Principal evento de inovação da região, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, será lançado oficialmente nesta terça (27.06), com uma agenda de meetups na ExpoGestão. / Foto: Max Schwoelke (Divulgação)
[JOINVILLE, 26.06.2023]
Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
O principal evento de inovação de Joinville chega à 10a. edição, em 2023, turbinado. A ExpoInovação, realizada em parceria entre a Softville e o Sebrae/SC, será oficialmente apresentada nesta terça (27), durante a ExpoGestão (tradicional evento de negócios da cidade) com uma proposta diferente das edições anteriores.
Mais do que uma programação de palestras, a ideia é que a ExpoInovação – marcada para os dias 7 e 8 de novembro – seja praticamente um espaço para inspiração e desenvolvimento de novos negócios. Em vez do modelo tradicional de palestras, a 10a. edição do encontro terá uma feira de negócios e cinco palcos simultâneos com programação verticalizada: marketing e vendas, gestão e pessoas, operação e sucesso do cliente, produto e tecnologia. Segundo a Softville, a intenção é levar a ExpoInovação a um outro patamar, em função do crescimento do ecossistema de inovação local.
O lançamento, nesta terça, será uma amostra desse novo conceito: na abertura, à tarde, acontece um meetup de inovação aberta, com um “jogo” entre startups, corporates e participantes do ecossistema (“conectores”), seguido por outros encontros reunindo gestores de RH – tratando de assuntos como cultura, engajamento de times e diversidade – e um meetup de vendas, a utilização de inteligência artificial aplicada à vendas e a estruturação de um time de vendas de alta performance.
Na sequência, acontece o lançamento oficial da ExpoInovação, com apresentação dos primeiros patrocinadores confirmados – ArcelorMittal, Porto Itapoá, Sicoob SMO e HUB Colmeia – e, ao final, um happy hour com dinâmica de conexão. O ExpoInovação tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Joinville, Fapesc e Comciti.
Nos últimos anos, Joinville tem se destacado no ambiente de inovação não só do Estado, mas da região Sul, por uma série de fatores. Há quatro anos, foi inaugurado o Ágora Tech Park, parque tecnológico com mais de 100 operações, além da consolidação de programas de desenvolvimento de negócios (StartupSC, a integração da Softville à rede MIDITEC), a expansão das startups locais (uma delas, a Asaas, recebeu um dos maiores investimentos do ecossistema catarinense na semana passada) e o fortalecimento de atores locais (como o Join.valle, entre outros). Como resultado, a cidade se consolidou como a terceira melhor para empreender, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras Endeavor/ENAP divulgado em 2023.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES