deste jornada foi o da startup Equilibrium, criada em 2019 pelos sócios Marcos Arante e Fabio Nunes dentro do LinkLab, em Florianópolis (SC), como uma plataforma que gerencia processo logístico de mercadorias conectando embarcadores e transportadores. Em pouco mais de dois anos, a empresa recebeu duas rodadas de investimento e foi adquirida no início de 2022 pelo Grupo Boticário, depois de atender grandes empresas da Capital.
Mas há uma série de outros exemplos de conexão bem sucedida entre corporates e startups. Como a Koerich, uma das maiores empresas do varejo em Santa Catarina e que encontrou no programa uma solução para melhorar seus processos de logística no setor de montagem. Por meio de um desafio, o Koerich se conectou à startup Donc!, fornecedora de tecnologia para gestão de serviços externos.
A corporação precisava melhorar sua logística, incluindo a comunicação interna com os montadores de móveis que trabalham nas entregas no pós-venda e o contato com os clientes nesta fase final do serviço. O problema era que o montador precisava ir até a loja e aguardar a impressão das ordens de serviço para então realizar seu trabalho.
Além do tempo de espera, o gasto com impressões era alto, com cerca de 30 mil páginas por mês. Com a tecnologia desenvolvida pela Donc!, a Koerich agilizou o processo por meio de um aplicativo de smartphone que distribui as ordens de serviços, rastrea as rotas, funcionamento off-line e comunicação automatizada com o cliente. Segundo a varejista, os montadores melhoraram a produtividade em cerca de três a quatro horas diárias.
“A parceria com a Donc! foi muito feliz, existiu de fato uma proximidade e interesse no desenvolvimento da solução. As etapas e entregas foram cumpridas conforme alinhado inicialmente e o objetivo principal foi alcançado com sucesso: melhorar a experiência do cliente”, avalia Maurílio Stelzner, supervisor de montagem externa do Koerich.
Para a startup, a entrega tornou a empresa uma especialista em tecnologias para equipes de grandes varejistas. “A troca de conhecimento e o sucesso do case nos deram a autoridade de mercado que fez toda a diferença no crescimento da Donc!, e permitiu com que nossa empresa entregasse ainda mais valor para nossos clientes”, afirma Thomás Pessoa, CEO da Donc!.
Outra integração de destaque foi a demanda do Fort Atacadista, rede de varejo alimentar do Grupo Pereira, com a startup Tempo Certo. A empresa conseguiu melhorias no processo de recepção de mercadorias realizado pelas 47 lojas do grupo em Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. As duas empresas se conectaram através do LinkLab. O problema da empresa era conseguir tornar digital todo o processo de gestão de recebimento das mercadorias que, antes da solução apresentada pela startup, era manual e feito em vários canais como telefone, e-mail e WhatsApp.
A Tempo Certo implantou a digitalização do processo nas lojas do Fort por meio de uma plataforma online. “É uma plataforma totalmente configurável, nossos clientes podem optar por solicitar informações importantes para o recebimento e definir processos como o agendamento da descarga e a rastreabilidade de cada entrega, desde a chegada até a saída do caminhão do seu pátio” explica Marcelo Sardagna, CEO da startup.
O empreendedor também destaca que o processo de implantação da tecnologia foi acompanhado de perto pelo LinkLab. Segundo a Tempo Certo, a aproximação com a corporação e a venda B2B direta do serviço começaram em agosto de 2020. Em dezembro de 2021, 78 lojas do grupo, entre elas as da rede Fort Atacadista, já usavam a plataforma, além de três centros de distribuição. “A equipe do programa esteve sempre muito próxima, acompanhando e fazendo reuniões mensais para saber o andamento do projeto, passando feedbacks e verificando a evolução do projeto”, relembra Sardagna.
Para Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação do Fort Atacadista, a solução transformou todos os processos da empresa. “Desde o início identificamos na Tempo Certo uma ferramenta com grande potencial para nos ajudar a transformar o modo como era agendada a recepção de carga em nossas lojas. Além disso, o CEO da startup sempre esteve ao nosso lado desde os primeiros pitchs, entendendo o nosso processo, promovendo os ajustes necessários na plataforma para atender as nossas regras e tem feito isso até hoje”, aponta Uesato.
INOVAÇÃO RESOLVE DORES NA INDÚSTRIA
Na expansão para o Ágora Tech Park em Joinville, o laboratório conectou a Schulz, indústria catarinense que produz compressores e atua na área automotiva, com a startup e-Kanban. A empresa, também de Joinville, promove soluções em software para a gestão de contabilidade. A parceria otimizou os processos internos da área financeira da corporação industrial.
A Schulz precisava inovar para ter eficiência nos processos de contabilidade, gestão que envolvia diversas áreas da empresa. Como o sistema e-Kanban, a contabilidade foi automatizada com novos fluxos, check-lists, definição de prazos e responsáveis. A solução foi usada ainda na área fiscal, ajustando as obrigações da empresa na área tributária.
O projeto desenvolvido entre as duas empresas começou no final de 2020 em eventos realizados pelo LinkLab, no Open Day e no Pitch Day. A instalação do sistema e treinamentos foram realizados no segundo semestre de 2021. Novos projetos serão desenvolvidos em 2022. Entre os novos passos da parceria estão o mapeamento e compliance de vencimentos legais de alvarás, laudos, seguros, além de novos processos e formas de visualização de indicadores para os departamentos da Schulz.
Para o supervisor contábil da Schulz, Anselmo Freitas, a solução melhorou a comunicação entre as áreas da empresa no processo contábil e a tecnologia também auxiliou nas responsabilidades dos colaboradores. “A conexão com uma empresa de grande porte representou a validação do sistema e do trabalho desenvolvido”, avalia Fernando Fix, CEO da startup. “A sincronia da Schulz e da e-Kanban com o LinkLab para desenvolver e implantar a solução foi um aspecto fundamental para o crescimento de ambas as empresas durante a jornada de inovação aberta”, completa Alexsandro Foyth, especialista em gestão de inovação da Schulz.
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