Healthtechs contra a Covid-19: reportagem do SC Inova é destaque no 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI

Voce está em :Home-Farol Tech, Revista SC Inova, Sociedade-Healthtechs contra a Covid-19: reportagem do SC Inova é destaque no 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI

Healthtechs contra a Covid-19: reportagem do SC Inova é destaque no 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI

Série de reportagens sobre startups de saúde que inovaram durante a pandemia ficou em segundo lugar no prêmio da fundação de tecnologia de SC

Na categoria texto, a série de matérias sobre startups de saúde que inovaram durante a pandemia ficou em segundo lugar entre as produções inscritas na disputa promovida pela fundação estadual de tecnologia. / FOTO: BiomeHub/Divulgação


[FLORIANÓPOLIS, 15.12.2022]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Medir o grau de maturidade das startups em Santa Catarina e ao mesmo tempo conhecer em detalhes as histórias de empreendedores inovadores foram os principais fatores que motivaram a pauta e a reportagem premiada do SC Inova sobre as oportunidades criadas pelas healthtechs catarinenses durante o enfrentamento da pandemia.

Nesta quinta (15), a Fundação de Amparo à Inovação Pesquisa e Tecnologia (Fapesc) reconheceu o trabalho com o segundo lugar na edição 2022 do Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI, em anúncio nas redes sociais – na categoria texto, foram premiadas também matérias dos portais NSC e ND online.

O ponto de partida foi o levantamento executado pelo Farol Tech, espaço que monitora no SC Inova, desde março de 2021, o atos oficiais dos poderes que impactam no desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia no Estado.

Publicada em abril de 2021, a reportagem revelou quanto e para quais empresas locais o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) tinha liberado recursos para projetos na área de saúde focados em soluções contra a crise sanitária global.

O Farol Tech identificou na planilha publicada pela Finep as empresas catarinenses contempladas com subvenções econômicas. Foram ao todo 16 projetos de 12 empresas sediadas em Santa Catarina e o valor total pago foi de R$ 18.733.458,89.

Com os nomes das empresas e seus projetos mapeados, um ano depois fomos conferir as trajetórias de parte destas empresas que tiveram seu “batismo de fogo” por conta das dificuldades impostas pela fase mais aguda da pandemia, como o fechamento dos laboratórios de pesquisas dos principais centros de referência científica, espaços que poderiam validar seus produtos e serviços.

“Contamos essas histórias de superação e ao mesmo tempo conhecemos como empresas nascentes desde setor já vinham se preparando para este momento ao receber mais um incentivo público para inovar. Além disso, apontamos como o ecossistema de Santa Catarina ajudou estas empresas desde os primeiros passos das suas trajetórias de inovação”, explica o repórter Lúcio Lambranho, autor da série de reportagens.

Também mostramos na série os caminhos para um setor que reúne 70 empresas na vertical de Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). “Chama a atenção do setor a distância entre o alto nível tecnológico das startups catarinenses deste segmento e o volume de investimentos nestas empresas. Não vemos no ecossistema catarinense grandes aportes em healthtechs, embora seja um setor com forte representação no mercado tech local”, analisa Fabrício Umpierres, editor da série de reportagens e publisher do SC Inova.

A matéria também foi destaque na primeira edição da Revista SC Inova, lançada em agosto deste ano durante Startup Summit 2022, em Florianópolis.

LEIA A SÉRIE AQUI: