SC cria programa estadual de pesquisa e inovação para uso de veículos elétricos

Voce está em :Home-Cidades Inteligentes, Farol Tech, Sociedade-SC cria programa estadual de pesquisa e inovação para uso de veículos elétricos

SC cria programa estadual de pesquisa e inovação para uso de veículos elétricos

Fapesc vai comandar as ações para atração de investimentos ao SC+ELÉTRICA, programa de estímulo à mobilidade sustentável

Fapesc vai comandar as ações para atração de investimentos ao SC+ELÉTRICA, programa de estímulo à mobilidade sustentável que foi publicado nesta semana no Diário Oficial do estado. / Foto: Andrew Roberts (Unsplash)


[FLORIANÓPOLIS, 15.08.2022]
Lúcio Lambranho, especial para o SC Inova

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) vai desenvolver e comandar as ações do Programa Catarinense de Estímulo a Mobilidade Elétrica (Programa SC+ELÉTRICA). O projeto, que deve criar uma nova cadeia produtiva estadual para a utilização de veículos elétricos, foi aprovado a partir do decreto estadual publicado no diário oficial de Santa Catarina na última sexta (12).

Por meio do ato, a Fapesc está autorizada a atrair investimentos e oportunidades para os setor de tecnologia local inclusive no mercado global, além da abertura de editais para fomento de projetos que resultem na redução de emissão de CO2 na atmosfera com o uso de veículos elétricos.

Entre as principais diretrizes do decreto estão o estímulo ao desenvolvimento de cadeia produtiva relacionada, incluindo desde as indústrias fabricantes de peças, componentes e equipamentos e o desenvolvimento de softwares e hardwares até a formação de pessoas e competências acadêmicas e profissionais.

O ato oficial também prevê a implantação de equipamentos, veículos e “infraestrutura necessária para a pesquisa, experimentação, demonstração e o estimulo ao uso de veículos tanto pelo poder público, quando pela iniciativa privada e pela sociedade”.

O assunto também foi uma das principais ações do governo estadual durante a Conferência do Clima em novembro do ano passado. Representantes do governo e da General Motors (GM) decidiram durante o encontro que vão atuar juntos em um Grupo de Trabalho para planejar e fomentar a eletromobilidade no Estado. Durante a Conferência, o Estado se comprometeu a reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e atingir a neutralidade até 2050.