Realidade virtual: Congressos em Florianópolis debatem uso de tecnologias para a saúde e educação à distância

Voce está em :Home-Sociedade-Realidade virtual: Congressos em Florianópolis debatem uso de tecnologias para a saúde e educação à distância

Realidade virtual: Congressos em Florianópolis debatem uso de tecnologias para a saúde e educação à distância

Eventos internacionais mostram como realidade aumentada e virtual inovam em modelos educacionais e no tratamento a doenças

Eventos internacionais mostram como realidade aumentada e virtual inovam em modelos educacionais e no tratamento a doenças

Tecnologias como realidade virtual e aumentada avançam como instrumento de inovação para tratamento de doenças degenerativas e lesões e também para ensino à distância. É o que dois eventos internacionais que acontecem nesta e na próxima semana em Florianópolis vão mostrar.

Em um deles, o Congresso Internacional de Educação a Distância (24º CIAED), que começou na quarta (03) e encerra no domingo (07.10) no CentroSul, o DOT digital group, de Florianópolis, vai apresentar simuladores e sistemas interativos que permitem a aprendizagem por meio da realidade virtual e aumentada.

A empresa, que desenvolve tecnologias para marketing e EaD, mostra duas novas plataformas de educação corporativa e à distância que estão sendo lançadas no evento: o StudiOn, plataforma de aprendizagem modular que tem foco na experiência de aprendizagem; e o Pronto Mobile, que segue a tendência do microlearning – uma abordagem utilizada na educação corporativa que utiliza cursos mais focados e lições que demandam menos tempo de aprendizado.

NOVIDADES CIENTÍFICAS: RV PARA TRATAR DOENÇA DE PARKINSON

A partir de quarta-feira (10.10), o mesmo Centrosul recebe a quinta edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (V COBRAFIN), que tem entre os destaques a apresentação de tecnologias como realidade virtual (RV) e games no tratamento de pacientes com Doença de Parkinson e pós-AVC, por exemplo. Esta é uma das áreas de pesquisa na fisioterapia que mais se desenvolveram ao longo da última década, destaca a doutora Camila Torriani-Pasin, presidente científica do Congresso.

Ela faz parte de um projeto pioneiro no Brasil que envolve pesquisadores dos departamentos de Fisioterapia, Educação Física e Engenharias da Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver em conjunto, games específicos utilizando realidade virtual para ajudar pacientes a recuperar movimentos e melhorar a condição física.

“Hoje em dia há muitos tipos de tecnologia para oferecer, desde realidade virtual não imersiva (sem uso de óculos especiais) que funcionam especialmente para idosos e pacientes pós-AVC que precisam desenvolver equilíbrio, velocidade da caminhada e funcionalidade dos membros superiores”, explica a doutora. O evento espera reunir mais de mil profissionais de saúde na capital catarinense e terá também simpósio internacional, cursos pré-evento e feira de negócios.

Para saber mais sobre os eventos:

Congresso Internacional de Educação a Distância (24º CIAED)
De 03 a 07 de outubro – Centrosul, Florianópolis/SC

Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (V COBRAFIN)
De 10 a 13 de Outubro – Centrosul, Florianópolis/SC