Projeto da Almeida Junior, que administra seis empreendimentos no estado, pretende escalar no curto prazo com produtos de lojistas do Sul e Sudeste, conta o CEO Jaimes Almeida Junior (foto).
[FLORIANÓPOLIS, 11.11.2020]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa
Enquanto a pandemia e a necessidade de isolamento social impactaram diretamente o consumo físico e a circulação em shopping centers, uma iniciativa da rede líder do segmento no estado levou a experiência de compras para o ambiente online. Nesta semana, a Almeida Junior – que administra shoppings em Blumenau, Balneário Camboriú, São José, Criciúma e Joinville – lançou um marketplace corporativo que agrega as lojas de todas as unidades numa plataforma digital.
O AJPlace estreia com mais de 50 mil produtos e já tem contratado outros 90 mil que subirão à plataforma nos segmentos de moda, beleza e saúde, tecnologia, decoração e eletrodomésticos, alimentação gourmet e pets. A iniciativa, inédita no país neste setor, começa por Santa Catarina mas pretende escalar no curto prazo para todo o Brasil, com foco em produtos de lojistas das regiões Sul e Sudeste.
Nos últimos cinco anos a companhia vem investindo em ações de transformação digital e o plano de colocar no ar o marketplace foi acelerado em 2020. Recentemente, o grupo foi um dos impulsionadores da Vertical Varejo, da Acate, que reúne startups que atendem direta ou indiretamente este mercado.
A Almeida Junior tem 71% de market share no estado e correu contra o relógio neste ano para viabilizar o marketplace a tempo das datas mais quentes do varejo online, o Black Friday e o Natal. Pesquisa da Clearsale coloca o Brasil como um dos melhores mercados para o e-commerce em 2020, com perspectiva de faturamento de US$ 16,7 bilhões – um crescimento de 22% frente ao ano passado.
O marketplace é também uma nova unidade de negócio, a AJ Comércio Digital, que tem tem 60 colaboradores diretos e é liderado por Flávia Altheman – além disso, conta com consultoria de German Quiroga, responsável pela transformação digital de grandes companhias brasileiras.
Com unidades distribuídas em diferentes cidades do Sul ao Norte do estado, a empresa construiu delivery hubs e drive thrus nas garagens de todos os shoppings, e pick up points nos malls. Os clientes retiram ou recebem os produtos em suas casas em embalagens personalizadas em até 24 horas para Santa Catarina – e até 3 dias para outros estados.
A AJPlace faz toda gestão do processo: catálogo e estoque, gerenciamento de pedidos, logística, contrato com adquirente com parcelamento em até 12 vezes aos consumidores e desconto de recebíveis aos lojistas com baixos custos, seguro anti-fraude e outros serviços essenciais completando todo o ciclo da operação on-line. “Para os lojistas, estamos oportunizando a digitalização em um ecossistema único – loja física e online”, comenta o CEO da rede de shoppings, Jaimes Almeida Junior.
LEIA TAMBÉM:
SIGA NOSSAS REDES